07 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA SAÚDE
A Secretaria Municipal de Saúde está definindo a programação para o Dia Mundial de Saúde. Este ano, a SMS optou por descentralizar o evento, com uma programação variada em diversos pontos. O tema escolhido este ano pela coordenação do evento, é a prevenção, que será destacado nesta data mas considerado um tema amplo e de caráter permanente, que envolve ainda assuntos como tabagismo, álcool e drogas. O uso excessivo de medicamentos e automedicação, hepatite, pré-câncer, saúde bucal e Bebê Sorriso, também deverão ter destaque nas agendas de entrevistas e orientações em cada programa de saúde em ação.
Instituido em 1948 pela OMS, o Dia Mundial de Saúde é comemorado todo dia 7 de abril desde 1950. Ao longo dos seus 60 anos, a Organização Mundial de Saúde enfrentou vários desafios da saúde pública que se foram colocando ao homem e ao mundo, concretamente, a luta contra certas doenças – a tuberculose, o tétano, a poliomelite, o HIV, entre outras.
Não muito diferente em nível local, a SMS se organiza para fomentar a consciência sobre alguns temas chave relacionados com a saúde da nossa população, chamando a atenção principalmente para as ações de prevenção.
Juntamente com sua equipe, a Secretária Mariza Eslabão elaborou uma programação descentralizada objetivando chegar á uma parcela maior da comunidade, com as ações que serão desenvolvidas e que ganharão reforço até o próximo ano, quando outro tema deverá ser escolhido.
PROGRAMAÇÃO DO DIA MUNDIAL DE SAÚDE / TEMA 2011 - PREVENÇÃO
PSFs:
- Prevenção e orientação em saúde bucal;
- Aferição de pressão;
- Prevenção e orientação sobre higiene, parasitose e pediculose;
- Prevenção ao Câncer de Mama;
- Recreação pedagógica para as crianças envolvendo atividades educativas;
- Uso excessivo de medicamentos;
- Informações sobre Hepatite e vacinação;
AGENTES DE SAÚDE:
- Orientações sobre saúde;
CAPS:
- Visitas ao Bairro Prado divulgando atividades e convidando para café á tarde;
UNIDADES MÓVEIS:
- Exames de pré-câncer e agendamento;
CEO:
- Informações sobre prevenção da saúde bucal e Programa Bebê Sorriso;
CAMINHADA SIMBÓLICA:
- Sai da sinaleira da 20 de Setembro até a Praça Central, encerrando com orientação e atividades físicas;
Acesse também: smscangucu.blogspot.com.br

33 comentários:
PREVENÇÃO????
TRABALHAR O TABAGISMO????
QUE PIADA!!!!
Incoerência sim.... fazem reunião, paralisação envolve as escolas...para defender o fumo...fumo não é tabagismo??? nicotina pura....
tudo errado vamos trabalhar o tabagismo dando oportunidade do subsidio para nosso agricultor trabalhar de forma sustentável alimentos orgânicos...linhas de créditos como as fabricas de fumo trabalha com um técnico agricola orientando o plántio...mapeando nosso municipio para nao plantar o mesmo produto...assim uma colheta diversificada e valorizada isso sim é trabalhar prevenção...saúde.... entenderam não é incentivando o fumo que vamos ter uma geração longe das drogas poque o fumo mata é droga
o lema do nosso municipio: Plante fumo, mas não fume!!!
onde estamos????
e para onde vamos com esse pensamento????
Ignorância mata......
Augusto aceita meu comentário, pois últimamente não tens divulgado minha opinião por que será????
leiam o conteúdo, não a digitaçao rápida por falta de tempo...porque tem pessoas que só apontam erros.
Ass:
Indignada que venha 2012.
De olho nesta dupla da foto... Aí vem para prefeita Mariza e vice Madri ja em 2012.
Talvez eu não tenha lido direito, mas qual é o horário da caminhada, hheh
Prevenção é mais do simplesmente um só dia é todos os dias, e o próprio nome já diz ''preve''acho que certos tipos de fiscalizações sanitárias e orientações nas residências e nas escolas melhorariam muito mais o como preve doenças antes mesmo de chegar aos hospitais que como já vimos por televisão que em algumas cidades que foram denunciadas por terceiros aos meios de comunicação virou ironia para o povo!!!!... Na verdade no Brasil não funciona os hopitais para os pobres!!!
Prevenção é mais do simplesmente um só dia é todos os dias, e o próprio nome já diz ''preve''acho que certos tipos de fiscalizações sanitárias e orientações nas residências e nas escolas melhorariam muito mais o como preve doenças antes mesmo de chegar aos hospitais que como já vimos por televisão que em algumas cidades que foram denunciadas por terceiros aos meios de comunicação virou ironia para o povo!!!!... Na verdade no Brasil não funciona os hopitais para os pobres!!!
Precisamos de mais fiscalização sanitária e orientação nas casas e escolas para educar o povo para ''prever'' algo e diminur a incidência de certos tipos de doenças e melhorar a saúde, além de maos investimentos certos e corretos nas cidades!!!
A leitora anterior, é uma pessoa ignorante infelizmente, pois prefere que a população se intoxique com a fumaça do cigarro, prejudica, e muito, principalmente as gestantes, os tais "fumantes passivos".
Então, torno a dizer a produção do tabaco é rentável, sem dúvida, mas não podemos nos omitir das consequencias deste.
Mas as pessoas pensam em ter dinheiro no bolso e não saúde.
Acho que a SAÚDE é forte de mais para estar cada vez mais pobre do que terceira classe social já está passando da classe ''D'' para ''Z'' isso é uma vergonha acho que a concientização deveria ser o foco, algum tipo de orientação para nós que deveria começar nas escolas e indústrias, já que pagamos trilhões de impostos e não são revertidos para a saúde, também acho que os municípios deveriam investir mais em algum tipo de policiamento de casa em casa de comércio em comércio de indústria em indústria e no interior das cidades também, para dar engemonia ao nome prevenção.
Na prevenção do fumo eu digo! Faça o que digo não faça o que faço!
Mas em outras questões de saúde acho que ainda a prevenção é o melhor remédio, neste caso parabéns!
Bah essa foto ta pedindo comentarios em secretaria? kkkkkkkkk.....
hahahaha o prefeito vai se enlouquecer com o tema tabagismo. hahahahaha da-le hahahaha guenta cassio tua turma.
Tô torcendo pra Secretaria Ser a candidato do PP pra 2012 e esse vereador ai o Vice. Olha é tudo o que eu queria. Aco que até vou fazer uma promessa pra São Expedito.
Ué, o Madri não está na secretaria
para matar moscas,mosquitos e outras
pragas?
Na foto parece ser o imediato da cadeira da saúde, inclusive parece
que está de olho nela.
Confesso que me surpreendi com a agilidade e com o dinamismo da nova Secretária. Realmente para a saúde de Canguçu foi um grande avanço.
Mais organização, mais trabalho e principalmente conseguindo fazer mais com menos.
Principalmente fazendo os profissionais cumprirem horário, coisa que não era respsitado antes.
Lamentavelmente hoje reconheço que Canguçu perdeu uma grande oportunidade de eleger uma deputada de verdade, com trabalho e dinamismo.
Mas agora é tarde nos ja votamos na tralha mentirosa do Pedro mesmo. Temos é que aguentar.
Parabens Secretária!!!
Olha minha cara indignada das 9:01 AM, mais indignada tu vai ficar é se o PP se der conta que a candidata do Partido tem que ser a Mariza. Pode juntar os outros tudos que ainda assim ela sai vitoriosa.
Ninguem em Canguçu apoia a tabagismo, defende-se sim o plantio do fumo, fumo este que mais de 90% e exportado. E se nossos agricultores não plantarem, alguem vai plantar e ficar com os resultados financeiros. Então não me venha com churomelas e conversinha mole de Petista radical contra o fumo. Eu quero é ver o PT ir em nossos agricultores pedir votos. Há, isso eu quero ver!!
Um absurdo!! O Madri é vereador e o verdadeiro secretário de saúde. Toda cidade sabe que ele é o manda chuva ali, e que a Mariza é marionete. Como vereador ele não pode exercer o cargo, mas como não tem nada no papel as autoridades judiciais ficam de mãos atadas. Mas parece que o Ministério Público está de olho.
S.O.S SAÚDE COMO ''DIZ'' O JORNAL DA GLOBO HOJE
PROGRAMAÇÃO DO DIA MUNDIAL DE SAÚDE / TEMA 2011 - PREVENÇÃO
PSFs:
- Prevenção e orientação em saúde bucal;
- Aferição de pressão;
- Prevenção e orientação sobre higiene, parasitose e pediculose;
- Prevenção ao Câncer de Mama;
- Recreação pedagógica para as crianças envolvendo atividades educativas;
- Uso excessivo de medicamentos;
- Informações sobre Hepatite e vacinação;
AGENTES DE SAÚDE:
- Orientações sobre saúde;
CAPS:
- Visitas ao Bairro Prado divulgando atividades e convidando para café á tarde;
UNIDADES MÓVEIS:
- Exames de pré-câncer e agendamento;
CEO:
- Informações sobre prevenção da saúde bucal e Programa Bebê Sorriso;
CAMINHADA SIMBÓLICA:
- Sai da sinaleira da 20 de Setembro até a Praça Central, encerrando com orientação e atividades físicas;
''MINHA SUGESTÃO''
Infezlismente SAÚDE é mais que isso é respeito é consciência, muitos que escreveram aqui não sabem ainda o que é isso na prática só irão saber quando precisar e ver que é dificil VIVER.
o Madri só tá jogando um charme para 2012.
Concordo com alguns comentários que acho que deve se fiscalizar e orientar mais e enfatizo os agrotóxicos que muita gente hoje para em hospitais por certos tipos dos mesmo agirem na pessoa pouco a pouco, debilitando-a e enfraquecendo o sistema imunológico agravando certos tipos de doenças e propagando outras!!!
Para uma saúde melhor temos que comer melhor sem agrotóxicos!!
Olha se for essa dai a candidata do PP adeus tia chica.Bom ela já teve uma prévia na ultima. Foi um fiasco sua votação. Espero que independentemente disso eles venham a tratar a saúde com mais sieridade.Que independente de partido sejamos tratados com igualdade.
Todos tem a liberdade de expressar o que pensam, e neste espaço não é diferente. No entanto, algumas pessoas não sabem diferenciar uma coisa da outra, ou seja, uma coisa é defender a agricultura, o que sustenta o nosso agricultor e tráz divisas para o município, não interessa se a fumicultura ou outra cultura.
Outra coisa é orientar nossas crianças para os males do tabagismo, e a área de saúde não pode se privar disso. Não tenham dúvida, que se pararmos de plantar fumo, outros municípios continuarão plantando. E não tenham dúvida também, que fumar é um hábito como outro qualquer, mas que merece nossa atenção. O produtor de fumo, precisa plantar para garantir seu sustento, mas nem por isso ele precisa estimular seu filho á fumar!
O álcool causa tantos males quanto o fumo, e porquê esses intelectuais de gabinete também não pedem aos "grandes" para pararem de plantar cana? Isso é incoerência. Por que estes mesmo intelectuais, não trazem para a cultura do feijão, do arroz, do milho, do trigo, as mesmas vantagens que a fumicultura recebe hoje? Isso é incoerência!
A área de saúde, está sim, fazendo sua parte. O agricultor está fazendo sua parte. E vc? está fazendo a sua?
Lamento que muitos falam do que desconhecem, a Secretaria da saúde através do bloco de vigilância em saúde, ou seja vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e ambiental, buscam diariamente a prevenção da saúde através de vários programas desenvolvidos, programas estes que são transformados em ações concretas, voltadas para promoção e proteção da saúde pública, garantindo a segurança de serviços e produtos relacionados a saúde. Sem nenhuma duvida só será possível avançar e alcançar nossos objetivos no momento em que a população parar de criticar e dar as mãos para que possamos nos unir e promover a saúde integrando população e vigilância. Nosso compromisso e com cidadão. Quanto a Secretária da Saúde está sim desenvolvendo um ótimo trabalho garantindo que todos tenham os mesmos direitos como usuário dos serviços, e trabalhando na prevenção de doenças.
Entre em ''www.prefeituradecanguçu.com.br''
Procure o menu principal ao visualiza-lo coloque a seta na palavra Seções, abrirá uma coluna, procure a palavra Secretárias, após abrirá uma coluna e procure a palavra Saúde e clique.
ENTão
???SERÁ QUE PROCURANDO TUDO O QUE TEM LÁ VOCÊ IRA ACHAR???
QUANDO PRECISARES?????
VOCÊ NÃO IRÁ ACHAR NEM O NOME DA SECRETÁRIA ATUAL NO SITE!!!
Absurdo é o 4:41 achar que a Mariza com a formação que tem, Duas faculdades,(direito e Sociologia) e diversas pos-graduações, necessitaria de alguem para ser manda-chuva. Te liga cara. Olha o curriculo da nossa secretaria. A Mariza deve ser o politico mais capacitado e qualificado que ja assumiu um cargo politico na História de Canguçu.Mais até que do Gilberto Mussi que era contador, Domirio Camargo que era advogado, nelson Grigoletti que era agronomo e nem falar em Odilon e Cassio 2º grau brabo. Meritos se da para quem tem
Portanto não te extressa, o Madrid não é secretario, E por favor aprende a respeitar a competencia dos outros e não fica jogando pedras para enchovalhar o trabalho de pessas competentes.
Há!! para. Se não tens o que falar fica quieto, dizer que o Madrid quem manda na saude é conversa de quem não conhece a competencia o dinamisto e a capacidade da secretaria.
Estes comentarios maldosos só vem a confirmar que o trabalho da Mariza realmente é muito bom.
Sabe? tem gente que não pode ir de frente vai de costas.
Como o trabalho tá bom fica dizendo que quem manda é o Madrid.
Vai se catar.
Parabens Mariza! eles estão e sentindo a pressão.
O trio tá perfeito... Só faltou o "Damo".
Tô torcendo pra ser ELA a candidata em 2012 e ELE o vice, a derrota vai ser histórica. É só aguardar pra ver.
antes de se promover vai dar um pouco de educacão para sertos funcionarias que atende no no postaõ pricipalmemte as atendetes que não sai do celular.
Fizeram cineminha para foto só esqueseram de pedir para o rapaz ñ rir na hora da foto. Uma sena normal de novela alias muito bem interpretada.
ME DESCULPE OS FANÁTICOS POR MARIZA MAS SE FOR A MESMA PORCENTAGEM DA CANDIDATURA DE DEPUTADA PARA AS PRÓXIMAS MUNICIPAIS VAI SER QUE NEM O IBIS!!!!!
Tá Legal.
Pode até que a derrota seja histórica sendo a Mariza a candidata.
Mas voces estão se esquecendo que ela protagonizou realmente uma vitória histórica em Canguçu.
1200 voces de diferença da soma de todos os candidatos.
Histórico!! Histórico!!
Nada fala mais alto para a população que o trabalho.
O Pedro colocou 7000 votos para prefeito e colocou 21000 para deputado.
Cada caso é um caso. Depende do momento.
E a barba esta pegando fogo, por isso tantas criticas a Mariza.
O cara 4:08 PM, é que tu esta atrasado. A secretaria de Saude tem seu proprio Blog.
SMScangucu.blogspot.com
Te liga cara.
Pô mais tu é atrasado.
Cruz!!!!
O cara como disse de nim o que estou atrasa do 11:02AM disse que existe um blog nas naum vejo postagem nenhuma nem a favor nem contra é um blog fantasma ou estou cego, o verdadeiro está na sua frente o que vc lê aqui meu véio não o que vc imagina o vidente!!!!
O dia que vc precisar da SAÚDE vamo vê se tu naum vai reclamar também!!!!
Postar um comentário