Mariza também revelou que foi feita uma pesquisa por um estagiário do serviço social, junto ao pronto atendimento, para saber como as pessoas estavam avaliando o atendimento da saúde. Segundo ela os dados não foram divulgados porque estão sendo analisados pelo Conselho Municipal de Saúde, funcionários e representantes da comunidade. “Muitos não sabem dos detalhes desta pesquisa, mas temos uma apuração que revela que temos problemas para resolver, mas que estão ao nosso alcance para melhorar”, disse. De 542 respostas, 12,7% responderam entre péssimo e regular em relação ao atendimento prestado pela área da saúde. A Secretária disse que irá buscar soluções para isso e que entendia que é um ponto que deve ser superado. “Vamos implantar esta pesquisa nas demais unidades de saúde”, comenta, já que a pesquisa foi feita apenas no “Postão”.
O Autor do convite para presença da secretária, vereador Arion Braga, foi o primeiro a se manifestar. Ele lembrou que a qualificação da saúde em Canguçu começou quando o atual prefeito assumiu a secretaria de saúde. “Dinheiro gasto com a saúde é barato. E Canguçu, secretária, com todos os problemas ainda temos muito a frente dos outros municípios”, falou. O vereador aproveitou para questionar o convênio entre Prefeitura e a utilização de serviços de Raio-x. Braga condena o baixo número de exames destinados de forma gratuita à comunidade. Ele também comentou que em postos do interior alguns médicos estariam tentando limitar o número de atendimentos. “Se tem 20 fichas e 25 pessoas para atender, como fica? E tem médico que chega e determina que será 15 e deu (sic)”, argumentou. A Secretária disse que a licitação é feita em função da economia para o município. Sobre as consultas no interior ela disse que é raro utilizar toda a capacidade dos postos de saúde e das unidades móveis durante os atendimentos. “Se essa estrutura no interior fosse melhor utilizada a demanda no Posto de Saúde (Postão) seria bem menor”, disse. Sobre o número de atendimentos a Secretária garantiu que “de todas as vezes que ela tem conhecimento” os médicos sempre atendem todos, citando um dia em que foram atendidas 37 pessoas na localidade de Maria Antônia – 4º distrito.
Presente na reunião, o prefeito Cássio Mota (PP) aproveitou para argumentar em defesa do trabalho realizado. Em determinado momento o vereador Arion Braga disse que o prefeito não poderia se manifestar porque não teria sido convidado para a sessão. O Prefeito não se intimidou e explicou como funciona o atendimento em casos especiais para pagamento de consultas com médicos especialistas. O prefeito anunciou a inauguração da UTI Neonatal do município e a vinda da “Casa da Gestante” que irá atender toda a região. “Pra falar de saúde tem que saber o que é responsabilidade da Secretária, da região e do estado. Essa casa tem que tirar uma moção urgente para aprovação da emenda 029”, finalizou. Ao tentar argumentar novamente, o presidente da Câmara, vereador Wendel Vilela (PTB) pediu que fosse respeitada a ordem do convite para a secretária, e que se o Prefeito tivesse a intenção de se manifestar que passasse as informações para a secretária se manifestar. Já o vereador Papança (PP), querendo terminar com a polêmica tentou contornar o fato mas ouviu do presidente que embasado no regimento interno da casa, quem iria falar seria a secretária. “Eu hoje como presidente estou cumprindo o regimento. O Prefeito sempre foi e é bem-vindo mas para manter a ordem da sessão vamos cumprir o que manda o regimento”, disse. O Vereador Ubiratan Rodrigues (PP) convidou, oficialmente, o prefeito para compor a mesa ao lado da secretária.
O vice-presidente da Câmara, vereador Gilbero Degar (PMDB), comentou a importância da saúde e do bom atendimento, lembrou do tempo em que faltavam ambulâncias no município e que hoje a situação mostrou melhora. O vereador Zilmar Rosa (PSDB) indagou sobre a metodologia da pesquisa realizada e pediu um posto de saúde na Coxilha dos Piégas – 4º distrito. “Não sei por que a Coxilha dos Piegas está discriminada”, disse, lembrando que a reivindicação é antiga. Rosa disse que isso vai de encontro ao que está sendo dito pela secretária, já que tendo o posto no interior irá diminuir a demanda do posto central.
O Vereador Gérson Nunes (PT), em seu pronunciamento, colocou em xeque a qualidade do serviço prestado pelo raio-x. Ele citou o caso de uma cliente sua, no escritório de advocacia, que em um exame realizado na Prefeitura deu negativo e no raio-x realizado no hospital de caridade deu positivo para um problema de coluna. “Como é avaliada a qualidade do dos exames de raio-x, secretária?”, perguntou. Ele também quis saber sobre o modelo de seleção para escolha dos médicos e também qual era a função de uma pessoa que fica nos corredores da secretaria. Mariza respondeu que existe uma empresa que cuida dos reparos do aparelho de raio-x. “Esse controle é feito por área técnica especializada, não é de Canguçu”, disse. Sobre a contração de médicos existe um processo seletivo e a expectativa de concurso público. Em relação ao cargo em comissão citado ele é responsável por olhar o funcionamento do posto e fazer com que “as coisas funcionem bem”.
“Saúde nós sabemos fazer! Não brincamos de fazer saúde”, disse o vereador Madrid (PP) dizendo que a saúde de Canguçu está de parabéns e não existe nenhum questionamento a ser feito. Joaquim Paulo, Papança (PP), também fez elogios ao trabalho da secretária Mariza Eslabão. “Não poderíamos esperar algo diferente”, comentou. João Durão (PDT) elogiou a idéia de realizar uma pesquisa de satisfação e perguntou como estava a questão sobre o anestesista que havia desistido de trabalhar no município e questionou se o município tem plantão de ambulâncias ou ficou tudo com a SAMU? A Secretária disse que na renovação do convênio com o hospital subiu para R$ 37.200,00 mensais para o serviço de anestesia. “No convênio só é repassado o dinheiro se tiver anestesista 24 horas”, revelou. Sobre o plantão da ambulância das cinco disponíveis nem todas tem condições de viagens distantes, mas existe o primeiro e o segundo plantão.
O Vereador Ailto de Melo (PMDB) manifestou preocupação sobre o nível da saúde no país, no estado e também no município. Fez coro com o Prefeito pedindo aprovação da emenda 029 que tramita no congresso. Para ele, ao invés de se gastar demais com a Copa do Mundo, o dinheiro devia ser investido na saúde, já que “lamentavelmente a saúde no país está em caos”. Ailto pediu que os agentes de saúde voltassem a atender no interior. “Espero que nosso prefeito e nossa secretária olhem esta questão com carinho”, falou. Eslabão esclareceu que já fez um pedido de estudo do custo do serviço.
Depois de três horas e meia de reunião, o vereador Ubiratan Rodrigues (PP) perguntou a secretária Mariza, qual a nota ela daria para o atendimento no Hospital de Caridade Local que recebe atualmente quase R$ 100,000.00 da Prefeitura? Para o vereador é necessário colocar alguém da administração junto ao hospital para fiscalizar o uso desta verba. A Secretária disse que foi feita uma avaliação positiva da parceria entre hospital e prefeitura, por isso a renovação da verba enviada com acréscimo de valor.
A questão da acessibilidade foi lembrada pelo vereador Wendel Vilela (PTB). Ele questionou se existe estudo para colocar um elevador no Pronto Atendimento para pessoas com deficiência acessarem a secretaria de saúde e também a secretaria de Educação. Segundo a secretária, é um investimento que está previsto.
24 comentários:
Só sei que cada vez mais penso no meu voto em 2012,pois os companheiros do próprio partido batendo boca uns com os outros imagina gente esse pessoal continuar no poder bhá.
PARABENS AO PRESIDENTE WENDEL VILELA, QUE MANDOU O PREFEITO CALAR A BOCA E COLOCAR-SE NO SEU LUGAR. ESTA NA HORA DE HAVER RESPEITO ENTRE OS PODERES E INDEPENDÊNCIA. A SECRETARIA LEVOU TODA TROPA DE CHOQUE TENTANDO INTIMIDAR OS VEREADORES MAS SE DEU MAL. PARABENS VEREADORES TIVERAM POSTURA DE ACORDO COM CARGO. CADA MACACO NO SEU GALHO.
Muito bom a Secretária de Saúde prestar informações aos vereadores a comunidade em geral, pena que estes últimos nem ficaram sabendo que aconteceria esta audiência e quem estava presente era praticamente só os funcionários da secretaria que deveriam estar senão trabalhando, pelo menos cumprindo hora em seu setor, é por isso que as pessoas que vão aos postos esperam um tempão para serem atendidos, porque o pessoal que deveria estar ajudando no atendimento está acompanhando a secretária e aplaudindo, isto precisa mudar funcionário público é pago com o dinheiro do povo e não daqueles que estão em cargos de chefia.
Bom dia,,,ontem presenciei a reunião na Camara Municipal, para minha indignação houvi dizer bem a saúde em Canguçu, claro que não podemos incluir todos os funcionários da saúde, uns estão de parabens pela boa atuação, mas outros por favor D. Secretária tem funcionários que vão qdo quer,,,sai a hora quer, sem controle algum,,,,cade o traballho do pessoal da Denngue...ah esqueci eles estão la so para enfeites,isso qdo estão né...cheguei la esses dias monte funcionários tanto risada e falando bobagem, enquando uma limpava e me deu a informação que eu precisava ( pelo menos uma demosntrou boa educação olhou p mim é deu bom dia posso ajudar em alguma coisa, )...porque eles risando estavam e continuam. Coloca esse esses funcionários desoupacdos trab. Dou os parabens a essa funcionária....obrigado pla ajuda e carinho. Angela e Carlos Oliveira
SABE QUAL É O PROBLEMA O CASSIO E A MARIZA NÃO AGUENTÃO OUVIR CRITICAS.
ELES SÓ GOSTAM DOS PUXA SACOS PARABENS ARION NÃO TE MIXA PRA ESSA GENTE.
O que vi na camara foi uma tristeza,mesmo sem ter tido a convocação o Prefeito estava la,e como tal é uma autoridade eleita democraticamente, bastava uma concordancia dos vereadores e pronto poderia fazer parte da mesa,quantas e quantas vezes eles os vereadores descumprem o tal regimento, dess vez o wendell foi muito mal,mostrou apenas falta de preparo para o cargo,mas com o tempo aprende, e quanto a o arion se viu que não ta preocupado com a saude e sim em atacar a secretaria esse não é o PP que conhecemos,e siceramente cassio me diga com quem andas que te direi quem éis.
Será que o Madrid passou bilhetinho para a Mariza por debaixo d mesa para dizer o que ela tinha que falar como fez em outra reunião?
Engraçado já ouveram participação de secretários na Cãmara, a exemplo do de finaças e senhor Cássio não estava lá. Por que será?
A Câmara não esta sabendo se portar
na presença do "REI CASSIO I E SUA
CORTE". Sua majestade não pode ser
interrompido em seus atos.
pelo geito e so uma pessoa que escreve comentario pela caligrafia voce teme mais a Deus antes de escrever
E REALMENTE COMCORDO COM O COMENTARIO DA COLEGA POIS EU TAMBEM FUI PEDIR UMA IMFORMACAO E APENAS UMA FUNCIONARIA DA SAMU ME ETENDEU COM TODA CALMA; POIS O SENHOR MADRI ATE FES QUE NAO ME FIU OQUE DEIXA PARA OS OUTROS E REALMENTE PARA TRABALHAR SAO MUITO POUCOS MAS PARA LEVAR NOSSO DINHEIRO SAO VARIOS;;;;;;
meu Deus ques comentario sem etica vao morrar em Pelotas e vao ser atendido no pronto socorro de la que voces vao ver o que que e bom Cangucu e abençoado por Jesus quem fala e quem nunca persiso de ajuda
é... o circo tá pegando fogo. se foi a vaca pro brejo.. A pelegada tá tomando o rumo das casas..
Parabens ao comentario do 5:22, REi Cassio e sua corte, definiu tudo. A partir e hoje esta instalada a monarquia em Canguçu. Absolutista Rei Cássio, curvem-se quando ele passar, senão...
Engraçado: Li a matéria e só vi falar mal da saude o vereador Arion. Os demais ou elogiaram ou apenas silenciaram diante das informações dadas pela secretaria, diga-se de passagem todas amparadas por extensa documentação mostrando sua veracidade. Vejo que os comentarios foram distrocidos para o epesódio Cassio/Arion/Wendel, verdadeira disputa de vaidades.Esta de parabens a secretaria! Deu as informações, tapou a boca dos criticos e acabou ficando fora da fofocada dos blogueiros.
A secretaria usou a antigo dito popular: Louco não se ataca, se corre no costado.
Como ela atendeu todos os pedidos e deu todas as explicações que o vereador lelé formulou, ela acabou se rebelando com o Prefeito Cassio que inadivertidamente resolveu atacar louco. Se deu mal.
Mais uma vez ficou claro o ditado popular: LOUCO NÃO SE ATACA, SE CORRE NO COSTADO!!! Parabens para a secretaria, mostrou preparo e inteligencia.
Parabens ao comentário 10:23 e10:29..com certeza CCstot
Hahahahahaha!!! Vereador Lelé!!
Esta tá muito boa.
Deu nos dedos.
Mas o que sera que a secretaria vai fazer com o funcionário que ganha insalubridade de 40% e nem na função esta? Ainda manda os outros colega fazer a função dele...isso que é operário especializado, so no nome porque na realidade não exerce nada...ah não ser correr de um lado p outro e puxar o saco de um vereador, como sera que passou no estagio probatório. ( patio)
Pobre Mariza, um peixe fora da água. O que o Cássio tinha na cabeça quando colocou ela na saúde? Vejam bem, não estou criticando a secretária, pois acho que é uma ótima vice-prefeita e entraria como uma luva na secretaria de educação (sua verdadeira área e dom). Seria ótima no lugar do enrolador do Andrio. Agora a coitada tem que aguentar os desmandos do Madrid mandando na sua pasta.
Acho q a saude não está ruim, mas sim a maneira a qual as pessoas exigem, n saia de lá sem o q precisa, faça ser ouvido, não aceite um não como resposta. a respeito do elevador é muito interessante o acesso, mas deficientes precisam muito além de acesso, precisam de receitas para os seus remedios, exames marcados e isso muitas vezes não requer q eles tenham q ir até lá mas sim seus pais os quais não são escutados e que muitas vezes não tem noção dos seus direitos, esendo assim muitas vezes saiem de lá sem serem atendidos. o elevador vai ser usado muito mais pelos funcionarios com preguiça... triste realidade!! secretaria faça uma pesquisa especifica sobre o que é acesso a deficientes, seria muito interessante.
Prefeito Cassio coloca o Madrid na frente da saúde, assim veremos os funcionásrios tyrablhar..passa no setor da dengue hoje...verão com proprios olhos um monte de funcionários fazendo nada, so nas risadas, falando bobagem que a gnte fica ate com vergonha de entrar no setor, coloca os dengosos exercer algum a coisa, tem um motorista que so corre de carro da dengue p cima e p baixo vai ate em casa em pleno horario de serviço, e ainda esta fazendo politica com carro publico...hehehheh ( Robosn)
Poxa mais os caras estão completamente fora da casinha.
O Madrid fazendo desmando. O Madrid nunca apitou nada com a Mariza na secretaria, e hoje esta aposentado a mais de 2 meses. Vejam quanto tem gente maldosa, burro e mal informado Este 4:00PM tem é que fazer companhia para o vereador Lelé.
E o 9:23 Am enxerga desmando na equipe da dengue e pede o Madrid de secretario, O setor da dengue era o local onde o Madrid coordenava. O setor das endemias, se a bagunça e funcionarios parados e por culpa do chefe. Quem era o chefe?
Quero saber dos envolvimentos de alguns chef/~çoes com algumas de menor escalão?
Uso de carro público a qualquer hora do dia e da noite pelos grandões?
Muler CC dirigindo? e eu fiz concurso pra motorista e to espernado ser chamado. Tr vira prefeito. ou a denunmcia vai ser grande
Postar um comentário