NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

05 novembro 2009

Dia 20 de Novembro é feriado em Canguçu

A Câmara Municipal aprovou em 2009 o projeto do vereador Wendel Vilela (PTB) tornando dia 20 de Novembro feriado municipal na comemoração do “Dia Da Consciência Negra”.A lei 3252/2009 já vale para este ano.
Muitas pessoas ainda não se habituaram a nova lei. A maioria responde com espanto quando informada de que no próximo dia 20 será feriado. A seguir um pouco da história do dia 20 de Novembro, lembrado todo o Brasil

A história do dia 20 de novembro!
Em 1971, retomando uma longa e rica trajetória de participação política, o Movimento Negro sai às ruas para denunciar o racismo e lutar pela melhoria da condição de vida da população negra brasileira.

Em 20 de novembro 1971, há trinta e oito anos atrás, o Grupo Palmares de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, realizou o primeiro ato publico da historia do Brasil em homenagem a Zumbi.

Zumbi foi apresentado como herói nacional e o 13 de maio foi apresentado como farsa da abolição. Segundo o Jornal Versus, na seção do Afro-Latino América, a imprensa negra daquela época liderada pelo Jornalista Hamilton Cardoso havia uma polêmica em relação às comemorações do 13 de Maio.

O Núcleo Negro Socialista propunha sair às ruas nesta data porque avaliava que o 13 de Maio era uma data simbólica para população negra que ainda acreditava na “generosidade” da princesa Isabel e no mito democracia racial, e exatamente por estes motivos era necessário reconstruir essa história através de uma visão crítica sobre o que fora a Abolição da Escravatura.

Foi assim que o dia 13 de maio entrou no calendário de luta como o Dia Nacional de denúncia contra o Racismo. Enquanto o 20 de novembro foi instituído como o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi assumida pelo Movimento Negro Unificado em 1978 e a partir daí passou a ser comemorada por todas as organizações negras como a data mais importante da população brasileira.

Estava lançada a base para definição das duas principais bandeiras de luta do Movimento Negro Brasileiro uma representando a consciência social contra o racismo e a outra valorizando a memória de Zumbi dos Palmares.

Confira a Lei:
Lei nº 3252/2009

“INSTITUI COMO FERIADO MUNICIPAL O DIA 20 DE NOVEMBRO, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA”

Arion Luiz Borges Braga, Presidente da Câmara Municipal de Canguçu, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela lei orgânica;

Faço saber, que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou e eu, nos tgermos do 1º do Artigo 53 da Lei Orgânica do Município, promulgo a seguinte Lei:

Art. 1º - Fica instituído como Feriado Municipal o dia 20 de Novembro, “Dia da Consciência Negra”.
Art. 2º - Revogadas as disposições em contrário, esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

GABINETE DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CANGUÇU/RS, 06 DE ABRIL DE 2009.

Arion Luiz Borges Braga
Presidente

Registre-se e Publique-se
Wendel Vilela

32 comentários:

Anônimo disse...

É o Wendel só apresenta projeto bom. ha ha ha !!! Ele quer terminar com o comércio de canguçu, primeiro feriado dia 20 depois camelodromo. não se elege nem para cachorrinho do bairro isabel!!!!

Anônimo disse...

Nao seria 38 anos atras?

Liz disse...

Bah, pelo amor de Deus, alguém tem de fazer alguma coisa, estes vereadores tão malucos. Onde já se viu mais um feriado?? Nada contra a raça negra, mas já não basta os feriados q já temos?? Vão quebrar com tudo aqui em Canguçu. Só entre outubro e dezembro são 8 feriados, destes três municipais. Bem coisa d quem não precisa trabalhar como estes vereadores q recebem integral seus 4.500 no fim do mês. SOCORRO!!!

Anônimo disse...

a dona Liz deve ser empresária, e tbm deve tirar o coro dos funcionarios dela, pra nos q somos empregados e trabalhadores e q temos q trabalhar de segunda até domingo ao meio dia e só temos o domingo detarde e os feriados é mto bom um feriadinho pra c poder pelo menos descansar. Pelo jeito a senhora faz o seu horário, ou nao faz nada talves e tambem nao sab o q é trabalhar de segunda a domingo e o salário no final do mes é o mesmo.

Anônimo disse...

Parabéns Wendel! O comércio de Canguçu agradece! Além disso gostaria de lhe informar que o trabalho de um vereador é legislar, ou seja, criar BOAS leis, porém se for criar leis assim, siga pedindo patrolamento e encascalhamento.

MNB disse...

hahhaha a matéria no site da prefeitura é uma piada, o prefeito FOI CONTRA e eles dizem que valorizam a etnia negra, se valorizassem o arion nao tinha que ter criado a lei...

Anônimo disse...

EU SOU TOTALMENTE CONTRA ESSES FERIADOS DIA 31 OUTUBRO , 20 DE NOVEMBRO E 08 DE DEZEMBRO PELO AMOR DE DEUS O NOSSO COMÉRCIO JÁ TÁ QUEBRADO PQ NESSES DIAS A MAIORIA DA POPULAÇAO VAI GASTAR O RICO DINHEIRINHO EM PELOTAS OU EM RIO BRANCO. COMÉCIO QUEBRADO CIDADE TAMBÉM. PENSEM NISSO!!!

Anônimo disse...

Pessoal vocês não sabem da melhor o xico vilela tá voltando nas proximas eleções como candidato a vereador o salário de vereador est[á fazendo falta e seu filho não está bem na foto não se reelege e sempre tem os que vão com o xico vilela tapinha nas costa e muito cinismo e da-lhe xico que povo burro tem o que merece

Anônimo disse...

oba, oba , mais um feriadão da-lhe wendel.

Anônimo disse...

Que vereador bem burro esse Wendel...

Fez média com a ACICAN, qdo votou a favor dos 25 Mil ...

Deu um tiro no pé qdo inventou esse feriado ...

Dia cumprimenta as pessoas, Dia só falta passar por cima ...

Tá fora da casinha... Falta um parafuso... E não é qualquer parafuso... É um de muita importância... Afeta a inteligência ou coisa parecida. Me admiro os vereadores q votaram a favor de uma coisa dessas... Tudo junto reunido.

Anônimo disse...

O vereador Wendel foi mto corajoso em ter criado esse feriado, pois todos sabem q moramos em uma cidade completamente racista, vcs podem me dizer qtos negros estão trabalhando em lojas, no comercio ou em órgão públicos, tirando os concursados,???uma minoria como todos podem ver.
Pq pode ter feriado da reforma luterana q são os descendentes de alemão q por sinal ninguém reclamou...e não pode ter o dia da conciencia negra?!Essas pessoas q estão criticando podem usar a feriado para se concientizar e dar valor aos negros q são trabalhadores honestos sofridos e q estão cada vez mais buscando seu espaço!!!!Parabéns Wendel continua sendo essa pessoa maravilhosa e de bom coração q és q não destingue raça, cor ou classe social e q é simples como agente por isso é q te criticam pq tu é simples não anda engravatado como mtos!!!

Anônimo disse...

Tem que ser muito corajoso mesmo, não é qualque um que passa um atestado de burrice desse escalão.

Anônimo disse...

Maravilhoso pq criou o feriado??? Qto ao racismo em Canguçu, acredito não existir e se existir (claro que não concordo) é pequeno. Qto aos postos de trabalho... Não existem em Canguçu ... Existem em lavouras, pois segundo informações, 50% da população (população!!!) está empregada nas lavouras de nossa cidade... Qto ao feriado luterano... Não estamos discutindo sobre o assunto, pois foi criado (se não me engano à três anos) que na ocasião foi muito criticado tbém. Nunca vi tanto feriado em uma só cidade... Parece até que não gostam de trabalhar?! Sabia que no Japão, os sindicatos estão lutando para os trabalhadores não conquistarem mais uma hora de trabalho??? Sim !!! Mais uma hora de trabalho... Já trabalham 12 horas por dia e pleiteiam mais ... Será que não é por isso que ele é a 2ª potencial mundial, com menos de 10% de nossa (Brasil) extensão de terra??? Aqui os sindicatos brigam por uma carga horária bem menor e um salário maior ... Alguns privilegiados trabalham apenas 1/4 do dia, ou seja, 6 horas ... E querem ter um país prospero??? Querem que grandes indústrias continuem se instalando em nosso país??? Que esperança!!! Por isso a crítica qto ao feriado, não por ser para raça A - B ou C ... Já estão querendo ir para outro lado ... Buscam muitas vezes no racismo a incapacidade de se qualificar e competir no mercado de trabalho de igual para igual, sendo que o racismo está incutido em suas criações e devaneios...

Anônimo disse...

Em pelotas,nem no dia do aniversário da cidade é feriado,aqui é uma vergonha tantos feriados municipais e olha que trabalho no comércio e gosto de atender,mas se meu patrão que prescisa vender agora nessa época,falir e tiver que cortar pessoal,como fica? chega de tanto feriado!

Anônimo disse...

Interessante... nunca vi o uendel lutando por uma causa negra.
nem lembro de ver o uendel em qualquer manifestação ou luta por causas etnicas.
Creio que esse projeto seja politicagem, apenas.
será que ele criará um feriado para os descendentes de espanhois, de japoneses, de portugueses já que se embasou no feriado luterano? Será que ele sabe a diferença entre feriado Luterano e feriado pelos alemães? creio que nem imagine que exista.

Liz disse...

Gostei do comentário do anônimo 5:21. PELO FIM DOS FERIADOS JÁ !! Alguém nos diga se não dá para entrar com um projeto de lei assinado pela população para por fim a estes feriados ou transferí-los para domingo, bem como acabar com aquele monte de assessor na câmara de vereadores!! Não tem aí um tal projeto de lei da iniciativa popular, pois em quem votamos não fazem nada!! Vamos nós mesmos propor as leis e, quem sabe, já acabamos com a camara de vereador também, pois só fazem MER . . !!

Anônimo disse...

Sou totalmente contra tantos feriados... ao invés de criar essas leis sem fundamento porque não criam outras que apoiam os deficientes, desempregados...

Anônimo disse...

Leiam com atenção o comentário postado as 5:21 . Resume tudo..

Anônimo disse...

Parabens,,,, vereador, e de atitudes como esta, que mostra a diferença de um legislador, pode se acovardar , ou criar projetos, e ser criticados por uma maioria de anonimos covardes que não tem coragem de se identificar. o Povo negro, e são muitas familias, tem o mesmo direito de ter um dia, para reverenciar sua cultura. Canguçu tem 2 datas oficial para a etnia Alema, e eles merecem, pois são eles juntamente com os negros italianos etc, e que mantem este comercio em canguçu, que não tem nem a competencia de fazer uma feira, precisa pedir dinheiro a prefeitura.quando falam em absurdo em feriado, se preocupam so com o comercio, mas esquecem de quem produz, que com certeza estara produzindo, quanto ir a pelotas fazer compras, podem ir sabado a tarde ou ate domingo que o comercio de la estara aberto,fechem a fronteira pois a migração diaria para fazer compras la. não se preocupem comerciantes, pois dia 21 de novembro, os negros estarão fazendo filas no comercio de Canguçu fazendo compras, ah, e sendo atendidos por brancos racistas como os anonimos acima. parabens vereador, a população negra te elegera na proxima.

Anônimo disse...

Muito bem, anonimo das 4;43

Anônimo disse...

Acredito que essas pessoas que são contra esse feriado, das duas uma...ou não fazem absolutamente nada, ou são "filhinhos de papai" que nunca precisaram levantar as 6 horas da manhã, ou até mais cedo pra pegar no batente...que um feriadinho a mais é bom....ninguém pode negar...Aplaudo de pé...

Anônimo disse...

Nada contra ninguém, mas o feriado é inconstitucional (O art. 1º da Lei 9093, de 12.12.1995, estabelece que serão feriados civis somente aqueles declarados em Lei Federal ou por Lei Estadual, quando se tratar da data magna do Estado e feriados religiosos de acordo com a tradição local os declarados em Lei Municipal e não poderão exceder a quatro dias no ano.)

Canguçu ja Possuia 4 feriados, Aniversário do Municipio, Dia do Colono, Reforma Luterana, Padoreira do Municipio, mas não é de se admirar, o atual presidente ja votou uma lei que permitia a rinha de galo em Canguçu... Não sabem nem oque fazem.

Augusto, sugestção ver o que alguns advogados falam sobre o assunto, ou fala com o presidente da OAB.

Anônimo disse...

que é insconstitucional todos sabemos, tanto que o Cássio não assinou, mas, também sabemos que o Arion assinou e a LEI EXISTE. independente do que for, acho que a OAB nao entrou com processo contrra, portanto, preparem-se dia 20, sexta-feira, é feriadão.....
uhuuuuuuuuu

Anônimo disse...

