NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

24 agosto 2011

Moraes pede ajuda de Ministro da Agricultura para fumicultores

O Deputado Sérgio Moraes, esteve nesta terça-feira dia 23.08.11 em audiência com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, quando debateram soluções para a fumicultura brasileira. O Deputado Sérgio, que é um dos maiores defensores do setor fumageiro no Congresso Nacional levou ao Ministro Mendes, a preocupação de duzentas mil famílias de pequenos produtores Brasil afora, que a cada dia que passa, percebe que o cerco vem apertando, seja por medidas da ANVISA ou dos movimentos anti-tabagismo e que num futuro próximo se não houver uma mobilização dos governos federal e estadual uma das maiores riquezas do Rio Grande do Sul e disparado a maior riqueza da nossa região poderá sofrer crises financeiras através da perda de emprego e de espaço na exportação, na indústria, no comércio e em tantos outros setores.
O Deputado Sérgio tratou longamente com o Ministro Mendes sobre o projeto de sua autoria, que distribui renda para os produtores que iniciarem a diversificação além de distribuir recursos financeiros para safristas e demais trabalhadores do setor fumageiro. O Deputado também se posicionou na defesa do Ministro, quando algumas críticas da grande mídia, criticaram Mendes, por ser defensor dos plantadores de tabaco.  Sérgio pediu para que Mendes não se intimidasse com isto, pois não é a grande mídia nacional que deve ter influência em nosso Estado, e tampouco nas regiões produtoras de tabaco, é um produto livre e que a maior parte se usa para exportação. O Ministro Mendes se comprometeu em continuar na defesa do setor e solicitou ao Deputado Sérgio Moraes que participasse de outros encontros e reuniões com técnicos do Ministério da Agricultura no sentido de aperfeiçoar um projeto modelo que possa contemplar a todos. O Deputado Sérgio Moraes, também estendeu o convite para que o Ministro Mendes, ofereça uma data em sua agenda para que possamos fazer um grande encontro entre produtores, sindicatos, empresas do setor fumageiro, ACI, CDLs, Prefeitos, Vereadores de demais forças vivas interessadas na fumicultura. Este encontro por sugestão do Deputado Sérgio, seria em Santa Cruz do Sul, no Ginásio Poliesportivo ou em Venâncio Aires, para que todos possam ter vez e voz junto a políticos e especialmente junto ao Ministro Mendes Ribeiro.

13 comentários:

Anônimo disse...

A fumicultura, como forma de subsistência, está com os dias contados. Seria bom começar a planejar desde já o futuro dos atuais produtores, principalmente os pequenos. Há tanta coisa para se plantar! Todos sabemos que o fumo é nocivo à saúde. Às vezes me pergunto: como é que um pai fumicultor aconselha um filho alertando-o dos perigos desta praga. Outra questão: todo fumicultor é fumante? Se não é, tem alguma coisa errada. Ou fumo no dos outros é refresco?

Anônimo disse...

TEM MAIS É QUE INCENTIVAR MESMO, POIS É O ÚNICO PRODUTO COM RENTABILIDADE CERTA PARA O PRODUTOR, QUE ASSIM PODE DAR UMA BOA VIDA Á SUA FAMÍLIA!
E ESTÁ PROVADO QUE NO FUMO SE UTILIZA MENOS AGROTÓXICOS DO QUE NAS OUTRAS PRODUÇÕES
E FUMA QUEM QUER E DEIXEM AQUELES QUE PLANTAM TRABALHAREM, POIS ESTES NÃO ESTÃO VAGABUNDEANDO E SIM TRABALHANDO DIGNAMENTE!

Anônimo disse...

ao tatu das 11:02 AM:
planta quem quer;
fuma quem quer:
e, tu acha que a maior parte da renda da cidade vem de onde?

Anônimo disse...

Anonimo das 11:02 AM
Há tanta coisa para se plantar!
Será que conhece agricultura; Quem
sustenta a cidade.
Não sou agricultor mas conheço.

Anônimo disse...

presado amigo tu nao e agrigultor mas sabes o que para falar assim sobre plantar fumo eu hoje nao estou na agricultura mas meu pai plntanta fumo ha 50 anos hoje ele nao esta mais plntando fumo sabe quantos anos ele tem? 93 e ele fumou quando era mais novo o melhor antes de plantar fumo voce que nao planta fumo sera que chega la

Anônimo disse...

O Ministério da Saúde adverte: FUMAR É PREJUDICIAL À SAÚDE.
O Ministério da Agricultura adverte: FUMAR É BENÉFICO À SAÚDE!
Então esta é a Canguçu dos 14 mil minifúndios? Onde pelo menos metade deles produz câncer e outras dezenas de doenças? Bah...

Anônimo disse...

O Brasil vem alcançando resultados significativos na luta contra o tabaco. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 1989, 32% da população brasileira com mais de 15 anos de idade fumavam. Hoje esse percentual é de 19%. Nesta quarta-feira (29), no Dia Nacional de Combate ao Fumo, o país comemora essa mudança de comportamento e relembra os perigos do cigarro.
Desde 1986, a data marca a luta contra o vício que provoca cerca de 200 mil mortes por ano no Brasil. Desta vez, o dia servirá de alerta para o fato de que mesmo as pessoas que não fumam, mas que são expostas à fumaça do cigarro, correm mais risco de contrair doenças relacionadas ao tabaco. O tema deste ano é “Ambientes Livres de Tabaco”.
De acordo com o gerente de Produtos Derivados do Tabaco da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Humberto Coelho Martins, também é preciso sensibilizar os jovens para que eles não iniciem o uso de tabaco. “É preciso chamar a atenção para a situação devastadora provocada pelo fumo: 50% dos fumantes morrerão em decorrência de doenças relacionadas ao fumo”, revela Martins.

(Extraído do site da Anvisa)

Anônimo disse...

O SUS - Sistema Único de Saúde oferece tratamento para as pessoas que desejam abandonar o cigarro. Uma das iniciativas é a oferta de medicamentos, como adesivos de nicotina e goma de mascar, que ajudam a controlar a ansiedade por fumar. Para saber mais, procure uma unidade de saúde ou ligue para o Disque Saúde 0800 61 1997.

Anônimo disse...

Ao comentarista das 2:42 - Esta é a lição que tu passas para os teus filhos? Que horror! Espero que tu tenhas a sorte de viver até os 93. Mas saiba que até lá morrerão três milhões e quinhentas mil pessoas vítimas de doenças provocadas pelo tabagismo.

João disse...

O maluco se teu pai não fumasse e nem plantasse fumo iria durar 110 anos.Segundo a OMS só neste ano o tabaco deverá ser responsável por matar quase 6 milhôes de pessoas, entre elas 600 mil não fumantes expostos à fumaça. O hábito de fumar é um dos principais fatores de risco para o desnvolvimento de doenças crônicas, como o câncer e as enfermidades respiratórias.

Anônimo disse...

Quem fuma, queima e saúde o seu dinheiro. A multinacionais do fumo já estão se mudando para a Africa, deixando a terra envenenada e os agricultores, deram financiamento para poder ter uma grande oferta,com isso o preço baixou, a fumageiras pagam pouco aos agricultores e faturam muito. Não se enganem as fumageiras são parasitas, os agricultores que se danem.

Anônimo disse...

NOSTRADAMUS se manifestou às 8:40 PM.
hehehehe!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

11:38 PM como tu disse , pai do maluco, ao invés de durar 110 anos, teria morrido de fome plantando outras culturas;
TU NÃO CONHECE NADA DE AGRICULTURA, PORTANTO, NÃO TE MANIFESTA!