PASTELARIA PAZ

NOVANET

Associação Euducacional e Cultural Canguçuense

Associação Euducacional e Cultural Canguçuense

Vida Plena

Gordices da KÁ

19 novembro 2008

Entrevista sobre Greve dos Professores

O Blog Canguçu em Foco entrou em contato com Eloísa Fraga secretária da ETEC e representante do CPERS na Escola, para uma entrevista sobre a greve deflagrada na última semana pelo Cpers. Na entrevista ela fala como a greve está atingindo as escolas estaduais de Canguçu, como serão recuperadas as aulas e do apoio de pais e alunos a causa dos professores. Leia a entrevista, feita por e-mail, a seguir:




O que ficou decidido na reunião do Cpers na última sexta-feira (14)?
Conforme o Prof. Sérgio que foi quem participou desta reunião, havia na Assembléia em torno de 10 mil trabalhadores em Educação que decidiram paralisar pelo fato de a governadora ter enviado um projeto para assembléia votar em regime de urgência, Projeto que acaba com o Plano de Carreira dos professores do Magistério Estadual, plano este conquistado através de várias lutas, e também para aprovar o Piso que o governo do Estado está colocando para os professores que não é o mesmo que foi aprovado pelo governo federal, pois com plano do governo estadual este piso seria o teto, sobre ele o professor não receberá nenhuma vantagem a que tem direito através de cursos de capacitação e qualificação, bem como vantagens adquiridas com o tempo de serviço.

Como a paralisação afeta os professores em Canguçu?
Esta paralisação afeta pelo fato de estarem os professores quase encerrando o ano letivo, sendo que a maioria está em fase de aplicar as provas finais e com a greve atrasa um pouco, e depois é necessário recuperar, porque o magistério é a única categoria que recupera os dias parados na greve, por causa dos 200 dias letivos. Mas a paralisação se fez necessária e este é o momento certo, acreditamos que nesta época as negociações serão mais rápidas porque não é intenção de ninguém, muito menos dos professores em prejudicar os alunos, porque é por eles que trabalhamos.
Tem uma estimativa de quantos paralisaram?
Olha até agora, em torno de 90% das escolas estão com educadores paralisados em Canguçu, muitas escolas do interior que nunca haviam feito greve aderiram ao movimento, que é o caso da Escola E. de Ensino Médio Dr.Carlos Meskó no Iguatemi, que está paralisada em 100%, fato este histórico, pois nunca houve essa adesão, entre elas Irmãos Andradas, Escola João de Deus Nunes, parou parcialmente, e outras.

A Ameaça de colocar professores contratados e cortar o ponto intimida os grevistas?
Não, esta ameaça nos dá mais força para nos unirmos, e quanto ao corte de ponto sempre é negociado no momento que se retorna de uma greve.

Os professores da ETEC se reuniram com os alunos, o que foi tratado nesta reunião?
Primeiramente, na segunda pela manhã após uma pequena reunião entre nós para decidir se parávamos ou não, chamamos os alunos até o auditório da Escola para dar-lhes explicações do que estava ocorrendo e o que iria acontecer, e também dizer a eles o motivo que nos fazia parar. A maioria entendeu e quiseram saber como poderiam nos ajudar, após se reuniram em suas salas com os líderes de turma e retornaram com idéias de fazer algumas manifestações ordeiras que nos ajudariam, que será realizada amanhã pela manhã (20/11/2008), na rua ao lado das Escolas João de Deus Nunes e ETEC, a partir das 8h30m. Em todos os turnos houve uma grande aceitação e apoio por parte dos alunos.

O governo pediu a retirada do pedido de URGENCIA na votação, isso pode por fim a greve?
Não, só o pedido de urgência não põe fim a greve, o que é preciso é que a governadora retire o projeto da Assembléia e negocie com o CPERS através de assinaturas em documentos.

Como serão recuperadas as aulas perdidas?
Assim que retornarmos as aulas serão recuperadas, como sempre foi.

Esta é a mobilização com maior número de adesões em Canguçu?
Sim, pelo menos nos últimos tempos é a que mais teve adesões, porque o motivo desta é importante pra todos, e acaba com vida funcional dos educadores.

APROVEITO PARA PEDIR AOS PAIS O APOIO AO NOSSO MOVIMENTO, POIS COM O APOIO DE TODOS TUDO SERÁ RESOLVIDO EM BREVE. E CONVIDAR A COMUNIDADE PARA PARTICIPAR AMANHÃ DO NOSSO ATO, A PARTIR DAS 8h30m ENTRE AS ESCOLAS ETEC E JOÃO DE DEUS NUNES.

3 comentários:

Anônimo disse...

tem que fazer greve, pois é uma vergonha, estes governos só querem tirar direitos dos funcionários, esperem os agentes penitenciários e policiais civis também vão para o caminho da greve.

Anônimo disse...

enão adianta ameaçar em cortar ponto, pois conquistamos na cosntituição o direito, ou será que agora vem amordaça.

Anônimo disse...

eu dúvido que ha sociedade venha contra a greve de voces da educação, pois nós pagamos impostos em tudo, nossa vida é pagar, para que, não ter educação de qualidade de educação e segurança, se fosse pelos impostos recolhidos os salários dos professores sería muito bom e as condiçoes de trabalho,bem como o material para trabalhar de excelente qualidade, mais é ao contrário, impostos só para grandes salários, não tem o que arrecade o suficiente, mais é mais fácil colocar nós a sociedade, contra os professores como o governo tenta fazer, mais a minha base de vida foi dado por ele o professor.