NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

18 agosto 2010

Canguçu antecipa comemoração do dia do Maçom

Foto: Augusto Pinz/Canguçu em Foco
Em 20 de agosto de 1822, foi convocada uma reunião extraordinária do Grande Oriente do Brasil por Joaquim Gonçalves Ledo, face a ausência de José Bonifácio, Grão-Mestre que encontrava-se viajando. Gonçalves Ledo seu substituto hieráquico na maçonaria brasileira, profere um eloqüente discurso, expondo aos maçons presentes a necessidade de ser imediatamente proclamada a independência do Brasil. A proposta foi votada e aprovada por todos os presentes. A cópia da ata dessa reunião foi encaminhada a D. Pedro I que encontrava-se também viajando e, recebeu tal decisão às margens do riacho do Ipiranga em 7 de setembro, ocasião que o Imperador proclamou a independência do Brasil por encontrar respaldo e mesmo dterminação da maçonaria brasileira. 20 de agosto foi escolhido para ser o dia do maçom brasileiro, porque nessa data que realmente a nação se tornou independente, por força e decisão da maçonaria.

Em Canguçu a data foi comemorada no dia 16 de Agosto com uma Sessão Magna na loja José Bonifácio, com a presença de maçons e convidados. O Grão-Mestre da Maçonaria da Grande Loja Macônica do Estado do RS, o canguçuense Gilberto Mussi, apresentou uma palestra com o tema "“PROFANAMENTE BATEM A PORTA DE NOSSO TEMPLO. O QUE FAZER?...”

O primeiro passo do encontro foi esclarecer ao publico presente o tema. Em suas palavras, Mussi revelou que a frase revela o atual momento em que se faz presente a intervenção benéfica da maçonaria junto aos entes publicos, a exemplo do histórico da maçonaria em momentos decisivos do país. O principal passo é a discussão de um novo pacto federativo. "Hoje os municípios ficam com apenas 15% do arrecadado", revelou. Listas pegando assinatura e título de eleitor de todos os Brasileiros estarão correndo o país nos próximos dias para que seja entregue um documento no Legislativo Federal pedindo a discussão do tema.

"Nós somos os maçons de 2010. Não podemos fugir da responsabilidade", disse o Grão-Mestre. Outro ponto abordado pela maçonaria é a luta contra as drogas. "O Crack está ai e precismos fazer algo", revelou. Após o encontro foi servido um chá aos presentes.  O evento també contou com a presença de representantes de maçons de diversas lojas da região.


O Site Canguçu em Foco esteve presente através de seu editor, Augusto Pinz, acompanhado do amigo Nenel Vieira do blog Consciência Urbana.

Nenhum comentário: