NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

08 agosto 2010

Fora de Foco: Surgem novas oportunidades

Cursos são uma boa alternativa para geração de renda

Um ponto forte que tem sido muito bem explorado na cidade de Cerrito, principalmente pela Secretaria de Turismo e Cultura e também de Agricultura, são os cursos oferecidos gratuitamente pelo SENAR (Sistema Nacional de Aprendizagem Rural) através do Sindicato Rural. Este benefício tem trazido centenas de pessoas para dentro das salas de aula nos mais variados tipos de cursos, trazendo além da geração de renda, qualificação de muitos profissionais, melhoria na qualidade de muitos produtos oferecidos no comércio local e tirando dezenas de pessoas da ociosidade.
Durante esta semana, dois cursos foram ministrados na cidade de Cerrito, o de Artesanato em Palha de Milho, que foi oferecido á 15 mulheres em quatro dias com a duração de 32 horas de aulas práticas e teóricas, de terça á sexta das 8 horas ás 12 horas e das 13:30 horas ás 17:30 horas. A professora Cristina Schaun Furhrmann destacou a oportunidade de se fazerem cursos gratuitamente, pois os recursos são oriundos do percentual de 2% do INSS que os produtores recolhem nas negociações com nota.
Segundo a professora Cristina, as alunas tiveram a oportunidade de aprender técnicas em cestarias e modelagem em palha e sabugo de milho, peças decorativas e tingimentos naturais e com anelinas industriais. Cristina ainda destacou a facilidade de se buscar a matéria prima, que além de ter um custo quase zero é praticamente descartável do ponto de vista do produtor, e o trabalho manual muitas vezes acaba servindo como uma terapia que gera renda para a dona de casa ou proprietária rural.
Paralelo ao curso do Artesanato em Palha de Milho, também pelo SENAR, aconteceu o curso de Panificação, de 2 á 4 de agosto, em turno integral das 8 horas ás 12 horas e das 13 horas ás 17 horas, a professora Graziela Napoli pode ensinar as 17 dedicadas alunas a confeccionarem pães doces e salgados, de sanduíche, vários tipos de massas, pizzas, raviólis, capeletes, canelones, bolachas, alimentos integrais e enriquecidos, ou seja, mais de 40 receitas com aulas práticas e teóricas, onde todas puderam aprender técnicas de conservação, manuseio e truques de armazenamento e limpeza do ambiente e higienização de um modo geral.
A professora Graziela elogiou muito a participação da administração municipal através do esforço incansável do Secretário de Cultura e Turismo Marcos Halfen, que não envidou esforços para a realização do curso.
As alunas do curso de panificação exaltaram que o novo aprendizado trouxe muitos ganhos, citando como exemplos a confecção das várias massas que aprenderam, e as vantagens não só para o dia a dia no lar, como na possibilidade de empregar as novas técnicas na busca por uma nova forma de renda.
Fotos:Pedro Ferreira
Assessoria de Comunicação

8 comentários:

CARLA disse...

PQ CANGUÇU NÃO TRAZ ESTES CUSOS PRA CÁ AQUI A GENTE QUER APRENDE COISAS DIFERENTES,MAS NÃO TEM OPORTUNIDADE.
PARABÉNS A CERRITO PELA INCIATIVA...

Anônimo disse...

Quem pode trazer curso pra canguçu é o Vereador João Durão ou o Nilson Nornberg os outros só atrapalham.

Anônimo disse...

parabens a canguçu pelos cursos trazidos!!!!
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
ah! me enganei, não é em canguçu;
essa iniciativa foi numa cidade bem menor que canguçu!!! pô em canguçu nem isso! que avanço progressista!

Anônimo disse...

Minha nossa esses comentários a cima acho que não são de canguçu
pelo amor de Deus será que voces não sabem que nos centros de apoio a família da secretaria de assistencia social de canguçu oferece desde as crianças de 6 anos até aos 100 espaço esportivo, pedagógico, assistente social, psicólogo, além de taekwondo
aulas de dança, violão, música, banda comunitária, Brigada Mirim, e cursos como corte e costura, marcenaria, bisquit, crochê tricô, edredom, olha se eu for descrever tudo não caberá neste comentário. então procure saber mais meus queridos das coisas que acontecem na sua cidade antes de criticar!!!!!

Anônimo disse...

e aonde esta o resultado desses cursos todos que tem em canguçu? nem divulgação tem; pois, as notícias são: benefício tal, para tal cidade. e canguçu?

Anônimo disse...

Meu querido ou querida te convido para visitar o CEAF Triangulo e o CEAF fonceca e também o CRAS na vila Nova para ver estes tal resultados que queres saber! são famílias atendidas que com certeza estão levantando sua altoestima se quiseres participar tbem será bem vindo. Pena que existem pessoas que só sabem pensar negativamente e não conseguem vet o lado bom da Prefeitura de Canguçu a também podes dar uma passadinha da Secretaria de Assistencia social se preferir !!!!!!!!! Canguçu é destaque nesta area em todo o estado!!!!!1

Anônimo disse...

vou mandar a minha vó aí para fazer umas aulas de tricô!!!!rsrsrsrrsrsr

Anônimo disse...

Quanta ignorância fica assim inerte parada deve ser o que gostas de fazer!!!!!!!!! quem reclama e debocha tanto é quem não tem perspectiva pra nada nesta vida!!!!