Atendendo a uma determinação judicial, o Ministério da Educação (MEC) prorrogou até as 23h59 de quinta-feira o prazo de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O período se encerraria nesta terça.
O sistema foi aberto nesse domingo e os alunos relataram dificuldades para acessar a página, que ficou sobrecarregada. Criada pelo MEC no ano passado, a ferramenta unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior. Nesta edição, são 83.125 vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.
De acordo com o MEC, além da prorrogação das inscrições, a Justiça determinou ainda que o sistema de reserva de vagas para estudantes de escolas públicas utilizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) seja estendido a candidatos de todos os estados. Antes, apenas os alunos cariocas poderiam se inscrever por meio da reserva.
Até domingo, o Sisu recebeu 357 mil inscrições. Com o adiamento do prazo, o cronograma de inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni), previsto para iniciar na quarta-feira, também será modificado.
MEC limita tempo de acesso ao site
O tempo de acesso ao site de inscrição no SiSU será limitado a partir desta segunda. Cada estudante terá 20 minutos para fazer a inscrição e, caso não haja movimentação por dez minutos, a página será fechada. De acordo com o MEC, o objetivo é reduzir a navegação excessiva.
O estudante pode se inscrever em até dois cursos, sendo que um deles deve ser selecionado como primeira opção. Quem for aprovado no curso de primeira opção é automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, o aluno perde a vaga.
Quem for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes, a critério da instituição de ensino.
AGÊNCIA BRASIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário