Na tarde desta sexta-feira (11) aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores uma Sessão Especial com o diretor-presidente da Companhia Riograndense de Saneamento, Luiz Zaffalon, para tratar do atendimento prestado pela autarquia no município. Ainda estiveram presentes o deputado estadual Pedro Pereira (PSDB) e o Prefeito Cássio Mota (PP).
A reunião que tinha o objetivo de discutir o serviço de abastecimento de água em alguns pontos da cidade acabou revelando um dado preocupante. O Presidente da CORSAN, após admitir os problemas e dizer que irá trabalhar para melhorar, revelou que o bom relacionamento entre município e CORSAN está afetado pela não renovação do contrato de prestação de serviços. O contrato encerra dia 15, próxima terça-feira, e caso não seja renovado à construção da barragem do Pantanoso, antigo sonho dos Canguçuenses, poderia não sair, já que o BNDES não liberaria a verba se não for renovado este ano. A Companhia pretende assumir a rede de esgoto da cidade, e em audiência pública realizada anteriormente os presentes optaram por não repassar o serviço já que aumentaria em até 40% o valor da tarifa.
O prefeito Cássio reagiu às declarações mostrando insatisfação com a declaração de zaffalon, mas pediu colaboração dos vereadores para uma solução para o tema. Ele também pediu que o município receba uma fatia maior de recursos da Companhia que não investe praticamente nada na cidade. Já o presidente da CORSAN disse entender que o município quer um acordo mas pede agilidade.
A verba para a construção da barragem do Pantanoso é de R$ 17 milhões e para não se perder é preciso que a CORSAN entre com um pedido de prorrogação para o próximo ano mantendo o benefício.
O Deputado Pedro Pereira (PSDB), antigo defensor da municipalização da água, defendeu a renovação do contrato com a CORSAN.
E agora???O que você acha disso tudo??? Deixe Seu comentário.
13 comentários:
ACHO QUE APESAR DO REAJUSTE QUE A CORSAN QUER COLOCAR CANGUÇU NÃO TEI OUTRA SAÍDA A NÃO SER ACEITAR FAZER O QUE
Caro amigo Augusto,
2010 é ano de eleições, pois bem a companhia quer se promover e mais, ainda querer pegar a conceção de saneamento básico, hora de idiotas não tem nada. Mas acho no meu entender, que a Prefeitura e a Câmara devem estudar bem esta caso. O município tem condições de cuidar desta área, vamos dar tarefas básicas e de fundamento para o secretário "baseado", ou ele que saia da cadeira para dar lugar a um outro mais experiente.
Julio Magrão
O Pedro era defensor de muitas coisas,como a municipalização da água,maiores salários para os professores...etc,etc,etc.Agora ele é contra tudo que pregava,só que ele está se esquecendo que vai precisar do nosso voto pra se reeleger,ele que vá pedir votos noutra fregusia por que Canguçu não vota em traira.
Pô esse Pedro é bem burro mesmo,só dá tiro no pé,será que não tem assessor pra avisar ele que está se queimando,que horror.
Bha estamos sendo chantagiados e chantage é crime, como tambem o mal atendimento feito pela corsan é crime contra o consumidor. se eu fosse prefeito seria macho botava eles pra correr e municipalizava a água e ganharia muitos votos o povo esta precisando de governantes com atitudes.
o deputado qdo vereador defendia com unhas e dentes a municipalização da agua. diariamente estava nas rádios locais criticando o serviço e o valor.tinha solução pra tudo. foi muito bom ele ter se eleito dep. e melhor ainda ser governo. pois só assim conseguimos ver quem realmente ele é. eu aprendi. e quem naõ aprende com os erros.
Com a pergunta do vereador Ubiratan se o depudado era a favor ou contra o mesmo mostrou ser bem tucano.Ficou em cima do muro e mostrou que não tem posição.
Ele defendia tanta coisa...
Amigos sejamos inteligentes, dar a concessão para a CORSAN ATRELADO AO UM VALOR X DO SALARIO MINIMO o preço dos serviços, só sobe qdo. houver reajuste nos salários, ou seja um aumento memor que o indice que irá reajustar os salários.tb pode ser assim: A CORSAN presta o serviço e paga o ISQN sobre a arrecadação, é fácil é só bota uma perguntaq no CENSO se o domicilio tem serviço de água e esgoto. Repassando para a prefeitura fazer melhoramentos, inclusive nos BURACOS DAS RUAS QUE A CORSAN ABRE E DEPOIS FICA UM HORROR.
QTO. AO DR. PEDRO VAI TER QUE CLINICAR OUTRA VEZ... VOTO EM BRANCO MINHA GENTE, CHEGA DE PAGAR ALTOS SALÁRIOS PRÁ ESTA GENTE!
O QUÊ ?????????
AINDA NÃO INICIARAM A DITA BARRAGEM???
Não importa quem fique com a concessão de água e esgoto. O que não pode é o esgoto ser jogado "cru", sem qualquer tratamento direto nas sangas e arroios que cortam a cidade. Caso seja renovado o contrato com a CORSAN deve ser exigido dela que faça urgente o tratamento dos dejetos (mer** mesmo)e isto com prazo determinado, sob pena de pesadas multas pelo município (meio ambiente). E quanto ao deputado?? Ainda tem alguém que acredita nele??
Bah!!! Não sabia que tinha esgoto CRU?! Então quer dizer que a Corsan ou a Prefeitura terá que COZINHAR a MER** antes de ir parar na sanga? (risos)
Olá na minha ignorancia tenho uma preocupação com a construção da barragem.Ela se estenderá pela costa do Camaquã? E quantas familias serão desalojadas? E as familias que são assentadas virarão sem terras de novo? Nesse caso serão MST e MAB ao mesmo tempo.Isso é bom mesmo?
Postar um comentário