NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

14 abril 2011

Inclusão Digital para Zona Sul

Miriam discute acesso à banda larga com secretária de Comunicação e Inclusão Digital

Preocupada com a situação do acesso à banda larga no Rio Grande do Sul, que ainda é muito precária se comparada a outros estados, a deputada estadual Miriam Marroni (PT) reuniu-se com a secretária de Comunicação e Inclusão Digital, Vera Spolidoro, para debater o problema no final da tarde de quarta-feira, 13. A parlamentar expôs à secretária a situação das comunidades de municípios como Canguçu, Jaguarão e Piratini, que sofrem com absoluta falta de acesso à comunicação digital de alta velocidade.
Para Miriam, é fundamental a universalização do acesso à conectividade em banda larga, visto a condição de desigualdade propiciada aos cidadãos, seja no momento do desenvolvimento escolar e acadêmico, seja no mundo do trabalho. "Hoje em dia é inadmissível haver esta distinção", avaliou.
Intercâmbio - Ela destacou ainda que o termo de compromisso assinado pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, na quarta-feira, 13, com o governo do Estado é mais um instrumento de aproximação para troca de informações e futuro investimento da União no RS.
O diretor de Inclusão Digital, Gerson Barrey, afirmou que é necessário construir 900 quilômetros de fibra óptica para formar um grande anel no Estado com as redes da CEEE e Telebrás, que será distribuída pelas próprias torres de transmissão da enregia elétrica. "Então, cada município terá de criar um projeto para viabilizar a distribuição da internet recebida pelos cabos de fibra óptica para a comunidade através de ondas de rádio", explicou Barrey. No encontro ficou acordado uma ação conjunta para colocar a proposta em prática.

Assessoria de Imprensa Deputada Miriam Marroni (PT)

Nenhum comentário: