O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que vai retomar “com muito vigor” a política de desarmamento no País. A pesquisa Mapa da Violência 2011, divulgada nesta quinta-feira (24), apontou uma queda de 7% nas taxas de homicídio no País em 2003, ano em que entrou em vigor o Estatuto do Desarmamento.
“Parece evidente que a questão mais grave é a do armamento excessivo. Quando nós desenvolvemos políticas de desarmamento, o índice de violência cai. Uma população armada é uma população violenta. Precisamos dar sequência a essa política”, afirmou o ministro.
Segundo Cardozo, o ministério vai desenvolver campanhas e programas para incentivar o desarmamento da população. Ele afirmou que será um projeto conjunto entre todas as instâncias de governo e a sociedade. “Vamos discutir com o governo ações nessa área. Temos reuniões previstas com representantes da sociedade civil e esperamos retomar uma política ofensiva de desarmamento.”
Além das medidas de combate à violência armada, serão desenvolvidas ações contra o crime organizado, principalmente na fronteiras. “Para isso é necessário termos um plano de fronteiras que intensifique o combate ao crime organizado. Vamos, em conjunto com os estados de fronteira, criar gabinetes de gestão integrada.”
O ministro afirmou que a corrupção é um fator diretamente relacionado ao crescimento do crime organizado. Segundo ele, o crime organizado cresce, pois há permissividade do setor público. "Precisamos enfrentar isso. Recentemente houve operações da Polícia Federal no Rio de Janeiro e em Goiás que desmembraram organizações que tinham policiais envolvidos."
4 comentários:
Isto msm desarmem o cidadão e deixem os vagabundos armados ate "os dentes" pq acham msm que eles irão entregar as armas?
Aqui no sul não cola esta... aqui o povo é informado!!! E não podemos se entregar pros homens de JEITO NENHUM....
o povo do Sul é tão informado que recentemente um guri matou outro colega em Camaquã. faça-me um favor: Arma só nas mãos da Brigada e da Civil.
vão ter que terminar com os veículos automotores no brasil, pois, morrem mais por causa de acidentes de trânsito, do que, por causa de armas de fogo!
Postar um comentário