SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESCLARECE O SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA - SAMU
O SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço de saúde, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde o Rio Grande do Sul, em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde. É responsável pelo componente Regulação dos Atendimentos de Urgência e Emergência, pelo Atendimento Móvel de Urgência e pelas transferências de pacientes graves.
Faz parte do sistema regionalizado e hierarquizado, capaz de atender, dentro da região de abrangência, todo enfermo, ferido ou parturiente em situação de urgência ou emergência, e transportá-los com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar do sistema.
Além disso, intermedia através da central de regulação médica das urgências, as transferências inter-hospitalares de pacientes graves, promovendo a ativação das equipes apropriadas e a transferência do paciente.
PREOCUPAÇÃO:
Preocupada com a falta de informação da comunidade referente aos serviços da SAMU, a Secretária Municipal de Saúde de Canguçu – Mariza Helena Eslabão, esteve reunida com a equipe da SAMU, objetivando desenvolver ações para melhor orientar a população dos serviços específicos de urgência e emergência que tem por finalidade, serem atendidos pela equipe.
Equipes
Todas as equipes trabalham em sistema de plantão, com cobertura por 24 horas, todos os dias da semana.
Equipe da central de regulação
Possui Médicos reguladores; Telefonistas auxiliares de regulação médica; Radioperadores.
Equipe das Unidades Móveis de Suporte Avançado (UTI)
Possui Médico; Enfermeiro; Motorista;
Cada Unidade de Suporte Avançado (UTI) tem, além de material de consumo, no mínimo: uma incubadora para transporte, um aspirador cirúrgico para ambulância, um respirador a volume, um monitor multiparâmetros, um oxímetro digital e bomba de infusão para seringas, além de todo o material para imobilização e medicamentos de cuidados intensivos,
Equipes das Unidades Móveis de Suporte Básico
Técnico de Enfermagem; Motorista.
Cada Unidade Móvel de Suporte Básico tem, além de material de consumo onde inclui-se medicações, no mínimo: rede de oxigênio, prancha longa de madeira para imobilização da coluna, colares cervicais, cilindro de O2, talas de imobilização de fraturas e ressuscitador manual adulto e infantil (ambu).
Os procedimentos realizados, estão dentro dos padrões estabelecidos pela regulação dos serviços médicos de urgência, esclarece a equipe.
REGULAÇÃO MÉDICA DE URGÊNCIA
A Central de Regulação Médica de Urgência um médico, auxiliado por um ou vários técnicos, recebe as ligações de pedidos de urgência, tria e classifica em função da urgência do caso, e responde de acordo com a necessidade do mesmo.
As respostas podem ser dadas de diversas maneiras e são adaptadas a cada necessidade:
•Orientação por telefone : Quando pode ser resolvido por telefone, tanto por uma orientação de encaminhamento como outras orientações.
•Ativação de unidades móveis: De acordo com o tipo de atendimento, traumático ou clínico, e a gravidade estimada do caso, podem ser acionadas unidades de suporte básico ou unidade de suporte avançado.
Após o acionamento das unidades pela regulação médica de urgências do SAMU, independente da decisão tomada, a central de regulação médica de urgência acompanhará o atendimento até seu término, apoiando as equipes quando necessário e preparando a recepção hospitalar adequada ao atendimento da urgência.
Objetivos
O SAMU-192 tem como objetivos:
1.Assegurar a escuta médica permanente para as urgências, através da Central de Regulação Médica das Urgências, utilizando número exclusivo e gratuito;
2.Operacionalizar o sistema regionalizado e hierarquizado de saúde, no que concerne às urgências, equilibrando a distribuição da demanda de urgência e proporcionando resposta adequada e adaptada às necessidades do cidadão, através de orientação ou pelo envio de equipes, visando atingir todos os municípios da região de abrangência;
3.Realizar a coordenação, a regulação e a supervisão médica, direta ou à distância, de todos os atendimentos pré-hospitalares;
4.Realizar o atendimento médico pré-hospitalar de urgência, tanto em casos de traumas como em situações clínicas, prestando os cuidados médicos de urgência apropriados ao estado de saúde do cidadão e, quando se fizer necessário, transportá-lo com segurança e com o acompanhamento de profissionais do sistema até o ambulatório ou hospital;
5.Promover a união dos meios médicos próprios do SAMU ao dos serviços de salvamento e resgate do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária, da Defesa Civil ou das Forças Armadas quando se fizer necessário;
6.Regular e organizar as transferências inter-hospitalares de pacientes graves internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito macrorregional e estadual, ativando equipes apropriadas para as transferências de pacientes;
7.Participar dos planos de organização de socorros em caso de desastres ou eventos com múltiplas vítimas, tipo acidente aéreo, ferroviário, inundações, terremotos, explosões, intoxicações coletivas, acidentes químicos ou de radiações ionizantes, e demais situações de catástrofes;
8.Manter, diariamente, informação atualizada dos recursos disponíveis para o atendimento às urgências;
9.Prover banco de dados e estatísticas atualizados no que diz respeito a atendimentos de urgência, a dados médicos e a dados de situações de crise e de transferência inter-hospitalar de pacientes graves, bem como de dados administrativos;
10.Realizar relatórios mensais e anuais sobre os atendimentos de urgência, transferências inter-hospitalares de pacientes graves e recursos disponíveis na rede de saúde para o atendimento às urgências;
11.Servir de fonte de pesquisa e extensão a instituições de ensino;
12.Identificar, através do banco de dados da Central de Regulação, ações que precisam ser desencadeadas dentro da própria área da saúde e de outros setores, como trânsito, planejamento urbano, educação dentre outros.
