CLIMA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CLIMA E SEUS EFEITOS:
Abaixo uma estimativa nos varios minicípios, devido ao fato que as variações climáticas se apresentam de modo diferente em cada local da região.
Capão do Leão: A ocorrência de pouca chuva, com precipitação entre 6 e 13 mm e já está dificultando o encerramento do plantio de soja e milho e também a germinação e o desenvolvimento vegetativo nas áreas já plantadas. O mesmo está ocorrendo nas pastagens de verão.
Amaral Ferrador: A chuva da ultima semana beneficiaram o desenvolvimentos e o plantio das culturas do fumo, milho, arroz e soja no município.
Arroio do Padre: foram registrados 14 mm de chuvas, tivemos temperaturas amenas, normais para a época do ano. Os produtores estão realizando tratos culturais na cultura do tabaco que foi prejudicada pelo granizo como: capação, adubação de cobertura e novo aleiramento, bem como transplante de novas mudas.
Arroio Grande: predominaram dias claros com intensa luminosidade, temperaturas elevadas e noites amenas, e incidência de ventos moderados. No período ocorreram chuvas, que na média de dois locais levantados nesta semana resultou em 4,5 mm.
Canguçu: Chuvas abaixo da média/reservatórios baixando, com 25 mm de chuvas.
Cerrito: Na maior parte do município a falta de umidade para o plantio, de pastagens e milho.
Cristal: Foram registradas precipitações em praticamente todo o interior, que variaram de 25,0 a 40,0 mm, situação esta que favoreceu o desenvolvimento das pastagens, assim como a situação do arroz irrigado, que apresentava dificuldade de germinação e emergência, e as culturas de fumo, feijão e milho.
Herval: Semana com temperaturas em elevação, chuvas fracas distribuidas de forma irregular no município. A volta da umidade do solo permitiu o plantio da maioria das culturas de verãop em alguns locais .
Jaguarão: Não choveu no periodo ,dias claros com temperaturas em torno de 20°C. Campo nativo melhorou o desenvolvimento devido as chuvas . Lavouras de trigo, cevada e aveia em colheita. A semeadura do arroz com 100 % da área já semeada .Lavoura de soja em preparo , semeadura e desenvolvimento inicial. Boa umidade no solo .
Morro Redondo: O déficit hídrico vem se acumulando desde agosto , no período choveu 13mm, devido a baixa precipitação pluviométrica vem sendo prejudicado os trabalhos de preparo do solo e plantio das culturas de verão.
Pedras Altas: houveram chuvas esparsas com pouca influência nas culturas agrícolas e pecuárias da região.
Pelotas: Durante o período houve uma precipitação 11,58 mm no município, conforme informação do RADAR.
Pinheiro Machado: As precipitações pluviométricas continuam bem abaixo do esperado, prejudicando o desenvolvimento das plantações e do campo nativo, consequentemente um atraso considerável no plantio de milho e pastagem de verão, fato que também está ocasionando a falta de água para consumo dos animais em algumas propriedades.
Piratini: falta de precipitação esta favorecendo a colheita e qualidade da cevada e trigo no município e dificultando a implantação das culturas de verão, produção de leite no município perdas atingem mais de 30% no momento, produtores não conseguem semear suas pastagens. Choveu 11 mm no periodo.
Rio Grande: O déficit hídrico acumulado no mês de novembro prejudicou o cultivo da cebola, estamos em fase de colheita e os produtores que não possuem irrigação deverão ter uma perda em torno de 30%. Além disso, estão apresentando bulbos de tamanhos variádos o que prejudica a comercialização. Durante o período praticamente não houveram chuvas registra-se somente 2,2 mm, sendo que no acumulado do mês temos 39,5mm até o momento.
Santana da Boa Vista: Com as chuvas localizadas ocorridas no período, favoreceu momentaneamente o desenvolvimento do campo nativo e culturas já implantadas. Também para dar continuidade ao preparo do solo e plantio de soja, milho e pastagens de verão. No periodo ocorreram: 25,9mm.
São José do Norte: houve a ocorrência de 12mm de chuva, na localidade do Estreito, sendo que em outras localidades o volume de chuva não passou de 2mm. Com temperaturas de verão o que tem favorecido o crescimento das pastagens bem como o desenvolvimento do bulbo da cebola, sendo que as variedades precoces já estão sendo colhidas, porém pouco está sendo comercializado, os produtores estão esperando uma melhoria no preço do produto.
São Lourenço do Sul: As chuvas com granizo de 15 de novembro causaram estragos em solos, construções/benfeitorias (galpões, casas, estufas de fumo, etc), lavouras ( milho, feijão, , fumo, batata-inglesa, abóbora, cebola e amendoim) e criações ( ovinos, bovinos e quinos). Causaram estragos em estradas boeiros e mata ciliar. As ultimas chuvas foram benéficas ao plantio e desenvolvimento das culturas de verão e pastagens. Antes das chuvas citadas , vinha ocorrendo um período de estiagem que, acarretaram uma diminuição em aproximadamente 10 % na produção leiteira através de atraso nas pastagens de verão, deficiência dos campos nativos e antecipação final do ciclo das pastagens de inverno. Na semana de 22 à 28/11/2010, ocorreram chuvas que variaram de 21mm ( na sede ) à 41 mm nas localidades do interior. A Prefeitura municipal em função das chuvas e granizo , disponibilizará 900 sacos de sementes de milho, serviços de máquinas e algumas cestas básicas aos agricultores atingidos pelo evento.
Turuçu: Na semana ocorreu chuva de 15mm no município. Na cultura do arroz, os produtores continuam realizando a irrigação das lavouras, bem como efetuando o controle de plantas daninhas. Na cultura da soja, com a umidade do solo, os produtores realizaram o plantio, favorecendo a emergência das plantas. Produtores continuam o preparo do solo do restante das áreas. Até o momento foi plantado 70 % dos 2.100 ha previstos. Período ideal de plantio. Na cultura do milho, está com desenvolvimento normal, chuva ocorrida foi favorável. A maioria do milho é plantado pós fumo. O clima foi favorável para a colheita da semente do azevém. O clima seco possibilitou boa produção de semente e os produtores aproveitaram o clima seco e efetuaram a colheita e secagem da semente.
2 comentários:
Vai ensinar o padre a rezar missa, quem que não sabe que não pode contar dinheiro no meio da rua. Eu sempre fui bem atendido no Banrisul inclusive pela a funcionária essa que tu ta entregando. São 4 caixas 03 homens e uma mulher então que não sabe a quem te referes.
vai fazer comentario no lugar certo oooooooooo tonto!!!!!!!!!!
Postar um comentário