PASTELARIA PAZ

NOVANET

Associação Euducacional e Cultural Canguçuense

Vida Plena

Gordices da KÁ

17 janeiro 2009

Enquete revela descontentamento com CICLOS


O Sistema de Ciclos implantado na rede municipal de Educação sempre foi motivo de muita discussão. Os pais reclamam que os alunos estão saindo da escola sem saber coisas básicas e enfrentando dificuldades no ensino médio. Muitos, inclusive, têm optado por colocar os filhos nos colégios da rede Estadual com modo seriado. O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a abertura da 18ª Bienal internacional do Livro de São Paulo chegou a classificar de "erro histórico" o sistema de ciclos. Já os defensores do sistema, alegam que Canguçu conseguiu avanços com o sistema, como por exemplo, os resultados do IDEB e da Provinha Brasil, onde Canguçu ótimas médias, divulgadas aos quatro cantos pela vice-prefeita Mariza Eslabão (PP). Hoje o ensino fundamental está estruturado em três ciclos:
I ciclo - 1º ano, 2º ano e 3º ano (que corresponde a alfabetização, 1º série e 2º série)
II ciclo - 1ºano, 2º ano e 3º ano(que corresponde a 3º série, 4º série e 5º série)
III ciclo - 1º ano, 2º ano e 3º ano (que corresponde a 6º série, 7º série e 8º série) - (Com colaboração dos comentários).
Mas segundo nossa enquete realizada durante a última semana, o grupo descontente é bem maior do que os que defendem. Uma maioria esmagadora de 109 votos, de um total de 111, escolheu a opção de mudanças no atual sistema de ciclos, onde os alunos mesmo não mostrando conhecimento suficiente são aprovados. È de conhecimento público que alunos repetentes não geram os mesmos recursos ao município que os novos alunos que podem ocupar estas vagas.
Segundo alguns comentários deixados aqui no Blog e informações de alguns membros da imprensa local, o sistema de Ciclos em Canguçu sofrerá mudanças, já previstas há algum tempo, em Agosto. Outro fato que contribui para a informação é a possível Municipalização das Escolas do Estado que deve acontecer em Julho, onde o município seria responsável pela educação recebendo, aproximadamente, R$ 1.600,00 por aluno da rede estadual absorvido pela rede municipal.
Atualmente no Brasil aproximadamente 20% das escolas usam o sistema. Algumas, porém, não adotam o sistema de aprovação contínua, como é o caso da cidade do Rio de Janeiro, onde o prefeito Eduardo Paes (PMDB) reestruturou o sistema.

10 comentários:

Anônimo disse...

Caro Augusto:
Sou professora do município e não concordo com a aprovação automática e o sistema de ciclos. Gostaria de esclarecer que os ciclos estão divididos em 3, sendo que cada ciclo tem três anos (sistema de 9 anos). Parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

Caro Augusto:
Os professores sofrem pressão da parte dos diretores para aprovarem alunos que não tem condições de avançar. Eles alegam que são também pressionados, uma vez que são cargos de confiança.
Quantos aos dados exibidos pela Vice-prefeita Mariza é preciso estar atento ao fato que não são todas as escolas que participam da avaliação, para o amigo entender basta entrar no site o IDEB.
E basta pedir para alguns alunos que terminam o ensino fundamental lerem um texto, já basta para ver o despreparo dos mesmos.

Anônimo disse...

Augusto, te informa primeiro para depois colocar as coisas.
O sistema está dividido em três ciclos.
I ciclo - 1º ano, 2º ano e 3º ano (que corresponde a alfabetização, 1º série e 2º série)
II ciclo - 1ºano, 2º ano e 3º ano(que corresponde a 3º série, 4º série e 5º série)
III ciclo - 1º ano, 2º ano e 3º ano (que corresponde a 6º série, 7º série e 8º série)

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Jornalista Augusto Pinz - MTB/RS 16.152 disse...

Por favor, peço pela milésima vez que quem não gosta do blog que não leia..como a PROFESSORA a qual foi excluido o comentário.
Quanto ao outro anônimo, me referi de maneira global aos ciclos no Brasil, mas obrigado pela contribuição no que diz respeito a Canguçu, já modifiquei e agradeço mais uma vez.

Anônimo disse...

Já esta na hora de mudar os ciclos sou professor e vejo que estão alienando uma geração inteira,se fosse tão bom os filhos do prefeito e do Secretário estariam estudando no sistema de ciclos..Enquanto ao IDEB quem foi avaliado ? uma turma? duas turmas?ou todas as escolas?Pesquise?é so perguntar aos professores 100% não querem Abraços

Anônimo disse...

O meu filho era o melhor aluno da firmina so recebia elogios,quando foi para o ensino médio caiu na realidade e viu que não sabia nada..estou chocada, e ja providenciei a mudança dos meus outros filhos..

Anônimo disse...

Poderiam fazer o seguinte;façam uma avaliação com exercicios básicos e apliquem em turmas de5, 6,7,e 8 e pronto não se discute mais ,verão o resultado.

Anônimo disse...

Ah..tu quer que a secretaria faça um teste de cartas marcadas nos alunos? so na tua cabeça mesmo...ai vai ser que nem essa falsidade do IDEB...

Anônimo disse...

quem mandou votar no homem