13.Estabelecer regras para o funcionamento das centrais regionais.


20 comentários:
copiou de onde? de que adianta trazer um livro?
Independente de quem é culpado ou não, o problema estaria resolvido se a central fosse em Canguçu, pois assim fica mais fácil e ágil e teríamos a quem culpar no caso de morte por atraso, ficaria tudo mais fácil.
4.39 VALEU, escreveu tudo que eu ia escrever. Será que a Secretária leu "o livro" ou foi algum assessor? ou o Madri?
EXCELENTÍSSIMA SRA. MARIZA ESLABÃO,APÓS ESSE LONGO ESCLARECIMENTO PARA NÓS,SIMPLES LEIGOS,GOSTARIA QUE RESPONDESSE UMA PERGUNTA:SE POR UMA INFELICIDADE A SRA VIER A PRECISAR DE ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA,A SRA IRÁ CONFIAR NOS SERVIÇOS,EXELENTES PROFISSIONAIS E TODO O MODERNO EQUIPAMENTO QUE A AMBULÂNCIA DA SAMU TEM?
Como eu disse quando do email da internauta que passou por mau momento e descreveu aqui:
Viria alguem a publico explicar o funcionamento.. e dai? todo mundo sabe isso, o que em qeu ocorrer é a interferencia do governo municipal cobrando uma alternativa ou aquirir uma linha telefônica para receber chamados locais, algo tem que ser feito pra mudar por aqui, não adianta esperar o governo estadual, essa rotina é nacional e precisaria ser solicitada mudança regional para adequar o atendimento.
Palavras, nada mais...
É um Jogo de Empurra-Empurra sem precedentes. Caso houvessem vidas salvas, queriam dividir as Felicitações. Agora, como estamos cobrando um melhor atendimento por vidas perdidas, tá parecendo brincadeira de batata quente.
Que representantes infelizes estes que escolhemos.
Ainda existe esperança. Próximas eleições poderemos escrever uma nova e próspera história para nossa querência.
Amigos, alguns anos atrás não tinhamos, nem uma simples ambulancia em nosso municipio, as pessoas morriam até de gripe. Sempre tem os sabido de plantão para criticar e dar oponiões, eu já vi pessoas morrerm dentro dos hospitais ao lado dos médicos. A SANU atende, mas tem recras para ser cumprido, caso contrário tem gente mal acostumada chamando a SAMU para atender dor de barriga, e ou pegar carona para cidade.
Primeiro entndam como funciona e as regras que regulam o serviço do SAMU que pra depois sairem fazendo comentarios politicos encima de situações que infelismente acontecem, o serviço tem normas de atendomento igual em todo o Pais e não é canguçu que vai mudar, alias em outros Paises funciona da mesma forma, parem de se aprveitar das tristezas alheias pra culpar a Prefeitura de Canguçu e a administração atual, isso é politicagem, pra Canguçu ter uma regulação teria de ter uma extrutura que regularia outros municipios tambem e não só pra nos aqui!!
Ao comentario das 8:32 como já havia explanado em outra oportunidade, sou funcionário dali e fico indignado com esse tipo de comentário, essa pessoa fala se a secretária confiaria a vida dela a esses funcionário,te digo assim amigo, pergunte a um paciente gue foi atendido por nos, o sistema de atendimento é um coisa lá no 192, e é o gue a secretária está tentando organizar, agora não venha dizer gue somos incopetente, pois o gue tú tem sentado na frente de cpu nos temos tirando gente ferragem e fazendo rcp. GRATO PORTO
Infelizmente temos gente mal acostumada com os serviços públicos disponíveis. Quanto mais se oferta, mais os críticos discursam! Olhem para trás, e vejam o quanto melhorou o sistema de saúde no município.
Há o que melhorar, claro que há!
Mas deixem de ser hipócritas, e vão achar o que fazer!
Exatamente como diz o amigo lá embaixo, com a oferta dos serviços, querem ambulância até para curar dor de barriga!
Parabens a Mariza! Realmente o que nós precisavamos era de um esclarecimento. Que bom que a secretaria esta tomando providencias para melhorar ainda mais o setor.
