NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

06 julho 2011

Prefeitura e Hospital assinam novo convênio

A Prefeitura Municipal de Canguçu, através da Secretaria de Saúde - com recursos do Fundo Municipal da Saúde - estará repassando, mensalmente, ao Hospital de Caridade de Canguçu o valor de R$ 99.700,000 para diversos serviços como anestesia, plantão médico nas aáreas de ginecológica/obstetrícia, pediatria e pronto socorro. A Assinatura do convênio ocorreu no gabinete do prefeito e tem duração até 31 de dezembro de 2012.
A Secretária de Saúde, Mariza Eslabão (PP), comentou que foram dois meses estudando o novo convênio que aumentou o repasse que era de R$ 83.000,00. "Todo o trabalho de base desenvolvido pela secretaria não teria o fechamento  de qualidade se não terminasse com o atendimento no hospital", revelou. Ela ainda lembrou que Canguçu é um dos dois municípios em toda a região que mantém atendimento de plantão com pediatras. Atualmente, do orçamento total da Secretaria da saúde, que gira em torno de R$ 10 milhões, mais de R$ 1 milhão é destinado ao hospital.
O Prefeito Cássio Mota (PP) lembrou de como era a convivência com o hospital antigamente, cheia de conflitos, mas que hoje existe um diálogo melhor e que construiu um bom atendimento para a comunidade, sendo exemplo para outros municípios da região. Lembrou também que o Estado e o Município não cumprem com seu papel nos repasses para a área. "Se o município não cumpre 15% de repasse para saúde, fazem uma representação contra. O Estado passa 3,9% e coloca outros órgãos juntos para somar os 12% e o governo federal não repassa e fica por isso mesmo", disse. Cássio ainda fez referência a emenda 29 que beneficiaria a saúde mas é usada apenas como moeda de troca no congresso. "O Presidente da Câmara ameaçou botar em votação e ai para não votar trocaram por liberação de emendas com a Dilma", falou.
O Vereador Madrid (PP) apresentou dados da defasagem do SUS nos últimos anos mostrando a dificuldade de manter o serviço em dia. "O SUS reajustou seus valores em 46,5% e o IGP foi 450%, o gás de cozinha 702%, não tem como comparar", comentou.
Foto: Augusto Pinz/Canguçu em Foco
Em nome do Hospital de Caridade o Dr. Paulo Puresa Nunes disse que com a ajuda da Prefeitura está sendo possível manter as contas em dia depois de alguns percalços. Destacou os trabalhos de melhoria do prédio que hoje oferece boas condições de atendimento.
Confira aqui o convênio

13 comentários:

Anônimo disse...

mas jah é repassado po Pronto Socorro uma verba destinada pelo convenio com o samu/salvar. Será que tão usando dinheiro que já esta vindo a quase dois anos pa fazer política? alias acho q no pronto socorro o hospital não usa é nada né? mesmas instalações a mais de 30 anos. dá pa esclarecer será?

Anônimo disse...

O povo de Canguçu esta de parabens! pois sabe escolher seus representes.
O hospital e a prefeitura era uma guerra. Fecha hospital, abre pronto atendimento, uma loucura. Com o Cassio e a Mariza ficou tudo pacificado, e existe harmonia entre as entidades.
A população de Canguçu agradece o auxilio dado ao hospital pela administração, pois sem esta ajuda o hospital teria falido e estaria fechado. Agora a administração da Mariza frente a secretaria de saúde e digna de louvor. Parabens Mariza!

Anônimo disse...

porque o dono do hospital nao vai nessa assinatura de convenio,nao vejo nas fotos.

Anônimo disse...

o hospital recebe quarenta mil todos os meses para dar suporte para pacientes da samu so que e piada nos fim de semana eles mandam tudo para pelotas(pacientes)fim de semana e um horror nao se pode adoecer.

Anônimo disse...

será que os outros secretarios da prefeitura não tem nada pra fazer, assinatura e da secretaria da saúde,a mariza ta la assinando e a Mara o Nilson, tudo olhando, trabalhar que e bom nada.

Anônimo disse...

Da lhe dinheiro pros médicos e a população mal atendida.

Anônimo disse...

É brincadeira a nossa oposição. Eles sempre tem uma saida. Se não fizessem o convenio a administração seria a vilã da saude no municipio. Faz o convenio eles dizem que estão dando dinheiro pros medicos.
Santa ignorancia! Temos que saber que cada um de nós e responsavel por fiscalizar mau atendimento.
Portanto, faça a tua parte e não fica criticando.
Parabens a direção do Hospital e a administração municipal, principalmente a secretaria Mariza, quem vem realizando um trabalho exemplar na saúde.

Anônimo disse...

Parabens pela iniciativa do executivo, no entanto gostaria de ver de forma simples e discriminada que todos possam entender, onde é aplicado o dinheiro, por que a verba é publica e o hospital apesar do bom trabalho não é publico, deve prestar contas e ser fiscalizado.

Anônimo disse...

parabens ao hospital e a prefeitura,e principalmente ao Madri que é quem realmente esta fazendo as mudanças na saude,o resto ta só cumprimentando com o chapéu dele.

Anônimo disse...

O Madrid fazendo mudanças na Saúde?
Tá certo que Madrid é um grande colaborador. Assim como muitos outros colaboram, pois ninguem faz nada sózinho. Mas depois que assumiu a Secretaria a Vice-prefeita Mariza houve grandes avanços, graças ao dinamismo e espirito empreendedor da Mariza. E por certo o Madrid como muitos outros colaboraram. O maior merito de um administrador e saber delegar poderes, e é isso que acontece na SMS. Uma pena que o Madrid esteja se aposentando! Mas tenho certeza que o trabalho vai continuar e a Mariza vai saber achar um substituto a altura do grande colaborador que é o Madrid.
Até por que não existe ninguem insubstituivel! Parabens a todos da SMS, muito bem chefiados pela nossa secretaria Mariza!

Anônimo disse...

Ao 5:32 PM.
Todas as informações sobre o convenio esta a disposição no Blog da SMS. SMScanguçu.blogspot.com.br
Obrigado!

Anônimo disse...

Meu amigo 5:32 PM, queres saber tudo sobre o convenio: aqui no nosso glorioso Canguçu em Foco tem o convenio na integra. Com todos os itens do contrato. Tens é que ler para depois reclamar.
Parabens Guto, informação completa.

Anônimo disse...

O papel aceita tudo, quero que seja fiscalizado a aplicação do recurso, estas informações que a comunidade precisa saber pois o dinheiro é dela, dizer que deram recursos é simples eu quero uma discriminação simples para população possa saber a aplicação, por que ficaram todo cheio de dedos?