NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

28 maio 2025

Podcast "Conversa com Café" traz proposta pedagógica com novas tecnologias

 Episódios ficam no youtube - https://www.youtube.com/@PODCAST-ETECCANGU%C3%87U

Vivemos na era da informação e da comunicação digital, onde diferentes mídias disputam a atenção dos indivíduos. O podcast, como formato de áudio sob demanda, tem ganhado enorme popularidade, oferecendo uma maneira flexível e acessível de consumir e, fundamentalmente, produzir conteúdo sobre os mais variados temas. Integrar o podcast ao ambiente escolar, sob o enfoque de uma "Conversa com Café", busca criar um ambiente mais informal, acolhedor e propício ao diálogo aberto e à troca de saberes, utilizando essa ferramenta poderosa para desenvolver uma série de competências essenciais para o século XXI e para o pleno desenvolvimento dos estudantes, sobretudo no campo da leitura, não só as tradicionalmente literárias mas como também as demais, vinculadas à produção dos diversos gêneros textuais e literários. Além disso, busca a formação de repertório de conhecimentos tão importantes para redação de Enem e Pave.

Assim, este projeto justifica-se em consonância com as atuais diretrizes educacionais e teorias de aprendizagem, pois:

    • Aplica os princípios da Pedagogia Ativa: o projeto "Podcast Conversa com Café" é intrinsecamente baseado em metodologias ativas, que colocam o estudante no centro do processo educativo. A proposta de aprender fazendo, produzindo um podcast do início ao fim, engaja o aluno de forma prática e significativa. As diversas etapas do projeto (pesquisa, planejamento, roteirização, gravação, edição e divulgação) configuram um aprendizado baseado em projetos,  onde o conhecimento é construído ativamente para resolver um desafio real: criar um produto de comunicação para um público. A colaboração no trabalho em grupo e a aprendizagem entre pares são estimuladas, promovendo o desenvolvimento de habilidades sociais e de trabalho em equipe. O professor atua como facilitador, orientando e oferecendo suporte para que os alunos construam seu próprio saber e desenvolvam autonomia.

    • Fundamenta-se na Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire: em consonância com a Pedagogia Ativa, a obra de Paulo Freire, especialmente a Pedagogia da Autonomia, reforça a importância de uma educação que emancipa. Ao transformar o estudante em produtor de conteúdo em áudio, e não apenas um receptor passivo, promove-se ativamente a autonomia do educando, capacitando-o a "ler o mundo" e expressar sua "palavra-mundo". A criação de um podcast exige rigorosidade metódica na pesquisa, no planejamento e na execução, incentivando a curiosidade e a busca pelo saber que se constrói coletivamente. O próprio formato de "conversa" ou entrevista inerente ao título remete à diálogo, pilar fundamental da pedagogia freiriana, onde educadores e educandos aprendem juntos na troca. O projeto incentiva o olhar crítico sobre a realidade e o exercício da cidadania ao abordar temas relevantes, alinhando-se à visão de Freire sobre a práxis (ação-reflexão-ação) como transformação social e pessoal.

    • Alinha-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC): tanto a Pedagogia Ativa quanto a Freiriana convergem com a BNCC na defesa da formação integral do estudante e do seu protagonismo. O uso do podcast na escola contribui diretamente para o desenvolvimento de diversas Competências Gerais da Educação Básica, como a Comunicação (habilidades de escuta ativa, expressão oral e escrita no roteiro), a Cultura Digital (utilização crítica e ética das tecnologias digitais para comunicar e produzir conhecimento), o Pensamento Científico, Crítico e Criativo (pesquisa, análise de informações, estruturação do pensamento, criação de roteiros originais), o Trabalho e Projeto de Vida (planejamento, execução colaborativa, autonomia, proatividade) e a Empatia e Cooperação (trabalho em grupo, realização de entrevistas). O projeto facilita a implementação de projetos integradores que conectam diferentes áreas do conhecimento em um produto final significativo, fortalecendo a aprendizagem contextualizada e interdisciplinar proposta pela BNCC.

    • Contempla a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner: Gardner propõe que a inteligência humana não se limita às capacidades linguísticas e lógico-matemáticas tradicionais. A produção de podcast engaja e permite o desenvolvimento de múltiplas inteligências nos estudantes, como a Linguística (produção textual, tratamento textual e linguístico, pesquisa, roteirização, narração), a Interpessoal (trabalho em equipe, entrevistas), a Intrapessoal (reflexão, autoavaliação), a ausical (trilhas, edição de áudio) e outras, dependendo dos temas. Ao oferecer essa ferramenta em um contexto ativo e dialógico, a escola reconhece e valoriza as diversas formas de inteligência presentes nos alunos, proporcionando oportunidades para que utilizem seus talentos na construção do conhecimento, em linha com uma educação que vê o aluno em sua totalidade.

Portanto, o projeto "Podcast Conversa com Café" se configura como uma proposta pedagógica inovadora e profundamente alinhada com princípios de uma educação ativa, crítica, autônoma e multidimensional, promovendo o engajamento dos estudantes e a construção coletiva do saber em um formato comunicacional relevante e contemporâneo.

CONFIRA OS EPISÓDIOS NO YOUTUBE clicando aqui

Nenhum comentário: