NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

24 novembro 2010

Veterinário desabafa sobre ataque a ovinos

Recebemos email do Médico Veterinário - Mestre em Produção Animal, Francisco José Otto Coelho, fazendo um desabafo sobre os constantes ataques que animais de sua propriedade, e de seus vizinhos, tem recebido por parte de cães das redondezas. O fato está sendo investigado pela polícia e também chegou até a Câmara de Vereadores onde na quinta-feira (25) uma moradora da região, Regina Quevedo, irá se manifestar no plenário durante a sessão, às 14h00min. Confira abaixo o texto enviado ao site:

"Jus Esperniandi
Senhores, embora não sendo um jurista ou um advogado por formação, venho por meio deste externar este Jus Esperniandi, ou “Direito de Esperniar”, direito este dado àqueles que nada podem fazer, a não ser queixar-se (espernear) de fatos ocorridos.
Espernear por fatos ocorridos na propriedade de minha família nos últimos quinze dias, onde em três ataques durante a madrugada, nosso rebanho ovino foi vítima de cães errantes e ao todo perdemos cerca de 30 ovinos, sendo que outros nove agonizam por resultado deste ataque (seguem-se as fotos).
E o porquê não ter o que fazer... Pois não há de quem reclamar, ou pelo menos não momentaneamente. Depois do último ataque, procuramos a prefeitura, que nos foi imensamente solidária com o problema. A Brigada Militar foi ao local para que fossem constatados os fatos, e esta instituição nos foi atenciosa e prestativa, como é de sua conduta. Averiguaram casas nas redondezas, mas infelizmente nada encontrando, (muitos escondem os cães para não serem responsabilizados pelas mortes).
O que externar aqui é uma indignação tremenda é com os proprietários destes cães. Estes sim são os verdadeiros culpados, pois inúmeras vezes criam os cães e os abandonam a própria sorte ou sub-alimentam estes, o que os força a caça, ou simplesmente os treinam para a caça e os deixam soltos a noite para que eles pratiquem em nossos rebanhos.
Note-se que no parágrafo anterior citei “nossos rebanhos”, sim nossos, pois sei que este direito de ” Jus Esperniandi” reverbera em outros tantos produtores rurais que perdem diariamente suas criações para outros cães errantes nos mais longínquos confins de nosso extenso município. Já não nos bastasse estas crianças “La ninha e El ninho” para nos contrapor ainda temos que sofrer com matanças diárias em nossas criações.
Senhores, sei que este é um problema de longa data. Há muitos que já desistiram de criar ovelhas por conta deste percalço, mas o que lhes peço hoje é para que denunciem! Denunciem quem abandona um cão, denunciem quem tem cães que caçam rebanhos à noite, utilizem os meios de comunicação, utilizem a prefeitura, utilizem a inspetoria veterinária, mas sempre denunciem.
E se acharem que não vale a pena, todos vão lembrar-se no natal, pois lá quando quiserem comer uma carne de cordeiro com vossas famílias, seu bolso vai arder pela escassez de produto no mercado provoca pelos famigerados cães “sem dono”.
Sem mais a esperniar,
Francisco José Otto Coelho - Médico Veterinário – Inspetoria Veterinária de Canguçu."
Imagen enviada pelo leitor



3 comentários:

Anônimo disse...

"O que externar aqui é uma indignação tremenda é com os proprietários destes cães. Estes sim são os verdadeiros culpados, pois inúmeras vezes criam os cães e os abandonam a própria sorte ou sub-alimentam estes, o que os força a caça, ou simplesmente os treinam para a caça e os deixam soltos a noite para que eles pratiquem em nossos rebanhos."

Parabenizo o autor pela extrema sensatez na avaliação da situação. É de fundamental importância a proteção à todos os animais e isso inclue os ovinos. O que não podemos, justamente como ressalta o autor, é crucificar os cães, que, assim como suas vítimas, agem por instinto ou treinamento. Em hipótese alguma podemos permitir atitudes que não sejam em relação aos DONOS ou o ESTADO (que, por lei, é o tutor de todos os animais).

Anônimo disse...

O problema eh que os donos dos cães agora depois do acontecido irão sacrifica-los...

Anônimo disse...

eh, mas lembrando ao anonimo 1:18pm; que esses donos desses caes são uns irresponsáveis não vão fazer nada, muito menos o estado. portanto, os donos dos rebanhos vão ter que dar um exemplo, ou aviso, sacrificando 1 ou 2 desses cães caçadores, somente aí irão aparecer os donos dos cães. já haviam de ter tomado essa atitude.