NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

01 dezembro 2025

Prova de Redação da Ufrgs pauta evasão e abandono escolar

 A prova de Redação da UFRGS 2026, aplicada neste domingo, pautou os motivos da evasão e do abandono escolar. Os vestibulandos foram instados a produzir um texto dissertativo, baseado nas opiniões do economista, pesquisador, professor e ciclista Michael França, “Estudar? Para quê?”, publicado na Folha de S.Paulo em setembro deste ano na coluna de Opinião.

França, aborda o tema a partir de uma crítica ao “mito da educação como principal passaporte para a ascensão social e diminuição das desigualdades”. Segundo o autor, esse discurso ignora o ponto fundamental de que o retorno da educação é menor para muitos que vêm de origens desfavorecidas. “Quando chegam ao mercado, eles enfrentam discriminação e têm menos oportunidades do que os filhos das elites”, sustenta. Além disso, aponta que não se pode depositar todo o peso de uma sociedade excludente nas costas das escolas e dos professores. “Não cabe a eles a tarefa de operar milagres”.

A situação apresentada aos candidatos, explicava que, após a publicação, devido a uma série de comentários recebidos pelo artigo, o jornal resolveu produzir uma edição especial de caderno com textos que discutem de forma substancial as ideias do artigo. O critério para a publicação era o texto ter sido previamente escolhido por uma escola, sendo representativo do debate feito no interior dessa instituição.

Na escola, além do artigo de França, foi sugerida a leitura da Introdução do estudo “Evasão escolar e o abandono: um guia para entender esses conceitos”, publicado no Observatório de Educação Ensino Médio e Gestão do Instituto Unibanco.

O estudo aborda o papel da escola para potencializar vínculos sociais, desenvolver habilidades físicas e cognitivas e de tornar os alunos agentes sociais. Além disso, afirma que há razões diversas para abandono e evasão escolar. Conforme o enunciado da prova, o texto tem caráter predominantemente informativo, pois nele são fornecidos dados que ilustram o problema da evasão escolar no Brasil e apontadas possíveis causas disso.

A prova de Redação requereu, então, que o vestibulando assumisse um ponto de vista em relação ao artigo, utilizando o levantamento informativo presente na “Introdução”.

“A situação que está sendo proposta aqui é você escrever um texto, na modalidade dissertativa, que assume um ponto de vista em relação ao artigo ‘Estudar? Para quê?’, utilizando, para isso, o levantamento informativo presente na ‘Introdução’, fornecida pela escola.”

O enunciado da prova informava que o candidato poderia privilegiar diferentes aspectos presentes no artigo publicado no Jornal, formulando opiniões de aproximação ou de distanciamento em relação à análise feita pelo autor. O mais importante, porém, era fundamentar a interpretação a respeito das ideias trazidas para a discussão.

Vestibular 2026

Nesta edição, os gabaritos dos dois dias de prova serão divulgados apenas na segunda-feira, dia 1º de dezembro, às 9h, no site do Vestibular da Ufrgs. E o listão de aprovados está programado para o dia 22 de dezembro. Mais detalhes sobre a aplicação das provas e o cronograma do processo seletivo estão no Manual do Candidato, também disponível no site.

Correio do Povo

Nenhum comentário: