Casa Lindorf Lemke
A cidade de Pomerode, em Santa Catarina, ostenta o título de mais alemã do Brasil. Situada no Vale do Itajaí, próxima a Blumenau, a localidade está repleta de descendentes dos primeiros imigrantes que chegaram a partir de 1863. É nesse cenário que a jornalista paulistana Selma Tronco escreveu o livro Rota do Enxaimel – Uma trilha de histórias em Pomerode.
A arquitetura enxaimel consiste em uma estrutura de madeiras entrelaçadas cujos vãos, os espaços vazios, são preenchidos com tijolos. Já a Rota do Enxaimel é um atrativo turístico localizado no bairro de Testo Alto, onde há uma concentração desse tipo de residência.
São mais de 30 fotos coloridas de todas as casas visitadas que fazem parte do mapa turístico do local. As imagens mostram a diversidade de cores e formas existentes nessa herança alemã que cruzou o Atlântico e sobrevive até hoje em terras brasileiras.
As tradições alemãs ainda estão muito presentes no cotidiano de Pomerode que tem pouco mais de 25 mil habitantes. O doce “cuca”, bem como o “melado” são produzidos em muitas dessas casas para consumo próprio ou venda. O idioma alemão é falado em praticamente todas as famílias através do dialeto “plattdüsch”.
De acordo com o Prof. Irenêu Voigtlaender, escritor de Pomerode que fez o prefácio do livro, “este é um trabalho inédito para toda a história de Pomerode, pois traz uma radiografia da cidade que, até então, nenhuma autoridade local conheceu".
Rota do Enxaimel – Uma trilha de histórias em Pomerode (270 págs.), de Selma Tronco.
Um comentário:
Augusto, gostaria de mais sugestões de livros no site. Seria possível? obrigdo!
Postar um comentário