Atendendo pedido do Deputado, estamos divulgando o artigo abaixo enviado ao email gutopinz@yahoo.com.br
Uma tragédia além do imaginado
Em um momento como o que vive a população de Pelotas e, como não pode deixar de ser, toda a região, é difícil encontrar palavras para expressar qualquer alento. A dor, a surpresa e a dificuldade em entender ou acreditar no que nossos olhos vêem são tão grandes que não só a Região Sul, ou o Estado, mas todo o Brasil se comoveu com o ocorrido. Falo da lamentável tragédia com o ônibus do Brasil, de Pelotas, que deixa de luto toda a nação xavante.
Como filho da Metade Sul, me sinto tocado pelos fatos. Apesar do momento ser de tão profunda consternação, as famílias das vítimas, fatais ou não, devem saber que não estão sós. Junto ao seu choro se somam milhares de outros, que podem não diminuir a dor, mas que certamente ajudarão a reerguer a estrutura ora abalada de suas vidas pessoais. E eu, humildemente, quero me unir a essa corrente de solidariedade que tomou conta do povo gaúcho. A hora é de lamentar, mas esse sentimento não pode ser o que fica de mais forte. É preciso que a lembrança dos que se foram, e que tão honradamente viveram e trabalharam, sirva de alicerce para retomar a caminhada. Busquem a ajuda que for necessária, pois há muitos que estão dispostos a oferecê-la a vocês.
Paz e luz aos que partiram desta existência, e muita força aos que aqui ficaram.
Um forte abraço,
Deputado Estadual Pedro Pereira
Curva da RSC-471 registra 12 acidentes desde 2006
A curva em que o ônibus do Brasil de Pelotas tombou antes de despencar em um barranco tem sido traiçoeira para os motoristas que entram da RSC-471 para a BR-392. Desde 2006, conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram 12 acidentes no local, quase todos iguais.A tragédia foi quase um replay de um acidente registrado em 18 de julho de 2006, quando um ônibus que seguia do Paraguai em direção a Jaguarão não venceu a curva. Duas pessoas morreram e 26 ficaram feridas, a poucos metros do acidente de quinta-feira. Para policiais e especialistas, o problema está no ângulo da curva.– Quem entra a mais de 40 km/h tem dificuldade para fazer o contorno – observou Mário Zanini, chefe substituto da 7ª Delegacia da PRF.Ainda na RSC-471, há placas indicando a necessidade de reduzir a velocidade para 60 km/h e depois para 40 km/h. Para o policial, no entanto, elas são insuficientes:– Há necessidade de placas mais chamativas, indicando que a curva é perigosa, e redutores de velocidade.O motorista do ônibus, Wendel Vergara, teria dito aos investigadores da Polícia Civil que estava a 50 km/h ao entrar na curva. Ele irá depor na segunda-feira. O excesso de velocidade no trecho é a principal hipótese para a saída da pista, de acordo com o delegado de Canguçu, Félix Fernando Rafanhim.Outra possibilidade é que a curva não tenha inclinação suficiente para o veículo contorná-la com segurança. Isso será avaliado por técnicos do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, que também irão estudar eventuais mudanças na sinalização.Mauri Panitz, engenheiro de tráfego que esteve no local há um mês, acredita que a sinalização deve ser melhorada:– É uma estrada deserta, que favorece o excesso de velocidade. O motorista não se dá conta da curva. É preciso reforçar a sinalização quando o local é perigoso.Ontem, em Pelotas, a governadora Yeda Crusius anunciou que o cruzamento será incluído no programa de recuperação de intercessões com altos índices de acidentes.
Fonte: ClicRBS
Mais informações sobre o acidente? - http://www.clicrbs.com.br/
SINDICATO dos JORNALISTAS DO RS MANIFESTA APOIO AO XAVANTE
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, com profundo pesar, presta sua solidariedade à família do atacante Cláudio Milar, do zagueiro Régis Alves e do preparador de goleiros Giovane Guimarães, bem como à direção do Grêmio Esportivo Brasil e à torcida xavante. A tragédia ocorrida na noite desta quinta-feira enlutou boa parte da Imprensa gaúcha, que diariamente transmite a todos os cantos do mundo a maior paixão dos brasileiros, o futebol.
Ficam desde já as nossas condolências e o desejo que o Brasil de Pelotas, através de seus dirigentes e de sua fanática torcida, tenha força para superar este momento difícil. Não temos dúvida de que o legado continua, e estes profissionais passaram à história do clube. A torcida reencontrará a alegria, e a paixão manterá o canto:
"Brasil, Brasil, BrasilAs tuas cores são o nosso sangue e a nossa raçaBrasil, Brasil, BrasilForça e coragem..."* Direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 16 de janeiro de 2009
Assista ao último gol de Cláudio Milar pelo Brasil-PEL.
Foi no amistoso entre Brasil 2 x 1 Santa Cruz, antes do acidente:
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