NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

23 abril 2010

Audiência Pública sobre educação

A Câmara Municipal de Canguçu recebeu diversos representantes da educação na tarde desta sexta-feira (23). Foram professores, pais, alunos e políticos que buscaram resolver o problema da instalação e ampliação do ensino médio em alguns locais do interior do município.
Estiveram presentes o prefeito Cássio Mota, o secretário municipal de educação Andrio Aguiar, o deputado Estadual Pedro Pereira (PSDB), representante da Secretaria Estadual de Educação Francisco Xavier, o coordenador regional da educação (5ª CRE) Adelino Penedo, além dos vereadores Zé Fernando, Madrid, Wendel Vilela, Zilmar Rosa, Ailton de Melo, Gerson Nunes e o presidente do legislativo João Durão.
Em um primeiro momento foi apresentada aos presentes os processos necessários para a criação e a transformação de escolas do ensino fundamental em ensino médio. Uma série de fatores como biblioteca com livros de até 10 anos de publicação, laboratório de biologia, salas, entre outros pontos foram apresentados como necessários para o funcionamento do ensino médio nas escolas do interior, o que falta para muitas delas.
No caso especial da Escola Marechal Floriano foi colocado que será necessário enviar ao conselho de educação um novo projeto até dia 30 de Junho para avaliação do conselho. O Prefeito Cássio Mota (PP) se comprometeu com a conclusão das obras para ampliação do prédio. "Agora quero sair daqui com a certeza que o Estado fará sua parte", disse Cássio. O deputado Estadual Pedro Pereira (PSDB) disse que agora começa uma corrida contra o tempo. " Temos dois meses para entregar o novo projeto e cobrar do conselho estadual de educação", disse. O Conselho é um órgão autônomo que regulamenta a concessão ou não da liberação das atividades de ensino médio. O vereador Ailton de Melo (PMDB) se mostrou satisfeito com as colocações. "Fico feliz com a afirmação do Prefeito agora quero que o deputado Pedro cobre do estado a parte deles", falou.
A Situação das Escolas Feliciano Barcelos Nunes (3° distrito) e Barão de Santa Tecla (1° distrito) é mais complicada, já que ambas escolas do estado precisam de reformas para atender os pedidos do conselho. O vereador João Durão (PDT) entregou um abaixo assinado com mais de 600 assinaturas ao coordenador regional de educação com pedidos de alunos para o ensino médio na escola Feliciano Barcelos. "Hoje existe o ensino médio na Alberto Pasqualine e não tem como atender a todos os alunos. Sem falar que é um local mais central na região', disse. A Escola aguarda verbas desde 2005 da consulta popular para reformas no prédio. Francisco Xavier lembrou que a governadora Yeda Crusius (PSDB) estará liberando verbas de governos anteriores que não cumpriram com os pedidos. "Se estiver entre as prioridades do corede, o dinheiro da escola irá sair", disse.


VEREADORES FAZEM PEDIDOS:
Aproveitando a presença do Coordenador Regional da Educação o vereador Wendel Vilela (foto abaixo) cobrou a contratação de mais professores para a rede estadual de ensino. O Coordenador Adelino Penedo disse que na próxima segunda-feira (26) o problema deve ser resolvido, pois, tem reunião na Secretaria de Educação sobre o tema. Ele esclareceu que o grande número de licenças e aposentadorias diminuiu muito o número de professores feito na previsão inicial do começo do ano letivo.
Indagado sobre contratações através do PRADEM (Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Estadual no Município) ele respondeu que o programa deve ser refeito e após a publicação no Diário Oficial do Estado o contrato é repassado ao Prefeito e posteriormente a Câmara para aprovação.
Coordenador da 5ª CRE, Adelino Penedo, ao lado do deputado Pedro Pereira (PSDB)

O Vereador Gérson Nunes pediu que fossem revistas as condições de difícil acesso pra a escola José Veridiano no 5° distrito. Adelino disse que a questão está sendo revista em todo o estado e que sabe da questão da escola em que muitos professores desistem de dar aulas para não percorrer os 50 km diários sem o valor do difícil acesso.
Vereador Gérson (PT) a esquerda ouve a resposta de Francisco Xavier (direita).
Fotos: Augusto Pinz/Canguçu em Foco

7 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que seja de suma importancia este projeto, mas falar em CONTRATO, e humilhante com um monte de professor aprovado, vaum deixar de cada vez aumentar mais esdte cabides de emprego e nomear os novos aprovados, pois so assim, sera um pouco menos injusta a educação. Enquanto fizerem do ensino um meio de fazer politica nada vai ir para a frente, qualquer iguinirante sabe disso
abram os olhos e tente serem justosss representantes, bem que o Wendel podia puxar esta parte igual a do pai dele que tanto era contra os contratos e convenios para cabides, naum eh????

Anônimo disse...

A luta dos vereadores na defesa de suas localidades de origem foi importante. O vereador João Durão está demonstrando mais uma vez o guerreiro que é. Os outros dois do 4º distrito também defenderam suas bandeiras. Mas a grande vergonha é administração municipal, sempre contra as escolas estaduais, jogando escolas municipais contra estaduais, como se estas não fizessem parte do município. A um interesse descomunal nos alunos das escolas estaduais, é em nome desse interesse toda uma comunidades é desrespeitada.

Anônimo disse...

Humilhante é escrever "VAUM" e "IGUINIRANTE", humilhante é criança sem escola adequada, humilhante é CRIANÇA SEM PROFESSOR, humilhante é não saber que o PRADEM é algo totalmente legal por parte da Secretaria de Educação do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal e que os contratos em questão virão pra substituir as gestantes e outras licenças de professores já concursados... Sou professora e presenciei toda a preocupação de todos os vereadores que lá estavam e considero que HUMILHANTE SÃO AS CRÍTICAS INFUNDADAS!
Espero sinceramente que seja cumprido tudo que foi falado lá por parte dos nossos governantes tanto em escala estadual, quanto municipal, espero sinceramente que nossas escolas e nossos alunos tenham a educação que merecem!

Anônimo disse...

Se as autoridades, presentes na audiência, analisarem as solicitações chegarão a conclusão de que a implantação do Ensino Médio na Escola Feliciano Barcellos Nunes beneficiará alunos de várias localidades do 3º Distrito. Muito se fala em incentivar a permanência no campo mas para isso é necessário oferecer condições para que as pessoas estudem no local onde vivem. Isso nada mais é do que um DIREITO que elas têm.

Anônimo disse...

Mas e o vereador ze fernando com nome de rua para o pai e tio e titulo de cidadão para o cunhado.Iston não é legislar em causa propria.O homem da ética

Anônimo disse...

Acho que a iniciativa dessa audiência foi muito boa e o que foi dito também, pois a população ficou a par das burocracias que é para se ter escolas com ensino médio e com qualidades para nossos filhos. O vereador João esta de parabéns, pois mais uma vez mostrou o interesse pelas escolas do nosso município e defendeu muito bem com vários argumentos bem infundados e com provas do que disse esperamos que com tudo isso haja um pouco mais de atenção da parte das autoridades que tratam dessa parte. Foi citado que as escolas têm que ter espaços para comportar alunos, mas como lembrou o vereador João durão em 2005 à escola Feliciano do 3° ganhou uma grande quantia de dinheiro na consulta popular, já estamos em 2010 e até agora nada como vamos preparar nossas escolas com espaços se quando se consegue verbas o valor não é liberado??

Anônimo disse...

Observem a foto o guru do Cassio esta dando orientações ao prefeito na audiência pública, alias o supresecretario e conselheiro da administração, dizem o cassio não faz nada sem o consultá-lo, afinal o cassio mal sabe ler e escrever,o emprego que tem no estado foi graças a apadrinhamento politico....e o supersecretario entende de tudo, e na retaguarda o cão de guarda Paulo Peres,atento a quem fale da adminsitração, principalmente nas rádios....quem te viu me paulo peres...chorando as magoas quando terminou a administração domirio camargo, ficou sem eira e nen beira ..se não fosse o Odilon Mesko....mas o mundo da muitas voltas..vamso esperar...