NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

18 fevereiro 2011

No Blog do SIMCA: RETORNO ÀS AULAS

Colegas Educadores

Mais um ano letivo inicia, é neste momento que a vida retorna. A cidade amanhece com os "heróis" nas esquinas, nas praças, na rodoviária..., sonolentos, cansados, ansiosos, temerosos, sonhadores...são eles, os EDUCADORES DE CANGUÇU....
Vale lembrar:
A carga atribuída aos Professores exige que se mantenha atualizado, pesquise, busque e se envolva além de seu compromisso com o aluno em sala de aula, o que o exaure enormemente. "O trabalho do professor não se restringe ao exercício de sua função dentro da sala de aula, implica em atualização e preparação constantes para que seja realizado a contento." (Codo)
Ficamos solidários pela Lei 3.527/2011 que dá nova redação ao inciso VI da Lei Nº 1.532/94, de 16-12-94,_PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL_que estabelece a gratificação para os Diretores das Escolas Públicas Municipais. Tal atitude, por parte da Administração Municipal, foi nobre, comprova que a boa vontade supera todos os entraves nas vidas dos Servidores, embora que, com emendas e adaptações.
...mas, e a Lei que já existe, nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, QUE JÁ EXISTE E FUNCIONA EM TODOS OS MUNICÍPIOS DO BRASIL, MENOS EM CANGUÇU, em seu artigo 67, inciso V , com a seguinte redação:
"V-período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluído na carga de trabalho "-PNE -em local de livre escolha do professor"
Por que esta Lei não é cumprida?
"Frente a tarefa tão comprometedora, urge que os professores tenham um olhar mais cuidadoso sobre si; cuidar exige comprometimento, saúde física e mental, condições de desenvolver uma qualidade suprema em suas vidas, pois o "elemento" educador, ainda, não deixou de ser modelo para o educando e é necessário entender-se que um modelo falido, ultrapassado, cansado não é conveniente para um futuro que almeja uma sociedade saudável."
Administradores de Canguçu, direcionem um olhar mais cuidadoso sobre os PROFESSORES!
FAÇAM CUMPRIR A LDB NA ÍNTEGRA!
Bom retorno às Escolas, QUERIDOS EDUCADORES!
SIMCA

33 comentários:

Anônimo disse...

sou prfe. estadual e a diretora exige que nós cumpramos na escola esse 5º período. Para aproveitá-lo, temos que entortar a coluna carregando livros e livros.

Eu não cumpro na escola mas os colegas têm medo e cumprem.

A educação em canguçu ainda segue os moldes da escravidão.

Os profes ainda se semtem peões de estância ond o pessoal de setor - que tem tempo ocioso para fofocar - manda e desmanda.

andrio acorda, toma uma iniciativa enquanto tu tá ai, e pode ser que tu sejas lembrado por algo bom.

Anônimo disse...

professores quem tem que fazer cumprir os direitos de vocês são vocês mesmos.

É só não cumprir e ver no que dá.

Lembrem-se que estão amparados pela LDB e não permitam hostilidade pq pode configurar assédio moral.

é tranquilo mudar esse autoritarismo ignorante.

Nem pensem que o Cassio conhece a LDB. Mexam-se.

Anônimo disse...

É verdade precisamos muito de tempo para o planejamento, pois trabalho 40h e planejo todo o fim de semana e ainda corrijo pilhas de prova, deixando minha família de lado.Depois não sabem o porquê de tantos atestados médicos de professores... adoecem mesmo, principalmente aqueles que tem o compromisso com seus alunos e querem manter uma aula de qualidade.PRECISAMOS MUITO DE TEMPO PARA PLANEJARMOS!

Anônimo disse...

Obrigada pelo "bom retorno" , porém quando será que alguém vai se lembrar que em outros municípios e nas escolas do estado os professores recebem unidocência por trabalharem com séries iniciais. Acorda Canguçu! Ainda bem que os diretores já foram favorecidos.

Professora disse...

Concordo com tudo que já foi dito, mas ainda afirmo que nosso sindicato não nos representa fazendo valer nossos direitos. O SIMCA deveria mover uma ação coletiva, em nome de todos os professores contra a prefeitura, fazendo com que a mesma pague pelas horas a mais que trabalhamos. De nada adianta ficar postando no blog aquilo que já estamos fartos de saber. Queremos atitudes e não discurso.

Anônimo disse...

Concordo em gênero, número e grau com as palavras ditas pelo comentário postado acima e digo mais: perdi o pouco da credibilidade que tinha com o Simca!!! Penso, que nós professores, deveríamos lutar e implantar um sindicato que representasse unicamente nossa categoria. Falta coragem aos dirigentes do Simca para mover uma ação judicial contra a Prefeitura.

Anônimo disse...

gente nós somos o Sinca.

nas reuniões ninguém quer arriscar ser visto. cada um de nós tem que ter mais atitude e então nosso sindicato terá força.

É só falar em luta e todos somem, mas anônimos somos mtos.

tem algo errado conosco, não tem?

o secretário é professor, a vive também a 1º dama o é... o que nos falta para mostrar a esses 3 que eles também não lutam pela classe?

Professora disse...

Sim, o secretário é professor, a vice-prefeita é professora, mas eles estão do outro lado. Se nos apoiassem já teriam tomado alguma atitude. Para nós professores é muito difícil fazer qualquer movimento sem sofrer retaliações. Por várias vezes levantei essa questão na escola, mas ninguém quer se comprometer, o que querem é usufrir sem mostrar a cara. Também tem o fato de as diretoras não poderem apoiar, pois elas são CCs do prefeito, o que dificulta uma tomada de posição. O SIMCA tem, sim, a possibilidade de mover uma ação coletiva contra a prefeitura, não o faz por que não quer. É só agilizarem o processo que muita gente vai assinar em baixo. Ah! a ideia de um sindicato para os professores é ótima, porém a maioria não vai apoiar, por medo de represálias.

Vera disse...

Concordo com os comentários postados, mas na verdade o que falta é união dos professores e mais credibilidade do sindicato, afinal de contas, Gelcira, Breno e Cunha são professores também, mas não vejo da parte deles como representantes dos professores e funcionários perante o Executivo Municipal nenhum ato que nos orgulhasse, eles são timidamente envolvidos pelas palavras que ouvem e não sabem argumentar sobre os direitos dos professores. Façam uma reunião em massa com os professores e começem um movimento, uma conscientização dos mesmos sobre seus direitos. Acredito que os professores são bem esclarecidos e sabem que só a união em massa pode ter resultado. Acredito que se o simca marcar uma assembléia só com os professores, não tem como o Executivo tentar barrar como faz qdo. tem assembléia geral pedindo para os servidores fazerem horas extras, daí vamos ver se há união por parte dos professores, só que a reunião não poderá ser durante a semana, deverá ser num sábado. Vamos agitar! vamos ver no que vai dar! Caso contrário, vamos trocar a diretoria do simca ou como sugeriram, criar um sindicato para a categoria do magistério. Outro lembrete: E o plano de carreira do Magistério????

Anônimo disse...

professor trabalha pouco no ano, tem aulas vagas, emenda feriado, fica encostado nos eventos dos alunos.

ass: PROFISSIONAL LIBERAL

Anônimo disse...

A vice esqueceu faz tempo!!!ehehehhe!!!

Anônimo disse...

Ninguém é obrigado a ser professor, o tempo de escravidão já passou, porque não procuram outra profissão, onde não seja preciso corrigir provas, nem planejar aulas, nem levantar cedo, nem viajar para chegar ao trabalho, nem atuar filhos dos outros. O mercado de trabalho é muito ampla saem dessa ... ou vão passar a vida toda fazendo o que não gostam.

Anônimo disse...

Olha, espero que este 'Bom Retorno", tb. estejamos inclusos!Pq.tb.educamos,seja nas dependências da escola, seja no refeitório, seja no pátio qdo. concilhamos uma briga, seja no respeito qdo. tratamos um ferimento, seja no chazinho qdo, os alunos estão com dor. Tb. somos sobrecarregados,e outra, nossas férias são de 30 dias! Algum DEPUTADO ou VEREADOR se habilita entrar com um projeto de lei para que no mÍnino sejam 45 dias para os funcionários? Afinal mtos. de nós saem as 6hs. e retornam as 19hs. O MUNDO INTEIRO ESTA SE MOBILIZANDO POR UMA VIDA MAIS DIGNA, É SÓ ACOMPANHAR OS NOTICIáRIOS,mundo afora. E nós até qdo. ficaremos de braços cruzados? E não me venham postar algo do tipo: Se não tá bom, pede prá sair. Pq. é deste tipo de filosofia que as coisas estão do jeito que estão. Então srs. VEREADORES, ALGUM PL neste sentido? Ou lançaremos só candidatos do campo da educação para LEGISLARMOS EM NOSSA CAUSA? ENTÃO BOM RETORNO A TODOS!

Anônimo disse...

O SIMCA não disponibiliza advogado para um funcionário que necessita; somente sabe levar os 10%.As promoções que faz para funcionário é quase só de compra de cel e outras coisinhas...qdo é uma situação que exige deles,pulam fora...

Anônimo disse...

O melhor jeito de responder ao sind. é não pagar mais as mensalidades. Sind. é para trabalhar pela classe, os recebem uns trocos e as diretoras de colégio 400% não tiro mérito da conquista delas mas sim acho pouco nosso aumento. Prefeitara diz que não pode mas se fosse bem organizado e não se gastasse mal o dinheiro público ou diminuisse o numero de gargos de confiança, recebendo um bolada daria e sobraria. Sou professora por paixão e poderia procurar outro emprego que recebesse mais ainda acredito que um dia reconhecerão nosso trabalho como os alicersses da personalidade do cidadão.

Anônimo disse...

A presidente do SIMCA sempre foi contra a prefeitura, vivia dizendo que com ela na presidência a coisa ia ser diferente. Mas o SIMCA só serve para comércio, defender o funcionário não é mais função do sindicato.

Anônimo disse...

porque so os diretores tem esse direito de receber essa gratificaçao e os coordenadores nada se na verdade tem maior responsabilidade pelo bom andamento da escola do que os diretores

Anônimo disse...

Durante esses últimos dias, tenho acompanhado na imprensa em geral da nossa cidade, diversos comentários, opiniões sobre a questão do funcionalismo público, principalmente o ser ou deixar de ser professor. Gostaria de dizer que sou professora, porque escolhi essa profissão. Sim, PROFISSÃO!!! Acho muito engraçado, algumas pessoas dizerem que reclamamos demais, que temos férias prolongadas, que deveríamos deixar nossa vaga para outros que querem trabalhar e por aí vai... Pessoal, parem de ver o magistério como uma "vocação" e entendam que somos PROFISSIONAIS, que queremos sim nossos direitos, que queremos que as leis sejam cumpridas, que lutamos sim para que os nossos direitos sejam postos em prática, uma vez que cumprimos nossos deveres e muitas vezes, executamos tarefas que não caberiam a nós fazê-las. E querer isso dentro de uma profissão, dentro de um ofício, de um trabalho é demais??? Acorda, sociedade canguçuense! Acordem, colegas professores enquanto é tempo!!! Quanto ao Simca, valeu pela "mensagem", mas confesso que esperava mais AÇÃO dos colegas professores que compõe a atual diretoria.

Patrícia disse...

Obrigado pela mensagem, sou professora neste município há bastante tempo e agora começo a ver um resgate da valorização de nossa profissão, isto estende-se também ao governo estadual e federal! Pois além de ganharmos pouco conviviamos com a desvalorização, ai é demais...
Acredito sim que por vontade politica ou obrigação judicial iremos conquistar nosso plano de carreira, tão sonhado mas não lutado por nós, temos que ser realistas, a categoria ainda não está unida suficiente...
Que tenhamos um ano pleno de realizações na educação de Canguçu, temos muitos bons professores fazendo maravilhas nestas escolas, são muitos os projetos desenvolvidos em vários rincões valorizando a nossa gente e Canguçu como um todo!!!

Anônimo disse...

Bom retorno para todos que trabalham nas escolas, porque uma escola não é só feita de professores e diretores. Os que mais recebem são os que menos trabalham, os funcionarios trabalham 44h semanais e ainda tem q trabalhar nos sabados e feriado ( ciena e outros eventos) por um dia de folga que nunca recebem, porq a escola nao funciona sem os mesmos,sabemos que temos direito a horas extras espero que o sinca enxergue isto, que não temos nada haver com os dias letivos, e para as diretoras não adianta falar elas não entende, depois quando colocam na justiça não sabem porque, isto vai ter mudar porque o nosso salario tá pouco.

Anônimo disse...

eu acho que o profissional liberal das 6:11 não valoriza sua alfabetização pois chama os professores de escorados, esquccendo que foi um escorado que te ensinou escrever e tu deve ser um profissional quebrado pra te este tipo de ideia.

mariluce disse...

Sou servidora pública municipal e tenho a dizer o seguinte: Nós (modo geral professores e funcionários)precisamos é parar de reclamar de nossos salários, afinal, quando prestamos concurso já sabíamos qual seria o nosso salário e sabemos que tem colegas que ganham bem mais que nós pq prestaram concurso para cargos diferentes, e se nós quisermos melhorar nossos salários temos que prestar concursos para outras áreas, dentro de nossa escolaridade é claro. Sabemos que após 3 anos o servidor tem o primeiro triênio num percentual de (4%) e a primeira promoção horizontal e o professor tem a mudança de classe, claro que essa só vai ocorrer após 5 anos na mesma classe, o que na verdade acho errado, deveria ser a cada 3 anos que nem o servidor, porém nosso sindicato não toma nenhuma atitude sobre isso, deveria conversar com o executivo e colocar essa diferença que existe, e solicitar equiparação, mas não o faz. Vejo que no comércio em geral os funcionários trabalham bem mais do que nós, ficam em pé o dia todo, muitos deles tem que fazer a limpeza do local de trabalho (o que não tira pedaço de ninguém) é um serviço digno, e eles fazem e dão graças a Deus de terem um serviço pq muitos são explorados, ganham só salário mínimo e não tem a certeza de que o serviço deles naquele local será até a aposentadoria, podem ser demitidos a qualquer momento, enquanto que nós, ganhamos pouco (mas é bem mais que o mínimo), porém temos uma certeza: Se trabalharmos cumprindo nossos deveres, fazendo o que nos compete, não seremos demitidos, podemos dormir e saber que no dia seguinte teremos serviço sim. Devemos agradecer a Deus que temos um trabalho e não só reclamar.

Anônimo disse...

A GRATIFICAÇAO DEVERIA SER PARA DIRETORES QUE MERECEM E CONFORME O NUMERO DE ALUNOS DA ESCOLA POIS TEM ALGUNS QUE SO FICAM BRINCANDO NO COMPUTADOR AO INVES DE FAZER ALGUMA COISA

Anônimo disse...

Faço o mesmo questionamento que o (a) amigo (a) das 2:18. Por quê? Qual a discriminação? Coordenador também é um cargo de confiança, mesmo que indiretamente...

Anônimo disse...

olha a questao de dar bonificação para os diretores é complexa pois tem muitos diretores que pagao para levantar de sua cadeiras confortaveis para ver algumas bagunças de alunos no corredor ou patio, pois tudo inrrita as madames, e depois na hora do recreio vao dar sermao nos prof. e querer saber o que estava acontecendo no corredor a final a responsabilidade é sempre do prof. e quando tambem a secretária vem tirar satisfação dos prof. a coisa nao facil, ser chefe nao para qualquer um tem que ter vontade de trabalhar muito para que a escola se destaque e nao so esperar que os camelos os carregue, pois nos eventos os diretores nem todos, alguns estuvam o peito e dizem minha escola fez isso ou aquilo, e esquece de trabalhar na propria para poder dizer isso, caborando mais e metendo a mao na massa para depois no peito e dizer má fizemos um bom trabalho, pois tem escolas que os professores é que carrengao o nome da escola, e ai quem merecem dicimo em.

Anônimo disse...

olha a questao de dar bonificação para os diretores é complexa pois tem muitos diretores que pagao para levantar de sua cadeiras confortaveis para ver algumas bagunças, ou quando mesmo o prof. pede ajuda , pois tudo inrrita as madames, e depois na hora do recreio vao dar sermao nos prof. e querer saber o que estava acontecendo no corredor a final a responsabilidade é sempre do prof. e quando tambem a secretária vem tirar satisfação dos prof. a coisa nao facil, ser chefe nao é para qualquer um, tem que ter vontade de trabalhar muito para que a escola se destaque e nao so esperar que os camelos os carregue, pois nos eventos os diretores nem todos, alguns estuvam o peito e dizem minha escola fez isso ou aquilo, e esquece de trabalhar na propria para poder dizer isso, colaborando mais e metendo a mao na massa para depois bater no peito e dizer má fizemos um bom trabalho.Pois tem escolas que os professores é que carrengao o nome da escola, e ai quem merecem dicimo em.

ARIEL disse...

até que enfim, acabei de ler um comentário de fundamento, o da MARILUCE.
parabéns!!! acabo de notar que tem algum funcionário de fundamento. Que não és apenas mais um dos recalcados que ficam só reclamando de seus salários.

Anônimo disse...

QRIA SABER QUEM É RESPONSÁVEL PELA FISCALIZAÇÃO DA LIMPEZA DOS COLÉGIOS?
A ESCOLA SANTA MARIA POR EXEMPLO!!! ESTIVE LÁ VISITANDO ANO PASSADO, MAS NÃO DEU PARA FICAR POR MUITO TEMPO, PORQ O CHEIRO DOS BANHEIROS ESTAVA INSUPORTÁVEL. DEVE HAVER UMA FISCALIZAÇÃO A RESPEITO DISSO?!!
TEM UMAS CRIATURAS Q NAO MERECEM NEM SERVIÇO DE FAXINEIRA PORQ NEM UM BANHEIRO ELAS SABEM LIMPAR. C NAO TEM FISCALIZAÇÃO SOBRE ISSO, ERA BOM QUE TIVESSE, PORQ OND FICA A HIGIENE Q OS PROFESSORES TANTO PREGAM EM SALA DE AULA? ACHO Q A ESCOLA TEM QUE DAR EXEMPLO...

Anônimo disse...

Já vi que o assunto começou falando de uma coisa e está terminando dando ênfase em outro assunto nada haver...a questão toda é...ONDE ESTÁ NOSSA HORA ATIVIDADE?????? Há, lembrei, no ano que vem tem eleição...então será que nos darão esse direito nas vésperas para que os "idiotas" vão de colinha entre as pernas e votem neles denovo???hahaha é um quadrinho o povo canguçuense mesmo..não enxergam o óbvio...tudo interesse da administração atual que acredito que tenha criado raízes na prefeitura...não pelo meu voto..tenho minha consciência limpa...dentro do possível, colegas professores TENHAM UM BOM RETORNO!!!

Anônimo disse...

Fiquei mt preocupada com a declaração da mariluce que compara o pessoal que não estudou (como os comerciários que qd assistem a uma palastra é paga pelo empregador) com os professores que para iniciarem a carreira precisam estudar por 20 anos.

Espero, Marluce, que tu fales com esssa ingenuidade e despreparo na sala de aula, para não gerar alunos conformados com o triste destino de ser explorado.

Sugiro ao secretário avaliar esse comentário, triste, e promover palestras aos professores que parece estão conformados com um destino medíocre.

Marluce, lê mais. Lê muito, até ficar minimamente instruída não comenta mais para não te expor e não expor os colegas. Nem todos têm essa submissão.

Mariluce disse...

A anonima das 10:44
Querida, como podes dizer que os comerciários não estudaram? Conheço pessoas que trabalham no comécio e que tem formação de Nível Superior, se não estão trabalhando no serviço público talvez seja porque não querem, mas que também estudaram e muitos tbm tem mais de vinte anos de estudo. O que eu expressei foi a minha opinião. Acho que temos é que para de reclamar sim. Somos uma classe privilegiada, deitamos a cabeça no travesseiro e sabemos que não seremos despedidos, no dia seguinte vamos ter nosso trabalho lá nos esperando, enquanto que quantas pessoas que trabalham no comércio podem ser demitidos a qualquer momento, ficando sem saber como sustentar a família, pq em nossa cidade as oportunidades de empregos são poucas.
Quanto a ler, eu leio muito, muito mesmo, talvez até mais do que vc, pq se vc lesse u pouco mais, saberia que existem milhares de pessoas aguardando uma chance de trabalho, pq o mercado está cada vez mais difícil e exigente, e eu acredito que na sua família ou algum amigo(a)tabalhe no comércio e que ganha bem menos que vc e não reclame que nem vc.
Esta é a minha opinião, eu estou contente com que ganho, e se eu quiser melhorar ainda mais meu salário, devo prestar concurso para outras áreas.
Não reclame tanto, sorria mais, a vida é linda e nós merecemos enquanto estivermos aqui na terra sermos felizes e uma maneira é começar aceitar o que a vida nos reservou. Dinheiro traz felicidade? Que eu saiba não. Ele ajuda, mas não é o mais importante. Viva! e seja feliz sem reclamar.

Anônimo disse...

AO 10:44PM:
Pelo visto, ao invés de estudar 20 anos para dar aula, vais ter que estudar 40 anos. Veja:
-marluce;
-esssa;
-para não (gerar) alunos;
-comentário(,) triste (? );
-aos professores que parece estão conformados;
achei 5 erros bárbaros, isso que nem 20 anos estudei, imagine então, se tivesse estudado, quantos erros mais.
É isso aí, 10:44 PM, lê mais, Lê muito...
E, parabéns pela grafia!

Anônimo disse...

PROFISSIONAL LIBERAL responde:

Ganho cerca de 19 mil reais mensalmente, já entrei alfabetizado na escola porque minha formação vem de berço. Além disso, os verdadeiros educadores não precisariam se indisporem com o meu comentário, pois me refiro a uma grande parte do magistério que só quer saber de receber o seu no fim do mês, se a carapuça serviu...