NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

24 dezembro 2010

Municípios da Costa Doce entram no espírito de final de ano

Os municípios da Costa Doce aderiram ao espírito de Natal, enfeitando as principais ruas e praças das cidades e realizando uma programação rica em diversidade cultural. Em Tapes, o que mais chama a atenção dentre os novos enfeites é o trenó do Papai Noel, puxado por renas, feito em fibras e instalado no centro da Praça Rui Barbosa – fazendo a alegria das crianças até o dia 6 de janeiro. A secretaria Municipal de Turismo, Desporto e Lazer instalou ainda decorações em diversos pontos da cidade, confeccionados, principalmente, com material reciclado. “Reformamos e pintamos os adornos antigos e confeccionamos novas peças”, explicou a secretária do Turismo, Stela Machado. As cartas recebidas das crianças para o Bom Velhinho foram selecionadas e adotadas por pessoas da comunidade. O Papai Noel já está indo até as residências de meninos e meninas agraciadas para entregar o mimo, juntamente com uma cesta básica.

Em Canguçu, o Natal Serra do Sul está encantando a comunidade graças ao coral de anjos, grupo de dança alemã, concerto anglicano, e o Projeto Música nos Bairros, realizados no entorno da Casa de Cultura , Praça Central e Prefeitura. A programação finaliza no dia 26 de dezembro, às 21h, com os shows de Zailor e Banda, Deivid Maia (voz e violão), e o encerramento a cargo do grupo Chega Mais. “A cada ano sentimos o aumento do público, muitas destas pessoas vêm de outras regiões do Estado para nos prestigiar. Estamos ganhando uma visibilidade muito grande, resultando positivamente no crescimento do turismo”, acrescenta o secretário do Turismo, Indústria e Comércio, Nilson Nornberg.

O Natal na Praça, evento realizado pela Prefeitura do município de Camaquã, através da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, secretarias, entidades e empresas está brilhando como nunca este ano com uma decoração especial, formada por mais de cinco centenas de luzinhas. “O nosso Natal é uma forma de motivar as famílias e toda a comunidade a entrarem no espírito das festas de final de ano, despertando sentimentos de confraternização, paz e harmonia”, afirma Gelson Andrade Gouvêa, secretário de Cultura e Turismo de Camaquã. Em Camaquã, acontecerá o Show de Natal com Manoel Camaquã, no dia 25 de dezembro, e o Encontro de Músicos Locais e o Festival de Ternos de Reis, no dia 26 de dezembro. As atividades finalizam no dia 29 de dezembro, com a escolha da Garota Verão. A programação acontece simultaneamente em dois espaços públicos, a partir das 21h. Na Praça Donário Lopes, os enfeites das árvores ficaram a cargo das empresas locais e, na Praça Zeca Netto, está situada a Casa do Papai Noel, uma grande árvore de Natal.

Queima de fogos

No Ano Novo, mais festa na região. Na virada do dia 31 de dezembro, a Prefeitura de São Lourenço do Sul irá promover mais uma vez a sua tradicional queima de fogos. O evento acontecerá no Largo Laura Abreu, mais conhecido como Largo da Cruz, e durará cerca de 13 minutos. O aquecimento da festa ficará a cargo do show da banda local Rota Luminosa. Serão montados dois telões nas laterais do palco para melhor visualizar as luzes do ano novo.

A organização do evento espera a participação de cerca de 10 mil pessoas, superando o público presente na queima de fogos do ano passado, que foi de 8 mil pessoas. “Esta é uma onda muito forte que vem crescendo. Estamos recebendo muita gente do interior, na maioria donos de propriedades rurais e turistas de municípios arredores como Cristal e Turuçu”, revela o secretário do Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul, Gilmar Pinheiro.

O aumento da participação do público, ainda segundo o secretário Gilmar, se deve ao fator referente à qualificação do evento, com investimentos feitos na contratação de novas atrações, geralmente sucesso entre o público.“Já fizemos uma queima de fogos regada a músicas de Carnaval em 2008” , diz ele. A infraestrutura também costuma ser um diferencial. “Costumamos utilizar vários efeitos sonoros e até mesmo de clipes para animar a noite”, acrescenta Gilmar.

A cidade de Arambaré, por sua vez, se destaca por proporcionar uma das melhores festas de fim de ano da Região. Um dos motivos é a queima de fogos com duração de 15 minutos junto à orla da praia, fazendo com que a pacata cidade receba aproximadamente 50 mil pessoas, segundo a contagem da secretaria de Turismo.

São turistas vindos de municípios vizinhos e de outras partes do Estado. Um dos diferenciais das comemorações de final de ano na cidade de Arambaré é a festa familiar ao ar livre. As pessoas pegam seus champanhes e seguem em direção as margens da lagoa (toda iluminada), curtem a queima de fogos e comemoram a chegada do Ano Novo, com tranquilidade e segurança. Logo após aproveitam o show realizado numa carreta palco, na Avenida Presidente Vargas. O atrativo é sempre com uma banda local. A cada ano, o poder público faz investimentos para ampliar e melhorar a estrutura do evento. A partir das 18h, o local será fechado ao trânsito. Assim o público presente poderá caminhar com a família e aproveitar a festa.

www.costadoce.com.br
COMUNICAR BRASIL – ASSESSORIA DE IMPRENSA

2 comentários:

Anônimo disse...

o show deste natal ficou por conta do concerto anglicano!!!!Que show!!!!Parabéns a todos os participantes!!!!

ZOOM Social disse...

E a andarilha que nas vésperas do Natal encontrava-se nas redondezas da Prefeitura Municipal de Canguçu, como passou o Natal?