Pedro Pereira tem aprovado projeto que cria Comitês de Combate ao Câncer de Próstata no RS
O Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (25), deu um importante passo no sentido de prevenir uma das principais causas de morte entre homens no Estado. Com a aprovação do PL 125/2008, de autoria do deputado estadual Pedro Pereira (PSDB), fica determinada a criação de Comitês Municipais de Informação e Prevenção ao Câncer de Próstata em âmbito estadual.
Segundo Pereira, os comitês são destinados a informar, conscientizar e prevenir a comunidade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. “É necessário que as pessoas tenham informações capazes de possibilitar a identificação de sintomas da doença ainda na fase inicial. Desta forma, após detectar o problema, poderá ocorrer o tratamento mais indicado”, afirma. A intenção da criação desses comitês é, exatamente, a prevenção da doença que mais atinge os homens a partir de 40 anos no Brasil. Outras enfermidades, como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e diabetes mellitus, já contam com centros regionais para seu tratamento ou orientação sobre elas à população. “O câncer de próstata carece exatamente disso. De divulgação a respeito de sua prevenção e dos riscos que oferece. Precisamos desmistificar o exame de toque e conscientizar os gaúchos da importância de fazê-lo”, afirma o parlamentar.
O câncer de próstata afeta 47 mil brasileiros a cada ano e, por não apresentar dor, acaba sendo detectada, na maior parte das vezes, em estágio já avançado. Com a criação dos Comitês, a população gaúcha terá acesso a informações cruciais e à prática de ações preventivas, desde exames físicos até laboratoriais e complementares.
O projeto prevê também a realização de campanhas educativas periódicas para o diagnóstico precoce, através de palestras, mutirões de exames e conscientização dos profissionais municipais de saúde sobre a importância da realização dos exames, tanto de toque quanto PSA (Antígeno Prostático Específico), além de atuar junto às escolas, com apoio do corpo docente, para elaborar ações de conscientização para as próximas gerações de gaúchos.
Os comitês serão formados por grupos compostos por três a seis membros vindos de empresas prestadoras de serviços na área da saúde, profissionais e secretários da saúde, sociedade civil, ONGs e associações e trabalharão para elaborar, além das atividades de prevenção, estatísticas anuais dos casos de câncer de próstata em cada município.
Informações: Ass. de Imprensa do Deputado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário