NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

27 março 2010

Zona Sul representada no Conae

Há um ano, municípios brasileiros receberam a proposta de promover debates para a Conferência Nacional de Educação (Conae), que ocorre entre domingo (28) e quinta-feira. Após etapas intermunicipais e estaduais, chegou a vez de reunir e finalizar a proposta do Plano Nacional de Educação (PNE) para os próximos dez anos. Representantes de Pelotas e região que estão em Brasília afirmam que, pela primeira vez a Educação é trabalhada de forma tão ampla, abrangendo todos os setores e campos de atuação.

A comunidade escolar foi chamada para participar. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime) organizaram as etapas no Estado. Pelotas realizou uma pré-conferência para mobilizar a população ao debate, incluindo municípios de Arroio do Padre, Turuçu, Morro Redondo e Canguçu. As discussões se dividiram em seis eixos temáticos, mantidos em todas as etapas do evento, como a infraestrutura das escolas, formação de professores e diferentes abordagens no ensino.

No final do ano passado, delegados representantes da região participaram da conferência estadual e foram selecionados para irem a Brasília. Pelotas e região estão representadas por quatro delegados. Sob as diferentes perspectivas nos campos da Educação, eles se inscreveram para participar de alguns eixos e palestras nos próximos dias. Na quinta-feira, acontece a plenária final da Conae, que definirá as propostas e adendos inseridos no documento base para o PNE, após aprovação de cerca de cinco estados.

Fonte: Dário Popular-Pelotas

Nenhum comentário: