NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

11 março 2010

Projeto Adolescência Sadia atinge recorde de adesão


Nesta quarta-feira (10), no Cine Teatro 27 de Junho, houve a abertura de mais um encontro de capacitação e socialização das ações desenvolvidas dentro do Projeto Adolescência Sadia.

Com o Cine Teatro lotado, o evento marcou a continuação do Projeto em 2010, com recorde de pessoas e entidades engajadas na ação para proteção de crianças e adolescentes frente à gravidez na adolescência e ao uso de drogas.

A abertura contou com a presença dos Poderes Executivo e Legislativo, Secretários da Administração, Brigada Militar, representantes religiosos, profissionais da Saúde, da Assistência Social, da Educação e Imprensa local. Após, na parte da manhã, estão previstos: momento motivacional, apresentação de trabalhos realizados dentro do Adolescência Sadia, ações dos Centros de Apoio à Família e do Centro de Referência em Assistência Social; do CAPS AD, Estratégias em Saúde da Família e do Programa DST/AIDS, além da socialização de ações promovidas pelas escolas municipais dentro do Projeto. Quanto à tarde, seguem as apresentações da rede municipal e também da particular, com encerramento previsto para 17 horas.

O Projeto Adolescência Sadia tem origem na constatação pelo poder Municipal dos altos índices de gravidez na adolescência e do significativo consumo de drogas entre a população jovem. Para conter essa realidade, inicialmente, as Secretarias de Saúde, Educação e de Assistência Social de Canguçu elaboraram o Projeto para agir de forma preventiva e de resgate daqueles que já estavam com um dos problemas alvo da ação.

Assim, para a operacionalização do Projeto, a Prefeitura teve que inicialmente investir na formação e qualificação de profissionais que estavam e continuam em contato direto com a realidade constatada.

- O objetivo principal é capacitar profissionais e trabalhar a prevenção, reforçou a Secretária Municipal de Assistência Social, Mara Mota. Assim, o Adolescência Sadia tomou forma e ganhou, em pouco tempo, a adesão da comunidade e segmentos por entenderem a gravidade do problema e estarem conscientes de que tal situação deveria ser revertida.

Para a Vice-Prefeita, Mariza Eslabão, o grande objetivo do Projeto é o de amparar crianças e adolescentes por meio de um trabalho em rede das entidades do município para que a população jovem de fato tenha vida. Ainda, durante pronunciamento, a Vice-Prefeita salientou que o sucesso da ação é mérito de todos em prol de uma sociedade melhor uma vez que o enfrentamento da violência e a valorização humana estão sendo alcançados devido ao empenho de profissionais e instituições junto à causa.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Nenhum comentário: