PASTELARIA PAZ

NOVANET

Associação Euducacional e Cultural Canguçuense

Vida Plena

Gordices da KÁ

08 janeiro 2009

Produção de Feijão de Canguçu é Afetada pela Estiagem

Com 75% da primeira safra de feijão já colhida no Estado, o município com maior área plantada enfrenta perdas devido à seca. Localizado na Zona Sul, Canguçu já acumula quebra de 85% a 90% da previsão inicial de produtividade, estimada em 20 sacos por hectare.
Conforme o chefe do escritório municipal da Emater Canguçu, Ilmes Pires da Rosa, as chuvas são escassas e localizadas desde agosto, época da implantação da cultura. "A colheita está muito reduzida. Até 15 de fevereiro deve estar tudo colhido", lamentou sobre os 6 mil ha cultivados por 5 mil famílias. O agrônomo observou que os produtores já estão providenciando pedido do seguro da agricultura familiar, o Proagro Mais. "A Emater já realizou 150 laudos de Proagro."
Entre os cuidados de manejo de colheita, recomenda que os agricultores respeitem o ciclo da planta e que não promovam colheita com umidade, para não perder o grão. A Emater/RS finaliza para esta semana a parcial de colheita no RS. No entanto, o técnico de planejamento Renan Corá de Lima, adianta expectativa de produtividade em torno de 15 sacos/ha. "No máximo em um mês a lavoura estará colhida", diz, lembrando que algumas áreas do feijão plantado no cedo apresentaram média de até 25 sacos/ha.

- Prazo para entrega de laudo do Proagro é prorrogado

O Conselho Monetário Nacional autorizou o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) a prorrogar o prazo de entrega dos laudos da estiagem para o pagamento do Proagro Mais. A partir de hoje a Emater/RS-Ascar terá 20 dias corridos para realizar as vistorias e mais dez dias úteis para encaminhar os resultados aos agentes de crédito. A medida é válida para essa safra e para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Na próxima semana, em Porto Alegre, 25 técnicos da Emater/RS de todo o Estado estarão reunidos para montar estratégia de ação para a realização dos laudos. Entre as medidas a serem tomadas estão à negociação com agentes financeiros e outras instituições que também realizam o trabalho e o deslocamento de pessoal para os pontos mais críticos. Também serão estabelecidos os procedimentos necessários para evitar o trabalho dobrado junto aos bancos.
A Emater/RS já recebeu 8.600 pedidos de avaliação, sendo que 6.500 já foram encaminhados para os agentes de crédito. As regiões administrativas da Emater/RS de Estrela e Erechim, seguidas por Pelotas, Caxias do Sul e Passo Fundo, são as que mais estão recebendo solicitação de vistorias. Conforme o coordenador de crédito rural da entidade, agrônomo Cezar Henrique Ferreira, a maior dificuldade hoje está no município de Canguçu. "São 6.200 comunicações nesse município e já foram realizadas 350", destaca o agrônomo.
Segundo Caio Rocha, presidente da Emater/RS, em Canguçu o Escritório Municipal desenvolverá uma verdadeira força-tarefa para atender às solicitações dos agricultores prejudicados pela estiagem.
O que é o PROAGRO: PROAGRO é um instrumento de política agrícola instituído para que o produtor rural tenha garantido um valor complementar para pagamento do seu custeio agrícola, em casos de ocorrência de fenômenos naturais, pragas e doenças que atinjam bens, rebanhos e plantações. Além disso, o Programa garante a indenização de recursos próprios utilizados pelo produtor em custeio rural, quando ocorrer perdas por essas razões.

Fonte: Correio do Povo e Secretária Estadual da Agricultura e Abastecimento.
Contribuição: Vinícius Pegoraro

Nenhum comentário: