NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

29 abril 2010

Leitor fala sobre Reciclagem de lixo em Canguçu

Augusto:
Peço para não ser identificado.
Gosto muito da minha terra. Nasci aqui. Amo Canguçu.
Me preocupo muito com o futuro da minha cidade.
Sei que também erro em alguns pontos, mas o que posso fazer, faço.
Separo o meu lixo reciclável e destino aos catadores com suas carrocinhas transbordando de papelão.
Só que vidros eles não recolhem.
O que faço com os vidros? Vou separar e juntar para a Prefeitura Municipal recolher, afinal, ela mantém uma cooperativa de recicladores...
Perguntei para um funcionário deste setor:
-Vocês recolhem vidros?
A resposta me assustou.
-Não. Ninguem quer. Sabe quanto pagam pelo quilo em Pelotas? Um centavo. Não vale apena.
Ora. Se a Prefeitura, através da tão discutida Secretaria do Meio Ambiente, pensa no lucro, esse serviço de reciclagem deveria ficar a cargo da Secretaria da Fazenda (risos).
Esse mesmo funcionario me respondeu, indagado sobre o que eu deveria fazer com os vidros, que eu deveria jogar no lixo, como todo mundo faz.
Mas que barbaridade!

O Espaço do Leitor é destinado a textos enviados pelos leitores do site. Envie para gutopinz@yahoo.com.br

5 comentários:

Anônimo disse...

É um absurdo, não tão nem aí, deve haver uma coleta seletiva e programada, pois ontem dia 28/04/2010, quando passava pela Gal. Osorio, ao anoitecer os garis colocavam Lampadas fluorescentes no caminhão do lixo.
O que diz a Secretaria do Meio Ambiente? Lampadas, pilhas,sucatas de aparelhos eletronicos possuem metais pesados. PENSEM NISSO...

Anônimo disse...

Sempre falei e volto a repetir, a Secretaria so melhorara se colocarmos pessoas que saibam sobre meio ambiente que sejam do meio ambiental e não o Sr. Basilio que só entende de que mesmo que area ambiental ele foi mesmo graduado. Doutor em cargo de confiança. RSSSSS Assim não da enquanto isto as futuras gerções é que vão sofrer, por causa de alguns poucos e incompetentes que estão no poder.

Anônimo disse...

Vai lá no lixão que vocês vão encontrar coisas piores lá!
Mas como todo mundo tá cansado de saber: para eles o que vale é o dinheiro, se não vão ter lucros que se dane o meio ambiente, que se dane se vai contaminar o solo e a água, que se dane se nossos filhos e netos terão um futuro. é isso que as autoridades e as maioria das pessoas pensam! Só se dão conta na hora das tragédias que nós vemos na TV todos os dias, passado isso nem se importa mais! Até quando eles vão viver assim? Será que um dia vão se dar conta?

Anônimo disse...

Muito bonitas as palavras dos comentários acima, mas gostaria de saber quem destes, separa o seu lixo de casa, lava as embalagens antes de mandar para reciclagem, que gasta um pouco do seu tempo e seu dinheiro para ir levar no ponto de triagem em frente ao cemintério e/ou entrega estas embalagem reciclaveis para os reconhedores?
Os nosssos governantes são um reflexo das nossas escolhas e principamente nossos atos, mudem o povo que o governo mudará, ao contrário é utopia.

Anônimo disse...

Como bom ambientalista sigo a risca todos os passos de uma reciclagem lavando e separando o que pode e o que não pode ser reciclado e encaminhando a destinos corretos como as pilhas o organico coloco em minha horta e as garrafas como não estão pegando eu corto e faço copo.
Não fico só nas palavras eu tranformo em atos e você o que faz.