NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

01 setembro 2010

VIVA BEM NO TRÂNSITO ESCOLA CARLOS SOARES DA SILVEIRA

Nesta terça feira dia 31 de Agosto, de inicio chuvoso, algo especial esperava pela equipe do projeto “Viva bem no trânsito” e com certeza não era somente o sol que deu o ar da sua graça e resolveu mostrar-se ao povo canguçuense, a equipe andou por estradas barrentas e com certeza carregando algumas preocupações, pois rodaria em torno de 40 Km da sede do município até a localidade de Nova Gonçalves, mais precisamente até a Escola Carlos Soares da Silveira, para mais um dia de compromisso e de empenho em mudar a triste realidade dos altos índices de acidentes com nossos jovens.
Na chegada à escola a equipe foi carinhosamente recebida pela diretora Maria Regina Lindemann Muller, e então o dia chuvoso logo se transformou numa das mais agradáveis terças feiras desde que começamos nossa caminhada, acompanhando as ações do projeto “Viva bem no trânsito”. Como todos já devem ter percebido, a maior preocupação da equipe tem sido com a preservação da vida, esse presente recebido de Deus e que alguns parecem insistir em não valorizar. Pois infelizmente mais três jovens de nossa região tiveram suas vidas abreviadas tragicamente neste último final de semana. Agora já somam 21 pessoas, vítimas fatais do mau comportamento no trânsito, este ano aqui no município. Será que o esforço incansável dessa equipe será em vão? Não senhores, pois na equipe existe a convicção de que muito se pode fazer e as sementes que agora são semeadas germinarão e frutificarão. Hoje se teve uma pequena prova disso, através das expressões e o brilho que se enxergou nos olhos das crianças que participaram do dia de ação do projeto naquela escola. O depoimento emocionado de uma professora que acima de tudo é mãe de um moço vítima, felizmente não fatal de um acidente de trânsito e que hoje está recuperado. Tem-se conhecimento de que muito há que caminhar, é conhecida a realidade da dor daqueles que perdem seus entes queridos vítimas de acidentes de trânsito, mas também é sabido que chorar por eles não ajudará ninguém a mudar essa realidade. Por isso essa equipe não cansa de solicitar a ajuda da comunidade para que com mudanças comportamentais ajudem a mudar o trânsito, tornando-o mais seguro para todos, mais humanizado.
No inicio da programação foi apresentada uma dramatização em forma de musical com expressões corporais de jovens meninas da escola, com apelo para a consciência no trânsito, trabalho coordenado pela coordenadora pedagógica Marcia Beatriz Kern e a professora Aline Döring Krumreich. Também foi encenada uma peça de autoria dos próprios alunos mostrando os riscos de se misturar álcool com a direção, apesar dos conselhos sempre sábios dos pais. Após foi realizada a palestra da equipe para os 60 alunos que participaram das atividades no turno da manhã. Ao final todos permaneceram na sala comentando sobre comportamento no trânsito iniciando-se então um saudável debate sobre o assunto. Ao meio dia a equipe foi convidada a saborear um apetitoso almoço junto com a direção, as professores e as demais funcionárias da escola.
Na parte da tarde, houve diversas apresentações, uma peça com as fadinhas intitulada “No reino da sinalização”, um musical “Motorista”, um jogral denominado “Bom motorista” e outro sobre “placas e sinais”, sendo que todas as 70 crianças participaram de alguma forma dessas atividades. Iniciou-se então a palestra para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, ministrada pela supervisora educacional Claudia Madri, com a participação do membro especial da equipe o boneco Lilico. A tarde foi muito produtiva e as crianças foram participativas ao extremo o que deixou a equipe muito satisfeita. Ao final a equipe foi convidada para um café e ao sair cada um dos membros da equipe recebeu um pequeno presentinho como agradecimento pela presença.
*com informações de Paulo Moura.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns!!!Este trabalho é belíssimo e de suma importância, visto que nos dias de hoje está morrendo tantos jovens em acidente de trânsito, e é fazendo este trabalho de conscientização com os nossos alunos é que teremos a esperança de um amanhã melhor. Parabén a todos os envolvidos neste projeto. Elisabet

Dionatan L. Müller disse...

Parabéns pela iniciativa do projeto. É através de atitudes como essas que a conscientização deixará de ser uma mera utopia, para se tornar realidade. É imperativo que essa situação seja modificada. VIDAS precisam parar de ser perdidas de maneiras tão esdrúxulas. Escrevo com a competência de quem já sentiu e sente na pele o que é perder alguém muito importante. "Perder" não seria a palavra correta, porque apenas ganhamos anjos. Que Deus esteja com todos aqueles que passam por essa situação extremamente dolorosa e com todos esses profissionais que de uma forma ou outra contribuem para que VIDAS sejam poupadas, e que cada final de semana não se transforme em um pesadelo.

Anônimo disse...

Eles somente vão palestrar, ou tambem vão inspecionar os transportes escolares? Pelo que eu saiba a maioria não estão em dia.