NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

03 junho 2010

Corpus Christi em Canguçu

A tarde agradável de quinta-feira (03), feriado de Corpus Christi, movimentou a comunidade católica do município de Canguçu, em grande número, participando da celebração e da procissão ao redor da praça Dr. Francisco Carlos dos Santos.
A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média e consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois temos o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi.
É uma das mais tradicionais festas do Brasil e é comemorado no país desde a chegada dos portugueses. Em 1317, o Papa João XXII determinou a procissão em vias públicas.





Fotos: Augusto Pinz-Canguçu em FOCO

9 comentários:

Anônimo disse...

Que interessante ...

Não sou um frequentador assíduo em missas em nossa paróquia, mas em todas (todas) as vezes que por lá estive, nunca (nunca mesmo) vi a presença de algum secretário(a), prefeito, vice-prefeita ou famílires de algum deles...
Será por ser ano de eleição e porque a imprensa se faz presente em festividades cristãs, resolveram aparecer?
Para os cristãos - católicos - que são assíduos, que participam de missas e momentos litúrgicos, acredito que bate uma aflição quando percebem a presença e sentem que é pura cena... pura conveniência pelo momento!

Anônimo disse...

A primeira dama já vi diversas vezes na igreja, até mesmo por ela ser de família de orígem italiana.
onde a~tradição católica é muito forte.
Mas muitos que ali estavam, foi pura cena.

Anônimo disse...

voces nao deixas os politicos em paz nem mesmo em horario de igreja,
todos os anos saem da igreja, para na prefeitura, padaris do rolinho, casa da cultura e depois retornam a igreja.
só falta dizer que o monumento que estao costrindo na no cerrro é coisa de politica tambem,
voces nao vao a igraja conforme disseram.
ois acha o que fazer edeixem de criticar

Anônimo disse...

10:20 - O MONUMENTO LÁ DO CERRO COMO TU DIZ... É COISA DA POLÍTICA SIM! O DINHEIRO QUE ESTÃO COLOCANDO LÁ, SAIU DOS NOSSOS IMPOSTOS, E SE O DINHEIRO INVESTIDO SAIU DE NOSSOS IMPOSTOS, É POLÍTICA SIM!

QUANDO À DEIXAR OS POLÍTICOS EM PAZ... QUANDO ELES FIZEREM AS COISAS COM RESPEITO E CORRETAS, A POPULAÇÃO DEIXA DE PEGAR NO PÉ!

O QUE NÃO PODE, É ELES APARECEREM SÓ NA HORA DE SE BENEFICIAR POLITICAMENTE, PENSANDO EM OBTER VOTOS... NEM SÓ DE PÃO VIVE O HOMEM.

QUEM MANDA ELES APROVEITAREM DE MOMENTOS IMPORTANTES AOS FIÉIS PARA APARECEREM NA VITRINE...QUERER COLHER O QUE NÃO PLANTARAM!

ESTOU CERTO OU ERRADO?

Anônimo disse...

O que orgulho de ser católico vendo essa multidão denovo voltando para a igreja.

Anônimo disse...

Báh, a administração municipal recebe críticas até quando vai a Igreja! Quando é que o cidadão canguçuensse vai passar a viver a sua vida e deixar os administradores viverem a sua vida em paz, sem críticas? É muito difícil contentar a todos, e não será o Prefeito Cássio que vai realizar esta proeza, porque sempre terá alguém que não vai concordar com as atitudes tomadas por ele ou por sua administração. Queria ver se as pessoas que tanto criticam teriam a coragem de colocar o seu nome a candidato a Prefeito, e muito menos assumir a responsabilidade de comandar uma população que nunca está contente com nada, sempre reclamando ou achando que não poderiam fazer isso ou aquilo. O povo já acostumou a reclamar de tudo: até da seleção convocada pelo Dunga, quantas opiniões contrárias, dizendo que ele devia ter levado ronaldinho, vitor e outros nomes que não lembro, então é isso, a reclamação sempre vai haver.
Ah! frequento seguidamente a Igreja Matriz e por algumas vezes já vi o prefeito e sua família na Igreja. Outro detalhe: O Prefeito mora bem próximo da Comunidade Dom Helder Câmara, deve ir lá seguidamente. Quem sabe o anônimo começa a frequentar aquela comunidade para se encontrar com o prefeito? Fica a sugestão.

Anônimo disse...

Para ti anônimo das 10:20

Esse é o "Zé povinho" de Canguçu, defensores da administração, nem sabe escrever direito "padaria do rolinho" hehehe
Mas defendem os políticos, é isso ai, tu és o retrato do Brasil.

Anônimo disse...

11,23
Assim sempre foi conhecida a primeira padaria em canguçu e se localizava la no final da vila triangulo.
Te Orgulha o cidadão babaca,
conheça um pouco da história de canguçu
e agora . vai dizer que escrevo errado por escrever canguçu com (c) minúsculo?
tu deve ser um perdedor aqui na politica ja a muito, afinal vão fechar 16 anos
rsrsrsr é brabo isso, ou não?
conta pra nós conta

Anônimo disse...

Além de "Zé Povinho" é um baba ovo também, deve ser mais um dos que mamam na tetinha do governo.
Eu não estou interessado se faz tantos anos que o PP tá no governo, eu me orgulho de ter estudado e não precisar ficar de baixo das asas de político e de partido nenhum.

Certamente não deve ser teu caso, precisa lamber o chão deles.

Me orgulho sim de saber a história da Canguçu, tu que tem que te atualizar para poder escrever algo, vive no passado e se acha grande coisa.

Assim vemos quanta é a ignorância das pessoas, defendem os políticos para se dar bem na vida, pois é a única maneira de conseguir algo.