Trata-se de uma pessoa capacitada e competente com muita boa intenção.
Uma alerta ao 10:08 PM e a muitos outros que nunca tiveram uma saude de tanta qualidade como a que temos hoje em Canguçu.
Cuidado para não votar naqueles que quando sairam da Prefeitura não deixaram nem uma ambulancia, não tinha nem um melhoral na prateleira da farmacia, mas se vão dar entravistas nas Radios tem solução para todos os problema.
Muito Cuidado!!!
Que bom ver que alguem esta fazendo alguma coisa de fato para melhorar o atendimento da SAMU. Mas eu fiquei sabendo que tem algumas operadoras de telefonia que o nº 192 e atendido no local de regulação que não é o encarregado da SAMU de Canguçu.
Por isso tanta confusão.
Sempre que se ligar de celular para o 192 deve-se perguntar se é do setor de regulação da SAMU Canguçu.
Caso contrario vai acontecer o mesmo que aconteceu quando chamaram a SAMU para este fato da Casa da Cultura, que foram atendidos pelo local de regulação errado. Uma pena por que a SAMU atraves de seus funcionarios faz um exelente trabalho. Impar em nosso municipio.
Eu acho que esta correto o esclarecimento.
O certo e divulgar os metodos, os critérios, e as exigencias imposta pelo programa SAMU, que é padronizado e igual a todos os pontos, independente do local de regulação. Vai ser feito o questionario, vai ser feito perguntas. Temos que entender que e praxe do sistema e que não existe outra forma de acessar que não seja submetendo-se as normas.Ao passo que lamentamos a vida que foi perdida pelo embrolio burocratico tambem temos que agradecer as inumeras vidas salvas por estes herois que trabalham na SAMU. Mas em Canguçu os politiqueiros de plantão preferem criticar.
Parabens Mariza
Parabéns, pela iniciativa, é isso ai tem que esclarecer para a população de Canguçu não ser vista por ai como ignorantes, o sistema do SAMU funciona assim o que da para melhorar estão tentando , esperem, dependemos do Gov do Estado, que tbem esta se organizando, não esqueçam que trocou.
telefone fixo,orelhão, oi, e Brasil telecom, 192 direto, a ligação é gratuita.
as demais operadoras, vivo, claro, e tim, tem que ligar para 0155133200192, esta ligação não é gratuita, (burocracia das próprias operadoras), gravem esse número na memória do telefone, e se precisarem liguem.
fui na base do samu canguçu pegar essa informação, e fui muito bem atendido pelos funcionários que estavam de plantão.
GRAVAMOS BOBAGEM NA MEMORIA DO TELEFONE, GRAVEM ESSE NÚMERO ELE PODE SER ÚTIL A QUALQUER MOMENTO.
Augusto divulga esse número tambêm.
vivo, claro, tim,(0155133200192).
fixo, orelhão, oi, brasil telecom (192).
arrasou o comentário 8:28 AM.
é isto aí.
para esse pessoal que ´so reclama da samu e do ospital de canguçu gastaria de faser um comentario eu nao só da que mas sou bem pertinho da qui [pelotas]olha sera que voçes nao sabem que quem comanda os chamados e a central de [porto alegre]pessoal parem de reclamar pois eu gostaria de saber se voçes nao tivece que espera5ou 10min mas sim de 12há24horas como eu ja tive que espera e vendo as pessoas em pessimas comtiçoes como eu ja assisti;voçes tem remedios de graça,voçes sao muito bem atendidos,pois voçes tem grandes proficionais na area mas nunca estao satisfeitos oque mais querem?reclamao da samu que salva suas vidas pois se e que demora5min nao e culpa dos proficionais mas sim da central deixe de ser egoistas e vao direto nos peixes grandes e fasao suas reclamaçoes eu venho de pelotas para me tratar aqui e sou muito bem atendida ja pressisei da samu para minha irma e olha só e bem longe 5distrito e graças há DEUS E AOS GRANDES PROFICIONAIS DESTA CIDADE FUI EU E MINHA IRMA MUITO BEM ATENDIDAS SÓ PESSO DEEM VALOR PARA OQUE VOÇES TEM RECLAME SIM MAS COM RAÇAO E VAO DIRETO NOS MAIORAIS OBRIGADO ISSO FOI UM DESSABAFO UM GRANDE ABRAÇO HÁ TODOS PENCE NISSO;;;
olha ja que esta ruim com os atendimentos por que nao tirao a samu? ai vao falar com raçao seus mal agradecidos de plantao;;;pois pra critica tem varios mas pra trablalha nao podem doi o dedo ou a unha do pé
Boa iniciativa do secretário Madrid explicar o funcionamento da SAMU à população. Nesse caso ele está certo, pois o município não tem como intervir no funcionamento de forma direta, visto que a regulação se faz por Porto Alegre.
Dalhe Madri mostrando serviço. É isso aí.
Postar um comentário