
Por tirarem delas o sustento da família, os agricultores reconhecem a importância de se preservar o conhecimento, a tecnologia popular e a história contidas nas sementes crioulas. Prova disso foi a expressiva participação e engajamento na 4ª Feira Estadual de Sementes Crioulas e Tecnologias Populares, que reuniu produtores e representantes de entidades ligadas ao setor de todo o Rio Grande do Sul durante este final de semana (05 e 06/12) no Ginásio de Esportes Conrado Ernani Beto, em Canguçu.
A Feira este ano teve como tema o Bioma Pampa, e buscou divulgar a importância de se conservar a biodiversidade, em especial as sementes crioulas e a sustentabilidade na agricultura familiar. “Só assim poderemos garantir a segurança alimentar das pessoas, hoje e das futuras gerações”, frisa a Assistente Técnica Regional da Emater/RS-Ascar, Cléria Jacondino. O presidente da Unaic, André dos Santos, ressalta que a preservação da biodiversidade é fundamental para manter o equilíbrio de todo o sistema. “Precisamos avaliar e buscar alternativas para que nossos filhos e netos possam encontrar animais e plantas únicos do Bioma Pampa em seu habitat natural”.
Aos 65 anos o agricultor de Morro Redondo, Adolfo Noremberg, é um exemplo de homem engajado nesta valorização do conhecimento contido na sementes crioulas. Não se importa em deixar sua casa no final de semana para participar de todas as Feiras para as quais é convidado pela equipe da Emater/RS-Ascar de seu município, e desta vez não foi diferente. Noremberg, que levou suas sementes crioulas de milho e feijão para apresentar aos visitantes da Feira de Canguçu, conta que a valorização deste produto começou já na infância, fruto das lições transmitidas por seu pai. “Muitos acham difícil cultivar sementes crioulas, mas é preciso manter esta produção” argumenta.
Além da preservação e valorização das sementes crioulas e das tecnologias populares, a Feira também oportuniza a geração de renda para os moradores da zona rural, já que promove a comercialização de artesanato e produtos da agroindústria - dos 200 estandes montados no Ginásio Conrado Ernani Bento, 68 são dedicados ao artesanato e 24 a produtos da agroindústria. Para atrair ainda mais visitantes, a programação inclui ainda palestras, debates, oficinas e apresentações artísticas.
A realização do evento é da União das Associações Comunitárias do Interior de Canguçu (Unaic), com apoio da Prefeitura, Câmara, Embrapa Clima Temperado, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Emater/RS-Ascar, que apóia o evento baseada na Frente Programática Alimentos para Todos, executada de acordo com os Programa Estrturantes do Governo do Estado.
Colaboração e Informações:
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Pelotas
Foto: Jornalista Patrícia Strelow
(53) 3225 7700
pstrelow@emater.tche.br
www.emater.tche.br
A Feira este ano teve como tema o Bioma Pampa, e buscou divulgar a importância de se conservar a biodiversidade, em especial as sementes crioulas e a sustentabilidade na agricultura familiar. “Só assim poderemos garantir a segurança alimentar das pessoas, hoje e das futuras gerações”, frisa a Assistente Técnica Regional da Emater/RS-Ascar, Cléria Jacondino. O presidente da Unaic, André dos Santos, ressalta que a preservação da biodiversidade é fundamental para manter o equilíbrio de todo o sistema. “Precisamos avaliar e buscar alternativas para que nossos filhos e netos possam encontrar animais e plantas únicos do Bioma Pampa em seu habitat natural”.
Aos 65 anos o agricultor de Morro Redondo, Adolfo Noremberg, é um exemplo de homem engajado nesta valorização do conhecimento contido na sementes crioulas. Não se importa em deixar sua casa no final de semana para participar de todas as Feiras para as quais é convidado pela equipe da Emater/RS-Ascar de seu município, e desta vez não foi diferente. Noremberg, que levou suas sementes crioulas de milho e feijão para apresentar aos visitantes da Feira de Canguçu, conta que a valorização deste produto começou já na infância, fruto das lições transmitidas por seu pai. “Muitos acham difícil cultivar sementes crioulas, mas é preciso manter esta produção” argumenta.
Além da preservação e valorização das sementes crioulas e das tecnologias populares, a Feira também oportuniza a geração de renda para os moradores da zona rural, já que promove a comercialização de artesanato e produtos da agroindústria - dos 200 estandes montados no Ginásio Conrado Ernani Bento, 68 são dedicados ao artesanato e 24 a produtos da agroindústria. Para atrair ainda mais visitantes, a programação inclui ainda palestras, debates, oficinas e apresentações artísticas.
A realização do evento é da União das Associações Comunitárias do Interior de Canguçu (Unaic), com apoio da Prefeitura, Câmara, Embrapa Clima Temperado, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Emater/RS-Ascar, que apóia o evento baseada na Frente Programática Alimentos para Todos, executada de acordo com os Programa Estrturantes do Governo do Estado.
Colaboração e Informações:
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Pelotas
Foto: Jornalista Patrícia Strelow
(53) 3225 7700
pstrelow@emater.tche.br
www.emater.tche.br
2 comentários:
Ótima Feira de Sementes!!!! Excelente em organização, atendimento, atenção e oportunidade a todoS : AGRICULTORES, ARTESÃOS, E TODAS AS PESSOAS QUE QUEREM E DESEJAM TRABALHAR. OPORTUNIDADES DOS ARTESÃOS MOSTRAR O SEU TRABALHO, COOPERATIVAS E OUTROS.... TODOS!!!! PENA QUE O ARTESANATO EM NOSSO MUNICÍPIO NÃO É VALORIZADO COMO DEVERIA!!! AS VEZES SE COMPRA "lembrancinhas" EM OUTRAS CIDADES, PAGAMOS CARO, E ACHAMOS MARAVILHOSO. AQUI, O ARTESANATO É VISTO COMO CARO, NA VERDADE NÃO SE VALORIZA O EXCELENTE ARTESANATO QUE TEMOS EM NOSSO MUNICÍPIO, A SUA QUALIDADE, CRIATIVIDADE E A DESPESA E O TRABALHO QUE DÁ O ARTESANATO. QUE ALIÁS, SE BEM VALORIZADO É UMA EXCELENTE FONTE DE RENDA. PARABÉNS A FEIRA DE SEMENTES QUE SABE VALORISAR NOSSO TRABALHO!!!! ISSO NOS DEIXA IMENSAMENTE FELIZES, PORQUE VEMOS E VISLUMBRAMOS OUTRAS OPORTUNIDADES, PORQUE É UMA FONTE DE RENDA ALTERNATIVA PARA OS MENOS FAVORECIDOS, PARA OS QUE AMAM A ARTE E TAMBÉM PARA AQUELES QUE BUSCAM NOVAS OPORTUNIDADES.ESPERAMOS SINCERAMENTE QUE HAJA MAIS VALORIZAÇÃO DO ARTESANATO E MAIS OPORTUNIDADES PARA MOSTRARMOS E COMERCIALIZARMOS NOSSO TRABALHO!!! E PENSEM: ARTESANATO DÁ GASTO DE MATERIAL , DÁ TRABALHO E PRECISA SER MUITO INTELIGENTE E CRIATIVO PARA REALIZAR UM TRABALHO DE ARTE!!! GENTE, VAMOS VALORIZAR O ARTESANATO DA NOSSA QUERIDA TERRA!!!!
Bem legal a feira, mesmo.
Postar um comentário