PASTELARIA PAZ

NOVANET

Associação Euducacional e Cultural Canguçuense

Associação Euducacional e Cultural Canguçuense

Vida Plena

Gordices da KÁ

16 janeiro 2009

Tragédia na RS 471 mata Ídolo do Brasil_PEL em Canguçu

Mais uma vez a "estrada da morte" fez novas vítimas na RS 471. O Viaduto que da ingressa a RS 471 é uma das estradas com maior número de acidentes do estado, dada a curva acentuada e o grande penhasco que cerca o local. Segundo moradores, que já realizaram protestos pedindo construção de muros no local, acidentes acontecem praticamente todos os dias no local, apenas não são tão noticiados como o caso de um ônibus de sacoleiros que caiu no local em 2008 e agora o ônibus de Jogadores do Time do Brasil-PE.
O Vereador Ubiratan comentou em seu programa de rádio as dificuldades de passar no trecho:
" Quem vem de Encruzilhada para Canguçu pensa que ali é um trevo não diminui o bastante. Falta muita sinalização ali. É um trecho terrível. Muito se falou, muito se gritou, mas nada foi feito e infelizmente tivemos mais um acidente trágico em Canguçu".
Os funcionários da Secretaria de Saúde trabalharam no atendimento durante toda madrudaga, bem como, os funcionários od Hospital de Caridade Local. Segundo informações, todos os atletas e funcionários do Brasil-Pel já foram transferidos do Hospital local para Pelotas.

Ônibus com jogadores do Brasil-Pe tomba em Canguçu
Um acidente envolvendo o ônibus que levava o time do Brasil-Pe de volta a Pelotas ocorreu por volta das 23h40min no km 150 da BR-392 em Canguçu, no sul do Estado. Segundo informações preliminares da Polícia Rodoviária Federal de Pelotas, o ônibus teria caído em um barranco. Três pessoas teriam morrido e 23 teriam ficado feridas.

O Hospital de Caridade de Canguçu recebia as primeiros passageiros, mas, no começo da madrugada, não tinha informação sobre o estado de saúde ou o número de pessoas machucadas no acidente.

Ao menos oito equipes de socorro de municípios próximos foram deslocados para o local. Preocupado com a situação, o presidente do clube, Helder Lopes, deslocava-se para o local.

— Ainda não sei o que aconteceu. Só sei que o ônibus caiu em um barranco e há feridos — afirmou.

O Brasil voltava de viagem depois de enfrentar a equipe do Santa Cruz em amistoso preparatório para o Gauchão. O time venceu o jogo por 2 a 1. Ídolos da torcida xavante como o atacante Claudio Milar e o goleiro Danrlei participaram da partida. O jogo foi disputado em Vale do Sol, cidade vizinha a Santa Cruz do Sul.



Claudio Milar era o maior ídolo da história recente do Brasil-Pe
Entre as mortes causadas pelo acidente ocorrido no fim da noite de quinta-feira com o ônibus do Brasil, de Pelotas, a que causa maior comoção é a do uruguaio Cláudio Milar. Ídolo da torcida que se autoproclama a mais apaixonada do Estado, Milar fez mais de cem gols com a camiseta do Brasil (assista ao centésimo gol, contra o São José, em 2008). Na maioria deles, comemorava imitando o símbolo do clube — o índio xavante — atirando uma flecha para as arquibancadas.

• Confira o blog do Cláudio Milar - www.claudiomilar.com

Milar arrebatou a torcida em 2004, quando o time se preparava para disputar a segunda divisão do Gauchão. Na pré-temporada, o time disputou o Campeonato Citadino, contra as equipes do Pelotas e do Farroupilha. Os jogos eram todos disputados na Boca do Lobo, casa do rival Pelotas, então na primeira divisão. O Brasil amargava o sexto ano fora da elite do futebol estadual.

