Venda do produto arrecadado vai beneficiar a APAE do município
Pela primeira vez, serão disponibilizados em Canguçu, pontos de coleta de óleo de cozinha usado. A rede de postos de combustíveis Fitazul em parceria com a Apae Canguçu inicia nesta segunda-feira, dia 2 de agosto a campanha, “De Olho no Óleo” disponibilizando coletores em cada um dos postos para arrecadar o óleo e fazer a destinação correta do produto, o qual pode ser reutilizado na composição do biodisel e na confecção de sabão e produtos de limpeza.
Conforme o diretor da rede de postos Rafael Bettin, a intenção é fazer uma campanha social, para chamar a atenção da população para os problemas que o óleo de cozinha usado jogado na natureza pode causar a saúde dos rios e açudes e no fluxo de esgoto do município. "O óleo de cozinha é totalmente reciclável e cada um pode fazer sua parte trazendo seu óleo usado até um de nossos postos para fazermos o destino correto”.
Em cada um dos postos haverá coletores especiais de óleo. Basta que as pessoas levem o óleo que foi usado em frituras dentro de garrafas pets para qualquer um dos Postos Fitazul do município. Depois de recolhido, o óleo será destinado às empresas parcerias, responsáveis pelo correto destino do produto. A responsabilidade do posto será vender esse óleo arrecadado para empresas de compromisso ambiental que darão o destino correto.
Todo o valor arrecadado com a venda do óleo usado será destinado a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Apae Canguçu, que atende hoje 135 alunos portadores de deficiência por meio de educação, prática pedagógica, social e fisioterapeutica.
Os danos do óleo de cozinha - O óleo de cozinha causa inúmeros problemas no meio ambiente. Como é menos denso que a água, não se dilui ao entrar em contato com a mesma. Além disso, é muito ácido. Ao ser colocado nas redes coletoras de esgoto, provoca a retenção de sólidos, entupimentos e problemas de drenagem. Nos arroios e nos rios, dificulta a troca de gases entre a água e a atmosfera, causando danos aos animais, pois forma uma camada e não permite a entrada de luz. Cada litro de óleo contamina até 20 mil litros de água.
Pontos de coleta do óleo – Avenida 20 de setembro – 488; Rua Manoel Pompílio da Fonseca, 23 ; Rua Silveira Martins, 35; BR392, km 140 e BR392 Km 117.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Nenhum comentário:
Postar um comentário