Dia 01/07/11, a ESF 02 Vila Fonseca realizou grupo de gestantes com orientações sobre trabalho de parto, tipos de parto e a preparação da mala da maternidade.
O melhor e mais seguro parto para a mulher é o parto normal. O parto cesárea é uma cirurgia que tem chances maiores de complicações e só deve ser feito em casos extremos.
Alguns motivos devem ser considerados na decisão da via de parto mais adequada, tais como: preparo psicológico e expectativas da mulher, do companheiro, da família, saúde materna e fetal e ambiente social. Para que essa decisão seja acertada, a mulher deve fazer um bom pré-natal, pois será nesse período em que ela tirará todas as suas dúvidas sobre a gestação e o parto, conhecendo assim melhor o seu corpo e o desenvolvimento do seu bebê.
Alguns direitos das gestantes e puérperas: O parto é considerado uma urgência e o seu atendimento não pode ser recusado em nenhum hospital, maternidade ou casa de parto; a gestante tem o direito de ser escutada em suas queixas e reclamações e ter as suas dúvidas esclarecidas, de contar com a presença de acompanhante no momento do parto, como o pai da criança, parente ou pessoa amiga; Nem sempre é necessária a realização da lavagem intestinal e da raspagem de pêlos antes do parto. Converse sobre isso com quem está atendendo você; O soro com medicamentos para apressar o parto só deve ser utilizado em situações especiais. Se este for o seu caso, solicite à equipe de saúde que lhe explique as razões de uso do soro; A dor no parto costuma ser uma dor forte, mas muitas mulheres acham que é uma dor suportável e preferem não ter anestesia. Se você sentir necessidade, peça anestesia mesmo no caso de um parto normal, inclusive nos hospitais públicos ou conveniados ao SUS; depois do parto a mulher tem direito de ter a criança a seu lado em alojamento conjunto e receber orientações sobre a amamentação e suas vantagens.
3 comentários:
Oh, já há bastante bibliografia se opondo ao parto normal.
Alguns médicosdo centro do país apontam vários fatores para que uma mulher opte por parto cesáreo. É claro que o sus torce para que nós mulheres demos a luz de forma primitiva, ficando com seguelas que só aparecerão mais tarde.
seria bom colocar os fatores positivos e negativos dos dois partos e permitir que a paciente escolha.
Afinal, vivemos em democracia, né. E nós mulheres temos o dever de nos informar e depois decidir.
tái um coisa certa. para economizar as mulheres tem que esperar para dar a luz até quase não suportar de dor.credo nem gosto de lembrar.
AAssociação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado
de São Paulo (Sogesp) valoriza o parto vaginal como a melhor
opção para o binômio materno-fetal, mas reconhece, também,
que a cesárea constitui importante conquista da especialidade;
suas indicações se ampliaram nos dias atuais, atendendo às indicações obstétricas (maternas e fetais).
O grande consenso entre os profissionais que exercem
a especialidade é o de que cada caso deve ser analisado
individualmente.
Assim, a cesárea pode determinar maior risco de
infecção e maior perda de sangue, além do desconforto pósoperatório.
Outra observação refere-se ao neonato, que pode
apresentar taquipnéia transitória se a cesárea for praticada
entre 37 e 38 semanas de gestação ou antes.
Por sua vez, o parto vaginal pode lesar o assoalho
pélvico, notadamente em fetos acima de 3.200 g; outras
complicações, como incontinência urinária e rotura perineal,
tambémpodemocorrer.
Rev.Fac.Ciênc.Méd.Sorocaba, v. 11,n. 1,p. 26, 2009
Postar um comentário