Em 2007 o então prefeito do Rio de Janeiro, César Maia (DEM) havia acabado com a possibilidade de reprovação dos alunos da rede pública de ensino. As escolas da rede municipal do Rio de Janeiro haviam abandonado o sistema de avaliação seriada (ano a ano), adotando em seu lugar ciclos de três anos. O ponto mais polêmico foi a retirada do conceito “insuficiente” dos boletins dos alunos, que passaram a ser avaliados apenas com “muito bom”, “bom” ou “regular”.
O Sistema acabou sendo alvo de protestos de pais, alunos e professores indiguinados com o ato. Mas assim que assumiu, Eduardo Paes (PMDB), acabou com as discussões. Em uma série de decretos assinados por ele com objetivo de "tirar a cara do ex-governo", Paes acabou com o sistema de aprovação automática para alívio geral. Segundo o “Diário Oficial”, o sistema foi considerado inadequado por ser importante a existência de um sistema de avaliação do rendimento escolar dos alunos. A Secretaria de Educação tem 15 dias para elaborar e enviar ao prefeito o novo sistema de educação pública.
Interatividade
Você concorda que os alunos sejam aprovados automaticamente, sem possibilidade de reprovação? Vote na nossa enquete e deixe seu comentário:
Você concorda que os alunos sejam aprovados automaticamente, sem possibilidade de reprovação? Vote na nossa enquete e deixe seu comentário:
2 comentários:
É Obvio que um aluno que nao possui conhecimento básicos não deve avançar. Agora o que querem passar aqui em Canguçu é que temos uma educação de "qualidade" onde os alunos nao reprovam e assim recebemos mais "$$$" é uma pena pois quem sai perdendo são os alunos pois estão participando de um processo enganoso, onde professores são obrigados a passar alunos sem um nivel aceitavel.
O que devria ser feito para dizer se o nivel de ensino de um municipio esta bom ou não é uma prova anual no modelo do ENADE. E esta ideia poderia partir ate mesmo da SME ou vamos ficar nos enganando por anos ainda. A prova poderia servir para diagnosticar alguns possiveis erros que são cometidos durante o processo de aprendizagem.
concordo com esta pessoa.Sou mãe de duas crianças moro bem perto de uma escola municipal,mas me recuso a botá-los num ensino tão irregular onde eles com certeza mais tarde iram ser prejudicados por não saberem o que lhes é de direito e não é por culpa dos professores pois conheço várias professoras de altícimo nivel e me apavoro com o descaso que o governo tem com elas em relação ao ciclo.
Quero deixar claro que não sou professora sou uma mãe que poderia facilitar a vida dos filhos botando eles numa escola perto de casa mas quero dar um ensino melhor e pra isso eles andão quadras e quadras com chuva ou sol mas com um só pensamento ter um ensino melhor.
Postar um comentário