Os municípios da Costa Doce aderiram ao espírito de Natal, enfeitando as principais ruas e praças das cidades e realizando uma programação rica em diversidade cultural. Em Tapes, o que mais chama a atenção dentre os novos enfeites é o trenó do Papai Noel, puxado por renas, feito em fibras e instalado no centro da Praça Rui Barbosa – fazendo a alegria das crianças até o dia 6 de janeiro. A secretaria Municipal de Turismo, Desporto e Lazer instalou ainda decorações em diversos pontos da cidade, confeccionados, principalmente, com material reciclado. “Reformamos e pintamos os adornos antigos e confeccionamos novas peças”, explicou a secretária do Turismo, Stela Machado. As cartas recebidas das crianças para o Bom Velhinho foram selecionadas e adotadas por pessoas da comunidade. O Papai Noel já está indo até as residências de meninos e meninas agraciadas para entregar o mimo, juntamente com uma cesta básica.
Em Canguçu, o Natal Serra do Sul está encantando a comunidade graças ao coral de anjos, grupo de dança alemã, concerto anglicano, e o Projeto Música nos Bairros, realizados no entorno da Casa de Cultura , Praça Central e Prefeitura. A programação finaliza no dia 26 de dezembro, às 21h, com os shows de Zailor e Banda, Deivid Maia (voz e violão), e o encerramento a cargo do grupo Chega Mais. “A cada ano sentimos o aumento do público, muitas destas pessoas vêm de outras regiões do Estado para nos prestigiar. Estamos ganhando uma visibilidade muito grande, resultando positivamente no crescimento do turismo”, acrescenta o secretário do Turismo, Indústria e Comércio, Nilson Nornberg.
O Natal na Praça, evento realizado pela Prefeitura do município de Camaquã, através da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, secretarias, entidades e empresas está brilhando como nunca este ano com uma decoração especial, formada por mais de cinco centenas de luzinhas. “O nosso Natal é uma forma de motivar as famílias e toda a comunidade a entrarem no espírito das festas de final de ano, despertando sentimentos de confraternização, paz e harmonia”, afirma Gelson Andrade Gouvêa, secretário de Cultura e Turismo de Camaquã. Em Camaquã, acontecerá o Show de Natal com Manoel Camaquã, no dia 25 de dezembro, e o Encontro de Músicos Locais e o Festival de Ternos de Reis, no dia 26 de dezembro. As atividades finalizam no dia 29 de dezembro, com a escolha da Garota Verão. A programação acontece simultaneamente em dois espaços públicos, a partir das 21h. Na Praça Donário Lopes, os enfeites das árvores ficaram a cargo das empresas locais e, na Praça Zeca Netto, está situada a Casa do Papai Noel, uma grande árvore de Natal.
Queima de fogos
No Ano Novo, mais festa na região. Na virada do dia 31 de dezembro, a Prefeitura de São Lourenço do Sul irá promover mais uma vez a sua tradicional queima de fogos. O evento acontecerá no Largo Laura Abreu, mais conhecido como Largo da Cruz, e durará cerca de 13 minutos. O aquecimento da festa ficará a cargo do show da banda local Rota Luminosa. Serão montados dois telões nas laterais do palco para melhor visualizar as luzes do ano novo.
A organização do evento espera a participação de cerca de 10 mil pessoas, superando o público presente na queima de fogos do ano passado, que foi de 8 mil pessoas. “Esta é uma onda muito forte que vem crescendo. Estamos recebendo muita gente do interior, na maioria donos de propriedades rurais e turistas de municípios arredores como Cristal e Turuçu”, revela o secretário do Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul, Gilmar Pinheiro.
O aumento da participação do público, ainda segundo o secretário Gilmar, se deve ao fator referente à qualificação do evento, com investimentos feitos na contratação de novas atrações, geralmente sucesso entre o público.“Já fizemos uma queima de fogos regada a músicas de Carnaval em 2008” , diz ele. A infraestrutura também costuma ser um diferencial. “Costumamos utilizar vários efeitos sonoros e até mesmo de clipes para animar a noite”, acrescenta Gilmar.
A cidade de Arambaré, por sua vez, se destaca por proporcionar uma das melhores festas de fim de ano da Região. Um dos motivos é a queima de fogos com duração de 15 minutos junto à orla da praia, fazendo com que a pacata cidade receba aproximadamente 50 mil pessoas, segundo a contagem da secretaria de Turismo.
São turistas vindos de municípios vizinhos e de outras partes do Estado. Um dos diferenciais das comemorações de final de ano na cidade de Arambaré é a festa familiar ao ar livre. As pessoas pegam seus champanhes e seguem em direção as margens da lagoa (toda iluminada), curtem a queima de fogos e comemoram a chegada do Ano Novo, com tranquilidade e segurança. Logo após aproveitam o show realizado numa carreta palco, na Avenida Presidente Vargas. O atrativo é sempre com uma banda local. A cada ano, o poder público faz investimentos para ampliar e melhorar a estrutura do evento. A partir das 18h, o local será fechado ao trânsito. Assim o público presente poderá caminhar com a família e aproveitar a festa.
www.costadoce.com.br
COMUNICAR BRASIL – ASSESSORIA DE IMPRENSA
2 comentários:
o show deste natal ficou por conta do concerto anglicano!!!!Que show!!!!Parabéns a todos os participantes!!!!
E a andarilha que nas vésperas do Natal encontrava-se nas redondezas da Prefeitura Municipal de Canguçu, como passou o Natal?
Postar um comentário