PASTELARIA PAZ

NOVANET

Associação Euducacional e Cultural Canguçuense

Associação Euducacional e Cultural Canguçuense

Vida Plena

Gordices da KÁ

28 dezembro 2008

Cássio e Mariza fazem balanço da Administração 2004-2008

O prefeito Cássio Motta e a vice-prefeita Mariza Eslabão estiveram no programa "Espaço Aberto" da rádio Cultura AM, com apresentação do repórter Carlos Pinheiro. Durante mais de uma hora eles fizeram um balanço da administração municipal nos últimos quatro anos e fizeram à projeção do próximo mandato que começa no dia 01 de Janeiro com a posse às 17h30min na Casa da Cultura Marlene Barbosa Coelho. Durante toda entrevista, tanto o prefeito quanto a vice, relembraram quase que constantemente, o fato da ampla votação obtida na última eleição, com percentual de quase 52% de aprovação popular. O Blog Canguçu em Foco faz uma síntese das principais informações e repassa a você.

Ano Eleitoral:
O Prefeito começou fazendo um relato de um "ano diferente" com coisas que não são possíveis de ser feitas em período eleitoral por alguém que busca a reeleição, mas, mesmo assim destacou obras como o Ginásio do Herval - 2º distrito, reformas em escolas, término de pavimentação em alguns trechos da zona urbana, programa "Caminho na Escola", habitações com mais de 400 casas. O ano foi definido como um ano muito importante.
A vice-prefeita lembrou a participação da municipalidade junto ao hospital local, na construção da adutora, e de várias realizações que tiveram a "mão" da prefeitura. Ela também relembrou uma das bandeiras de campanha, o melhor IDEB da região e um dos menores índices de mortalidade infantil com 7,2%.

Saúde Pública
Passado o período político o prefeito Cássio disse já pensar nas ações futuras para a saúde em nossa cidade. Segundo ele já foi realizada uma reunião com os administradores do Hospital para um plano de ação no próximo ano. Os problemas em relação ao mau atendimento no Postão por parte de alguns médicos, os casos são avaliados individualmente e quando necessário haverá trocas de profissionais. O prefeito disse que pretende ter mais agentes de saúde, PSF, a criação da UTI pediátrica e a instalação de hemodiálise que segundo Cássio estaria muito difícil. Ele destacou as parcerias com o Rotary, com o Hospital, laboratórios, entre outros.
"Canguçu é destaque na área de saúde e vai continuar sendo" - disse.
Uma questão levantada foi em relação ao combate às drogas, já que o número de dependentes químicos em nossa cidade cresce assustadoramente. O Prefeito disse que a rede pública está preocupada com isso e destacou a inauguração do CAPS AD - para alcoólicos e drogados - para 2009. Foi destacada a importância da prevenção realizada nas 34 escolas municipais, mas, que é necessário uma maior fiscalização também ao combate ao trafico, isto já com os responsáveis pela segurança pública.
Outro problema abordado dentro do tema, foi à proliferação de bares que na verdade funcionam como boates em plena luz do dia. Ultimamente um grande número de locais como este funciona, inclusive, em zonas centrais. Para o prefeito realmente é um fato preocupante e ele prega uma ação conjunta entre secretaria de saúde, de fazenda, juizado, Ministério Público, delegacia de polícia e Brigada Militar para averiguar se os estabelecimentos estão de acordo com a lei. Alguns já foram interditados, e segundo ele outras tantas ações assim serão feitas.

Concurso Público
A vice-prefeita disse que a cada dias de governo um servidor novo foi nomeado nas mais diversas áreas. Logo após a eleição foi chamado mais um grupo para assumir seus cargos. Ela disse que o que houve foi por parte do Ministério Público foi uma questão em relação a alguns cargos e dois foram liberados. Os cargos de Secretário de Escola, Atendente de Escola e Serviços Gerais estão suspensos na Justiça questionando a realização da prova prática. Por isso a municipalidade aguarda o desfecho antes da nomeação. Ela revelou que possivelmente seja feito um concurso para suprir cargos na área da Saúde. O edital está previsto para Fevereiro.

Infra-Estrutura para Casas Populares
Um morador de uma das novas habitações da prefeitura reclamou da falta de luz e água nas residências. Para Cássio "as casas andaram mais rápido que os projetos elétricos e hidráulicos". Mas as instalações já começaram com os postes de luz que estão sendo colocados. A demora se dá nas aprovações dos projetos. O prefeito destacou que não aconteceu a liberação, mas, devido à necessidade das famílias foi liberada a entrada dos moradores.

Emendas
Cássio Motta falou sobre as emendas parlamentares que beneficiaram Canguçu, com destaque para as citadas pelo Deputado Pedro Pereira (PSDB) obtidas junto ao deputado federal Cláudio Diaz (PSDB). Ele disse que o dinheiro sempre foi tratado com seriedade e que os projetos sempre foram feitos para assegurar os recursos, e que em nenhuma destas emendas vem destinada à determinada comunidade ou setor, como por exemplo, Rin. dos Maias ou Cox. dos Campos, que seriam as beneficiadas pelas emendas do dep. Diaz. Cássio explicou que os convênios assinados com a Caixa Econômica Federal (CEF) são demorados, e que a prefeitura sempre entra com uma contrapartida. Atualmente estão previstas 5 novas patrulhas agrícolas, somadas as outras, serão 29 para atender aproximadamente 100 associações. Por este motivo, além do auto custo para manter as patrulhas com peças e manutenção, as mesmas devem ser gerenciadas pelo município e não pelas comunidades.

Abono Família
O prefeito disse que irá cumprir os pagamentos religiosamente, principalmente os firmados até o final do ano de 2008. A vice-prefeita destacou que quase a totalidade já foi paga. Até o momento foram pagos quase R$ 3 milhões.

Secretariado
Segundo a dupla na próxima sexta-feira (02) já estará completa a formação do secretariado. Cássio salientou que agora o governo tem uma nova composição com os partidos aliados (PTB, DEM, PRB e PPS).

O encontro encerrou com os administradores desejando votos de um ano de 2009 cheio de alegrias ao povo Canguçuense. Isso passa grande parte, pela administração dos mesmos, por isso, torcemos que seja uma gestão tranqüila e de encontro às necessidades do povo Canguçuense, pois, o mais difícil não foi à reeleição, e sim, será a manutenção desta confiança depositada pela população, que espera, e muito, deles. E nós do Canguçu em Foco temos certeza de que o bom trabalho será mantido, e, em muitos pontos, melhorado. Assim rogamos!

12 comentários:

Anônimo disse...

E DO FUNCIONALISMO, QUE HÁ TEMPOS A ADMINISTRAÇÃO VEM JUDIANDO, NÃO FOI DITO NADA? PRA SE REDIMIR DOS 65% DE REAJUSTE NO PRÓPRIO SALÁRIO, OU VAI TER QUE DAR ÍNDICE PARECIDO, OU VAI FICAR FEIA A COISA...

Anônimo disse...

Ué, do que vocês funcionalismo estão reclamando. votaram em massa no Cassio.

Anônimo disse...

JUSTIÇA!!!
Amigo aí de cima..., informe-se melhor! O reajuste de 65% não atingiu os vencimentos de prefeito e vice, que ficaram abaixo do índice dado ao funcionalismo nestes quatro anos.
Antes de escrever bobagem, informe-se melhor...
E outra, deixa deste negócio de não se identificar, tira esta máscara de "anônimo", vc só passa escrevendo bobagem para este blog.
Se necessário, assino embaixo, não preciso me esconder para dizer o que penso.

Jornalista Augusto Pinz - MTB/RS 16.152 disse...

Anônimo 3..
Em primeiro lugar vc disse que assinaria e não fez.
Segundo, o aumento irá beneficiar o prefeito, vice, secretarios e vereadores a partir de 2009 SIM. O salário do Prefeito será 9 mil reais.
Vereadores,secretarios e vice quase 4 mil.

Anônimo disse...

E TEM MAIS: O COMENTÁRIO DO ANÔNIMO QUE PEDE JUSTIÇA INSINUA QUE O REAJUSTE DO FUNCIONALISMO NESSES 4 ANOS FOI MUITO BOM... ISSO É UMA MENTIRA, MAS CLARO, ELE COM CERTEZA DEVE SER UM CC OU FG. OS FUNCIONÁRIOS ESTÃO ABAIXO INCLUSIVE DOS ÍNDICES DE REAJUSTE DO SALÁRIO MÍNIMO. O PREFEITO DEVERIA TER A DECÊNCIA DE CONCEDER UM REAJUSTE QUE RECUPERASSE ESSA PERDA QUE GIRA EM TORNO DOS 24%. SÓ ASSIM, NÃO TEREMOS FUNCIONÁRIOS RECEBENDO ABAIXO DO MÍNIMO NACIONAL. E ISSO SERIA SÓ UMA REMEDIAÇÃO, AINDA FICARIA LONGE DO QUE SE PODE CHAMAR DE JUSTO.

Anônimo disse...

com certeza votaram no cássio aqueles que dependem de FAVOR para estar trabalhando na prefeitura. Os concursados, na sua grande maioria nem mesmo vota em Canguçu e muitos, na primeira oportunidade, abandonam o barco, visto a vergonha de como o funcionalismo é tratado aqui. Mas isso é uma história que tem hora pra acabar. A política da coação e do terrorismo e da desvalorização será punida e custará caro!

Anônimo disse...

que pouca vergonha!

Anônimo disse...

Acho que não foi só o funcionalisamo que votou no Cássio. Até porque não tem 18.000 funcionários públicos. Votou no Cássio sim, as pessoas que aprovaram o mandato que fez. E quanto ao aumento que foi dado aos vereadores, prefeito, vice e secretários. esse não atingiu os pequenmos que tem cargos de FGs e CCs. Acredito que os funcionários estão bem abaixo do mínimo nacional sim, e é só olhar os contra cheques dos funcionários. E o pior. Se o funcionalismo tiver aumento, a cúpula terá aumento junto, e quanto aos vereadores que falam tanto em oposição, quando foi para votar o aumento pra eles próprios, votaram bem quetinhos, a matéria entrou na casa e foi votada no mesmo dia, sem baixar para as comissões, agora falam tanto do João Durão que foi a favor do governo. E que virou de lado. Mas a cambada que saiu e os que se reelegeram, votaram olhando para o seu próprio umbigo. Cada um só olha para sí, o resto a grande minoria que se rale, é assim que pensam. E não vai mudar, que é o pior. Mas vamos ter fé, daqui a algum tempo teremos eleições novamente, e que nós não cometamos os mesmos erros, que a muitos anos estamos cometendo. De eleger essa turminha.....

Anônimo disse...

eu acho que a prefeitura não é do cássio e da marisa é do povo, então são empregados do referido,após as eleições ele não é só prefeito de quem votou nele, é de toda a população.

Anônimo disse...

Ué, o funcionalismo teve o aumento que merece ou fez jus nas urnas.Pelegada....

Anônimo disse...

Gostaria que quem posta estes comentários e que diz que o funcionalismo nao ganha o que merece saisse a procura de um emprego como o meu que trabalho da manhã a noite , feriados e por ai vai sem esta de feriado, ELES? céu escuro nem pensar em sair na rua, quem ganha menos deve ganhar mais de 500, sai e procura um serviço, se achar se de por satisfeito, pode ser que com a vinda da cosulate alguém venha a ter o seu serviço ( a sua dignidade ) em poder estar trabalhando.

Anônimo disse...

o problema de funcionário público são os contratados e cargos politicos.