
Foi instalada nesta quarta-feira (9) a Comissão Especial com oObjetivo de Avaliar o Sistema Estadual de Transporte ColetivoIntermunicipal de Passageiros. Presidida pelo deputado Luís AugustoLara (PTB), proponente da mesma, a Comissão terá o objetivo de fazeruma radiografia desse serviço público, responsável pela movimentaçãode milhares de pessoas. O órgão técnico será formado ainda por outros 11 parlamentares,analisará o transporte coletivo que é concedido pelo Daer e tambémavaliará as tarifas cobradas, as linhas, frotas disponíveis e aexistência de transporte coletivo irregular. O processo de concessão efiscalização da prestação dos serviços também entrará na pauta detrabalho. Lara lembrou que a nova Comissão complementa o trabalho já feitoatravés da Comissão Especial das Estações Rodoviárias, encerrada emnovembro, e que concluiu que as rodoviárias gaúchas não evoluem porfalta de autosustentação. “Não temos uma lei de concessão dessesserviços no Estado e por isso solicitamos a nova Comissão, paraanalisar a concessão de linhas e valores de passagens. Tudo isso faznecessário que refaçamos um modelo de concessão, tanto para asrodoviárias quanto para o transporte coletivo”, disse. O parlamentar destacou ainda que cerca de 70 milhões de pessoas sedeslocam via transporte municipal, por ano, no Estado, e que algumaspassagens, como a de Porto Alegre-Uruguaiana são mais caras do quealguns trechos nacionais de avião. Além disso, lembrou que os ônibusnão facilitam a acessibilidade de deficientes ou idosos. “Então, fazerum raio-x e apresentar, no primeiro semestre de 2010, um anteprojetode novo marco regulatório para o setor é nossa meta nesta Casa!”,apontou Lara. O presidente da Assembléia, deputado Ivar Pavan, parabenizou Lara pelainiciativa e disse que o debate sobre transportes é uma prioridade doLegislativo e que vem sendo adiado. “Nós do Parlamento temos obrigaçãode colaborar e ouvir usuários e empresários do setor para que possamosaperfeiçoar esse sistema e acabar com decisões arcaicas”, disse. Em função do recesso parlamentar, os trabalhos da nova Comissão sóserão iniciados a partir do mês de fevereiro.
Foto: Augusto Pinz
Informações:Fernanda Crancio
Um comentário:
é umexcelente candidato a governador, além de ser da nossa região sul
Postar um comentário