Já nos seus primeiros minutos em campo, Milar demonstrava obstinação em ajudar a retirar o Brasil da situação incômoda. Tinha uma habilidade incomum no interior em avançar pela lateral, atingir a linha de fundo e, com dribles curtos, se aproximar do gol. Se não finalizava, servia uma bola perfeita para um companheiro no meio da grande área. Milar já era ídolo quando foi expulso na partida final, ainda no primeiro tempo. Naquele jogo, com dois a menos, o Brasil derrotou o rival Pelotas na prorrogação, depois de empatar em 2 a 2 no tempo normal. Os torcedores não cansam de reprisar as imagens daquela noite no YouTube.

A conquista serviu como fundação para o grupo de 2004, do qual Milar era um líder. Foi artilheiro da Segundona daquele ano, ajudando o Brasil a retornar à primeira divisão. Desde então, os xavantes torceram para Milar até quando ele deixou de jogar pelo Brasil. O atacante teve uma passagem pela Polônia, e seus gols da época também são sucesso de audiência entre os xavantes conectados (assista a um deles). Em uma partida no Bento Freitas, é possível avistar alguém com uma camisa do Pogon em meio às rubro-negras.

Em seguida, Milar retornou e, nesse tempo, fez cem gols pelo Brasil, completou 200 partidas oficiais, viu seu rosto pintado em uma bandeira sempre pendurada no alambrado do estádio, levou seu pai para ser preparador físico do time e criou raízes em Pelotas, onde morava com a família — tinha até cidadania brasileira. Só não conseguiu realizar o sonho de subir à Série B do Brasileirão, objetivo do qual chegou perto nas campanhas de 2006 e 2008. Aos 34 anos, deixa mulher, Caroline, e um filho de três anos, Agustín.

Nome: Roberto Claudio Milar Decuadra
Nascimento: 06/04/1974, em Chuy (Uruguai)
Trajetória:
1991/1997 - Nacional (URU)
1997 - Godoy Cruz (ARG)
1998 - Caxias
1999 - Portuguesa Santista, Santa Cruz-PE
2000 - Náutico (PE) e futebol suíço
2001- Club Africain (TUN), Botafogo-RJ
2002 - LKS (POL), Pelotas
2002/2003 - Brasil-Pe
2003/2004 - Hapoel Far Saba (ISR)
2004/2005 - Brasil-Pe
2005/2006 - Pogon-POL
2006/2009 - Brasil-Pe


Copros já Chegaram ao IML
Chegaram por volta das 7h desta sexta ao Instituto Médico Legal (DML) de Pelotas os corpos das três vítimas do acidente ocorrido com ônibus do Brasil-Pe no fim da noite de quinta. De acordo com o repórter da Rádio Gaúcha Felipe Daroit, os velórios do centroavante Cláudio Milar, do zagueiro Régis Gouveia e do treinador de goleiros Giovani Guimarães poderão ser realizados no Estádio Bento Freitas.

Dez integrantes da delegação estão internados no Hospital de Caridade de Pelotas. Sete deles estão em observação e outros três passam por cirurgia: os jogadores Edu e Xuxa e o auxiliar técnico Paulo Roberto. Os demais jogadores e membros da comissão técnica já foram liberados, inclusive os 13 que foram encaminhados ao Hospital de Canguçu e também o massagista Luiz Carlos Borges.

Por volta das 23h30min, o ônibus que levava o time de volta a Pelotas, após amistoso contra o Santa Cruz no município de Vista do Sol, tombou e caiu em um barranco de cerca de 40 metros a 50 metros, o equivalente a um prédio de 15 andares. O acidente ocorreu no anel de acesso à BR-392, quando ela se encontra com uma rodovia estadual, a RST 471. O veículo vinha pela 471 quando o motorista perdeu o controle, capotou sobre a pista e despencou rolando. Ao ser socorrido, o motorista disse aos funcionários da empresa Ecosul que não sabia explicar como não conseguira vencer a curva. O ônibus ficou com as rodas para cima.

O goleiro Danrlei, que atuou no Grêmio e recentemente foi contratado pelo clube pelotense, foi um dos primeiros a sair do veículo, e ajudou no socorro aos colegas. Ele teria apenas machucado o braço. Ele teria dito que, ao sair do ônibus capotado, percebeu que seu colega Milar, o principal ídolo da torcida xavante, estava morto.

Informações: Rádio Gaúcha e Zero Hora.

Nenhum comentário: