PASTELARIA PAZ

NOVANET

Associação Euducacional e Cultural Canguçuense

Associação Euducacional e Cultural Canguçuense

Vida Plena

Gordices da KÁ

05 dezembro 2008

Presidente da Câmara em 2009

A sucessão presidencial na Câmara de Vereadores para o primeiro ano da próxima legislatura (2009-2012) está prometendo ser muito disputada, principalmente por um partido que ficou longe do comando da casa nos últimos anos, o PP.
Hoje pela manhã em um programa de rádio o Vereador Arion Braga (PP), que estava afastado de licença por 10 dias da Câmara, anunciou sua intenção de concorrer à presidência da casa. Ele disse que várias tratativas com alguns vereadores estão sendo feitas em torno de seu nome. Segundo ele cinco votos já estariam certos: O do próprio Arion e seus três companheiros de Bancada (Ubiratan, Zé Fernando, Madrid) e do Vereador do PTB, Wendel Vilela.
Para se eleger presidente na atual estrutura da Câmara são necessários, no mínimo, seis votos. Para isso o Vereador Arion precisaria de um voto dos partidos de oposição. Mas segundo especulações os demais partidos também estariam se movimentando em torno de um nome da oposição, que representaria as minorias da casa na presidência. O nome mais cotado é do atual presidente do legislativo Gilberto Degar (PMDB). Gilberto tem a vantagem de ser o candidato mais velho em caso de um empate de votos, e por isso, assumiria a presidência. E agora, as minorias (PDT, PT, PMDB, PSDB) estão unidas em torno do nome do PMDBista ou algum dos vereadores destes partidos poderá votar com o PP a favor de Arion Braga???
A eleição para escolha do presidente ocorre no dia 01 de Janeiro. Normalmente ocorre uma reunião preparatória, este ano será dia 22 de Dezembro às 10hmin na Câmara. Nesta reunião também são escolhidas as comissões e pela primeira vez na história será criada uma comissão de Ética. Como João Durão (PDT) foi o mais votado da última eleição ele assume no primeiro dia como presidente, da posse aos novos vereadores e realiza a eleição para escolha do novo presidente para 2009. O voto é aberto e nominal e chamada é em ordem alfabética. Como tudo já deve ficar decidido dia 22-12, João Durão deve apenas perguntar se será mantida a escolha. O Escolhido na mesma solenidade dará posse ao prefeito reeleito Cássio Motta (PP).


AS NEGOCIAÇÕES
Informações extra-oficiais dão conta de que um membro do PDT e outro do PMDB estão articulando as negociações para a eleição e Gilberto Degar (PMDB). Já quanto ao vereador Arion Braga (PP) ele mesmo tomou a frente das negociações, já tendo falando inclusive com o vereador eleito do PT, Gérson Nunes. Parece que recebeu um não! Aliás, teria sido o único a procurar o PTista, mostrando um desencontro na articulação entre o PDT e o PMDB. É um jogo de Xadrez. Vamos aguardar para ver.

Deixe sua opinião sobre esta matéria

2 comentários:

Anônimo disse...

pode ser que o próximo se lembre que o povo esta desesperado, e apresente alguma coisa concreta para segurança em Canguçu.

Anônimo disse...

Se o vereador do PP for o escolhido e formarem uma comissão de ética na Câmara, ele vai ser o primeiro a cair nela.