Sou a favor do feriado...mas totalmente contra a rinha de galo, é absolutamente horrível...mas...voltando aquele assunto...ô da lei aí de cima, o 1:27, da próxima escreve sugestão certo ta? e não sugestção...hehehe...todo entendido das leis e não sabe nem escrever....que quadrinho...

Anônimo disse...

Até parece que estes feriados todos mudam alguma coisa para o comércio.. mesmo em feriados muuuitos comércios abrem e não pagam um centavo a mais para os trabalhadores, é uma falta de respeito com as pessoas que realmente TRABALHAM!

Anônimo disse...

Ô povinho seu... ô cidadizinha essa a nossa!!!!!!!!!!!!! Mas vão cuidar de si e parem de perder o tempo... até porque comentário nenhum muda mais esse feriadinho... nada contra, mas é uma palhaçada... como disse o amigo já tem os 4 FERIADOS MUNICIPAIS... pra que mais um? o WENDEL não sabia disso?

PROGRESSO só em CANGUÇU............ hahahaha

Acho que até vou organizar uma excursãozinha porque nesses feriados que é bom... RIO BRANCO AGRADECE A PREFERÊNCIA dos CANGUÇUENSES...........

Anônimo disse...

é isso aí, amei o comentário do horário 12:58 AM !!! Isso aí...vamos dar sugestão de mais alguns feriados aí galera...escrevam aí...o que vocês acham de mais alguns feriadinhos...tudo de bom...hehehe....as sugestões são livres...quem sabe nossos queridos vereadores não aprovam mais uns três ou quatro...aí sim...vai ficar show de bola...vamos lá...

Anônimo disse...

Bah!!! e o pior é que o "zé povinho" acredita que esse feriado é a favor dos negros e que os negros vão eleger o nobre vereador na próxima eleição pq eles merecem descansar também!!!
Meu Deus, quanta ignorância!!!!
Acredito que este dia (da conciência negra) deveria ser trabalhado de outra forma, pois é de extrema importância.
Assim vai ser somente mais um feriado para as pessoas ficarem em casa e nem lembrarem no dia da consciência negra... ou seja... não tem sentido algum.
Vereador, trabalhe de forma diferente, criando projetos culturais valorizando a cultura negra.

Anônimo disse...

QUE BELEZA GENTE MAIS UM FERIADO PRA NÓS... PORQUE RECLAMAM TANTO? SE FERIADO É TÃO BOM... QUE BELEZA DE FERIADÃO!

Anônimo disse...

E se algum cidadão entrar no ministério público contra o feriado e caso ganhe por lá, terá direito de pedir ressarcimento do bolso dos vereadores e do criador principalmente deste desserviço à Canguçu? Tinha que arder no deles, que criam essas leis que só vem prejudicar o comércio de nossa cidade. O Wendel, pensa que fez grande coisa. Quero ver ele colher benefícios políticos desta asneira. Já tinha dez, jogou a rede para pegar dois e oito fugiram do balaio.

Anônimo disse...

Nada contra ao feriado,mas a aditude do vereador Wendel ao influenciar a população canguçuense a comprar em Pelotas é uma vergonha!Pois não pensou em muitos lojistas locais que deram seus votos a ele!Nas próximas eleições além dele comprar em Pelotas,ele que vá pedir voto para os lojistas de lá! NÃO SE ESQUECAM EM 2012 WENDEL VILELA NA CABEÇA DO PELOTENSES CLARO!O sr foi muito infeiz na sua declaração aproveite seus 3 ultimos anos na vida política,pois aqui lojista e pessoas que prezam pelo desenvolvimento e inventimento em sua cidade não votam mais em Wendel!DEPOIMENTO DE UM ELEITORA LOJISTA DECPCIONADA!

Anônimo disse...

parabems wendel pela coragem de lutar por novas idéias de não se acovardar e ficar no tempo.estão criticando pelo projeto do camelodromo mas essas pessoas só pensam em si propios e não no bem da comunidade.sendo que hoje canguçu esta entre os 8 municipios com maior n° de desemprego um camelodromo com 50 lojas seria no minimo de 70 empregos diretos comtinue assim wendel penssando na população mais pobre pq é maioria do nosso municipio!!!!