NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

21 fevereiro 2011

Vereador quer mudar nome do Cine Teatro

O Vereador Ailto de Melo (PMDB) - foto ao lado- está entrando com a mensagem legislativa n° 005/2011 que da nova denominação ao Cine Teatro 27 de junho, que caso aprovada a mensagem, passará a se chamar "Cine Teatro Municipal Professor Antônio Joaquim Bento".
Segundo as justificativas do vereador o intuito da presente denominação em substituição ao Vinte e Sete de Junho em nenhum momento tende a desmerecer a data de fundação do nosso município, mas busca homenagear pessoa ilustre, pioneiro na organização e direção do primeiro grupo teatral de Canguçu.
Segundo o informativo "Memória", da Academia Canguçuense de História (ACANDHIS), o professor Antônio José Bento (1832-1915) foi o primeiro professor régio para meninos em 1857 e como diretor do 1° grupo de teatro do município encenou várias peças teatrais no salão térreo do antigo sobrado que existiu no local hoje onde funciona a Câmara de Vereadores.
Segundo o informativo da ACANDHIS, dar o nome do professor Antônio Joaquim Bento ao Cine Teatro seria uma justa homenagem, resgatando um pouco da história perdida do município.
Cine Teatro passaria a se chamar Prof. Antônio Joaquim Bento.
Fotos: Augusto Pinz

12 comentários:

Anônimo disse...

Ótima iniciativa do vereador Ailton, tive conversando uma vez com o Ubiratan tbm tinha me falado dessa idéia. Mas q bom q troquem o nome.

Anônimo disse...

O aparício ta viajando,porque não coloca o nome de quem se conhece,a exemplo do ginásio de esportes Conrado Ernani Bento ou do ginasio de esportes Waldemar Frederico Bosemberker,nessa linha alguem que lutou muito pela CULTURA DO NOSSO MUNICÍPIO que é o senhor Áureo Gonçalves Klein ou o senhor Anatalino Silveira Vergara.

Anônimo disse...

Para isso elegemos vereadores??????????????

Anônimo disse...

Nada contra o homenageado, mas mudar o nome do cine teatro por que?

Anônimo disse...

Coloquei um comentário e não foi postado. Então vou poupar meu vocabulario para não ser cortado novamente.
Como cidadão Canguçuense, sou contra esta mudança.
O atual nome tem mais a ver com os Canguçuenses em geral, do que o nome proposto que 90% da população se quer houviu falar neste cidadão.
Sou contra a mudança,

Anônimo disse...

O correto é não receber no recesso, quero ver se tem vereador de coragem para acabar com pagamento do salário no recesso, politico não é funcionário ele recebe por sessão, se não tem sessão não pode ter salário, ou afinal ser vereador virou profissão?

Anônimo disse...

Que bobagem, falta do que fazer Vereador, ninguem nunca ouviu falar neste cara. Tem outras coisas mais importantes pra se fazer.

Anônimo disse...

O impressionante, é que chega as eleições e o povo ainda vota nesse tipo de gente. Parece que não tem nada a fazer no município, trocar nome de teatro por favor...

mariluce disse...

Meu Deus! Estou indignada! Será que o "Nobre" vereador não tem projetos mais interessantes do que trocar o nome do Cine Teatro? É para isso que a população elege vereadores?
Os vereadores para se candidatarem deveriam apresentar no mínimo a escolaridade referente ao 2º grau, daí acredito que teríamos projetos de fundamento e não mais um só p/trocar nome de teatro, pedir moção de louvor e encascalhamento.

Anônimo disse...

Bem se vê pelos comentàrios postados a falta de cultura de um povo. Eu tambem não havia ainda ouvido falar nesse nome, daí já se vê a importância do projeto.Teatro é cultura e nada mais correto que homenajear alguem que teve influência na cultura de nossa cidade, dessa forma a nossa geração, e as próximas tambem, conhecerão quem foi o Professor Antônio Joaquim Bento.Parabéns ao vereador!!!

Anônimo disse...

O anônimo das 7:08 deve ser algum parente deste Sr.Antonio,o Aparício tem mais é que seguir plantando cebola,que é dessa cultura que ele entende bem.

Anônimo disse...

Se alguém merece ser homenagiado é o senhor Clóvis Moreira, que foi pioneiro na cidade em atrações cinematográficas onde hoje funciona a Benoit e já foi a rádio cultura