NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

10 fevereiro 2010

Canguçuense contra mestre de capoeira

Da esquerda para direita: CM Jarrão, Mestre Marquinho, CM Dhunga e Monitor Ithalo.
No próximo dia 20 de Fevereiro, em Pelotas, estará acontecendo um dos maiores eventos de Capoeira da região, com a coordenação do Mestre Marquinho Brasil. No evento realizado na academia Tekion, estrão recebendo novas cordas - a graduação no mundo da capoeira - vários alunos que praticam a arte Brasileira há alguns anos.
Entre os agraciados com a nova graducação está o professor de educação física Edson Coelho, batizado como Dhunga entre os capoeiristas. Dhunga é praticante de capoeira há 18 anos e estará recebendo a graduação que antecede o estágio máximo. Ele estará sendo promovido a contra-mestre(CM), um estágio antes de Mestre, o maior grau dentro a hierarquia capoeiristica. Atualmente existem poucos mestres reconhecidos oficialmente pela Confederação Brasileira de Capoeira na região, grau que Dhunga pretende alcançar em breve.
O evento será dividido em duas etapas. Pela manhã uma tradicional roda em frente a catedral São Francisco de Paula livre a todos capoeiristas e a tarde por volta das 15h00min um envento reunindo os novos graduados na academia Tekion.
Além de Dhunga os jovens Ithalo de Paula e Guilherme Danenberg, que também praticam em Canguçu, estarão recebedo as cordas verde e Branca e verde, amarela e azul, tornando-se Monitor e aluno Formado, respectivamente. As cordas representam os graus alcançados, e pela confederação a Branca encerra o ciclo quando o capoeirista chega a mestre. Elas são formadas de acordo com a bandeira do Brasil.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ai ai! Jesus me socorre por favor! Esse Itálo é lindo!