PASTELARIA PAZ

NOVANET

Associação Euducacional e Cultural Canguçuense

Associação Euducacional e Cultural Canguçuense

Vida Plena

Gordices da KÁ

22 novembro 2008

Músico reclama da falta de incentivo

O Blog Canguçu em Foco recebeu m email, emocionado, de um músico de nossa cidade. Segundo o email, todos os finais de ano ele e outros músicos Canguçuenses são procurados pela municipalidade para apresentações natalinas. Até ai tudo bem, o problema que ano após ano, eles se apresentam gratuitamente, e durante o ano não são chamados para nenhuma apresentação e quando a Prefeitura contrata alguém para eventos é gente de fora da cidade.
Segundo informações extra-oficiais já estaria disponível uma boa quantia de dinheiro para o Natal Serra do Sul, e alguns artístas disseram que sem alguma ajuda de custo não irão se apresentar. Leia o email a seguir:


"Eai MrPinz blza?
Gostaria de mostrar aos Canguçuenses minha indignação qto á administração municipal vem chegando o final de ano, Natal e para variar os músicos de Canguçu devem se dirigir gratuitamente aos festejos natalinos para a Prefeitura fazer bonito, e vem bandas de fora não ás desvalorizando claro ,mas como elas merecem ,muito mais os talentos de Canguçu ,que não são poucos, não me admiro que muitos foram embora e estão sendo valorizados em outras cidades por que aqui para sinceramente ... e não só a música mas o basquete, teatro, outras atividades aqui em Canguçu é só futebol isso é muito triste... "

A Resposta para o pronunciamento do músico Canguçuense veio pelos comentários, do próprio secretário de Cultura e Esporte Andrio Aguiar:

"Ola Augusto, como vc abre espaço vou deixar algumas colocações do anonimo musico que pediu socorro por falta de incentivo. Em primeiro é uma pena nao ter indentificação e outra estou escrevendo em forma de reelembrar algumas coisas, este anonimo ja procurou a Secretaria de Cultura e Esporte, já esta cadastrado como musico em nossos programas de apoio e divulgação, já participou dos Festivaisd realizados, conhece os eventos realizados.. Apenas Um Exemplo conhecem os "Anjos Negros". outra todo o musico que quer se apresentar somente sendo pago é uma opção de cada um, apenas fizemos varios convites fica acargo de cada um querer ou não participar. Em relação valorizar os daqui sempre procuramos sim. Derrepente esta pessoa não mora em Canguçu e gosta apenas de criticar e não move uma palha para ajudar e outra este musico ja é cadastrado na ordem dos musicos? podemos tambem ajudar a encaminhar seus documentos. a expressão artistica é muito grande em nosso municipio e temos muitos talentos, pena que tem alguns que não acreditam e não querem ver. vamos agora falar no basquete, sabia que canguçu foi a fase regional o ano passado do JRGS, este ano não teve, sabia que um grupo treinava até pouco tempo no ginasio em horarios variados devido a alguns estudarem. tambem tem um amigo do esporte que todas as sextas feiras a tarde trabalha voluntariamente com crianças que gostam de basquete la no ginasio vc sabia?...E os torneios escolares com diversas modalidades esportivas até atletismo. é ....Este anonimo disse que é muito triste ver só futebol... EU DIGO ENTÃO VAMOS RAPAZ(a), LEVATE A CABEÇA ACREDITE NOS POTENCIAIS QUE TODOS NOS TEMOS, LEVANTA A TUA AUTO ESTIMA, QUE ASSIM PODEREMOS CRESCER TODOS JUNTOS E NÃO INDIVIDUALMENTE. Estou a disposição para qualquer assunto referentes a Cultura e Esporte que desejares, atendo sempre a todos que querem bater um papo legal mas sem demagogias.. Um abraço --- Andrio Aguiar.."

Após as manifestações recebi email do amigo Jeferson da Banda Canguçuense Antídotto Base, revelando sua opinião sobre o assunto. Veja o email:

"Caro Augusto gostaria de expressar minha opinião sobre a discussão levantada por esse músico anônimo sobre a falta de incentivo financeiro para as apresentações de artistas locais. Sou músico há 10 anos sempre à frente da Antídotto Base e de outras bandas e nós sempre nos colocamos a disposição pra tocar para a comunidade pois vimos a necessidade de levar boa música e também porque tocamos por amor a música por amor a Canguçu, neste ano só participamos do FECANPOP porque foi o único evento relacionado a música da qual tomamos conhecimento e que só é possível participar se você estiver disposto a isso, pelas palavras do Secretário há mais eventos, mas sinceramente não ficamos sabendo deles não, já fomos sondados por alguns menbros da organização do Natal Serra do Sul e estamos na expectativa da confirmação de um mais um show da banda em Canguçu e que faremos como muito gosto...Na minha humilde opinião o que falta na verdade é incentivo artistico na música e não financeiro, pra isso precisamos ter espaços nas casas de evento que a cidade possui e que aí sim preferem trazer atrações pagas de outras cidades do que apostar nos talentos da terra. Acho que o problema não é só do Administrativo Municipal mas de um contexto geral em que lidamos com a falta de espaço e da nossa parte "Antídotto Base" não é falta de procura por um espaço, pois há pouco (antes das eleições) mandamos um oficio à Secretária de Cultura endereçado ao Secretário e assinado pela secretária do Secretário que o recebeu, solicitando o Cine Teatro para um Concerto Beneficente e até o momento não tivemos resposta. Discordo plenamente que há falta de procura, se nós dessem carta branca para organizar um Concerto teríamos inúmeras atrações que da mesma forma precisam de espaço assim como nós.Um Abraço a Todos!

Jeferson Soares - Antídotto Base"

"Olá Mr Pinz!Achei muito ruim o comentário do secretário Andrio sobre as palavras do tal músico anônimo, o que tem a ver a Ordem dos Músicos?? é preciso pra se apresentar e ter incentivo?? em que programas é necessário se cadastrar pra ser valorizado?? Há falta de incentivo sim na questão musical! Ele fala também dos Anjos Negros grupo da qual tenho todo o respeito, mas é só eles que existem no municipio?? e os outros talentos?? toco meu violão e componho em casa porque não tenho lugar pra tocar aqui em Canguçu, há um teatro fechado nos fins de semana e eu pergunto o porque de não podermos utiliza-lo para organizar shows como citou o vocalista da Antídotto Base, pelo que eu sei o teatro é nosso porque foi erguido com o dinheiro público, vamos ver se com esses comentários a coisa muda por aqui.

Marcos Dante"

Atualizado 08h13min - 24/11/08

13 comentários:

Anônimo disse...

Como diz o ditado: "tem gente que adora fazer cortesia com o chapéu dos outros"... Sempre que a questão não trata de benefício próprio ou auto-promoção, a desculpa é a falta de recursos, as limitações impostas pela lei de responsabilidade fiscal...

Anônimo disse...

Ola Augusto, como vc abre espaço vou deixar algumas colocações do anonimo musico que pediu socorro por falta de incentivo. Em primeiro é uma pena nao ter indentificação e outra estou escrevendo em forma de reelembrar algumas coisas, este anonimo ja procurou a Secretaria de Cultura e Esporte, já esta cadastrado como musico em nossos programas de apoio e divulgação, já participou dos Festivaisd realizados, conhece os eventos realizados.. Apenas Um Exemplo conhecem os "Anjos Negros". outra todo o musico que quer se apresentar somente sendo pago é uma opção de cada um, apenas fizemos varios convites fica acargo de cada um querer ou não participar. Em relação valorizar os daqui sempre procuramos sim. Derrepente esta pessoa não mora em Canguçu e gosta apenas de criticar e não move uma palha para ajudar e outra este musico ja é cadastrado na ordem dos musicos? podemos tambem ajudar a encaminhar seus documentos. a expressão artistica é muito grande em nosso municipio e temos muitos talentos, pena que tem alguns que não acreditam e não querem ver. vamos agora falar no basquete, sabia que canguçu foi a fase regional o ano passado do JRGS, este ano não teve, sabia que um grupo treinava até pouco tempo no ginasio em horarios variados devido a alguns estudarem. tambem tem um amigo do esporte que todas as sextas feiras a tarde trabalha voluntariamente com crianças que gostam de basquete la no ginasio vc sabia?...E os torneios escolares com diversas modalidades esportivas até atletismo. é ....Este anonimo disse que é muito triste ver só futebol... EU DIGO ENTÃO VAMOS RAPAZ(a), LEVATE A CABEÇA ACREDITE NOS POTENCIAIS QUE TODOS NOS TEMOS, LEVANTA A TUA AUTO ESTIMA, QUE ASSIM PODEREMOS CRESCER TODOS JUNTOS E NÃO INDIVIDUALMENTE. Estou a disposição para qualquer assunto referentes a Cultura e Esporte que desejares, atendo sempre a todos que querem bater um papo legal mas sem demagogias.. Um abraço --- Andrio Aguiar..

Anônimo disse...

"sem demagogias"? Quer coisa mais demagoga que essa explanação?

Jornalista Augusto Pinz - MTB/RS 16.152 disse...

Bom em um ponto tenho que concordar o Andrio é sempre solicito quando peço informações, aliás é o único da Administraçao que responde alguma coisa. Isso seria para assessoria de imprensa, mas ele mesmo sempre se manifesta, apesar de nao ter me mandado ainda como te pedi no msn as fotos das apresentações do Dia da Consciência negra..rsrs..tb não da pra fazer tudo né secretário?
Fica ai o recado do Andrio para a pessoa do Email, é só ir lá pra conversar. Tudo bem quando termina bem...agora..quanto ao incetivo financeiro seria interessante..merecido um cachê não?

Anônimo disse...

Aliás, é uma vergonha um secretário apresentar um texto tão mal escrito...

Anônimo disse...

Eu acho até que as bandas e músicos de Canguçu vão muito bem obrigda, tocando se virando, gravando cds e dvds, com apoio dos patrocinadores, mas não vejo a prefeitura incentivar, patrocinar, mas acho que a municipalidade poderia criar eventos que nem o Natal Serra do Sul, eventos na Páscoa, Semana Farroupilha e renumera -los pois se tocam em bailes etc por que tem q tocar de graça para uma máquina que nem a prefeitura? Não que custe, não custa nada, tanto que todos, tenho certeza que vivem tocando em eventos como festival do guaraná , em benefício do hospital ,para o lar de idosos, na expofeira como vi os Anjos da Noite no olho do Sol se apresentando, me emociona isso.. etc etc., e com o maior prazer como diz o Jéfersom ... a gente vai sempre, mas uma prefeitura não ter recurso...

Vanusa Leal

Anônimo disse...

ME DESCULPEM , MAS VOU TER QUE DEFENDER TAMBEM ALGUNS ITENS AQUI: No comentario anterior a pergunta fica alguem é precionado para se apresentar? Nunca tiveram cache , mesmo? e os domingos culturais porque sera que pararam? pelo que sei muitos nao querem se apresentar. Eu ouvi em uma entrevista sobre a Lei de Incentivo alguem já procurou? pelo que sei a escola de samba ja foi beneficiada. (((( Em relação ao caro Jeferson Soares, vc ja viu quais as condiçoes para usar o teatro? vc ja tocou mesmo, a onde? oque vc mesmo faz pela musica... me diz vc participa de alguma oficina ou atividade da prefeitura? me parece que vi sua pessoa em aulas com a prof. Cristine no teatro. isto não é incentivar? Ta certo eu escuto rádio de mais e vejo demais,,, é que não moro em Canguçu. muito obrigado... M.M.

Anônimo disse...

Meu caro M.M quem me conhece sabe do meu trabalho na música e a frente da Antídotto Base o meu papel eu faço, ele pode ser pequeno mas eu faço, se quizer ver as minhas apresentações pegue os DVD's do Fecanpop, Fecican, Semana da Alimentação e outros... (todos sem ajuda financeira) e se não achar eu tenho todos e empresto pra você, eu participo sim das oficinas com a professora Cristina esse é o nome dela, o incentivo da qual eu busco junto com os outros é o de poder se apresentar coisa que não temos, eu sei sim das condições para usar o Cine Teatro, mas pra isso precisamos da palavra da Secretária que cuida do mesmo, só acho lamentável que as pessoas aproveitem essa discussão pra partir para o lado pessoal, eu falo e não me escondo atrás de pseudônimos! Acho que ao invês de fazer isso você poderia nos ajudar a melhorar e fazer algo pelo músico Canguçuense para que não aja mais discussões como estas e com toda certeza você tem as condições pra isso...
Abraços a Todos!
Jeferson Soares

Anônimo disse...

Olá a todos. Como um músico canguçuense, gostaria de dizer que toco na Antídotto Base há quase 5 anos e até hoje foram raras as oportunidades de mostrar a cara em Canguçu. Acho que isso é uma espécie de preconceito com músicos de Canguçu, sendo que sei que existem vários talentos que nunca saíram da "garagem". Dinheiro é bom, mas não é de maior importância. Aliás, nunca recebemos nenhum cachê da prefeitura, ou seja, tocamos sempre por amor ao nosso som e a nossa cidade, como disse o Jeff. A falta de incentivo existe sim e não podem negar isso. Esse ano só tocamos no FECANPOP e, como todos sabem, é o único festival relacionado a música nesse município. A sensação que se tem é a de que pegam todo seu esforço de longas horas de ensaios e gravações e jogam pela privada.
E quanto ao Sr. M.M., te digo que também não moro em Canguçu, porém não sou cego como tu, que parece que não conhece mesmo o Jeferson. Então não fale bobagens sobre essa pessoa que é uma das que mais fez e faz pela música de Canguçu.
Olha, só queria deixar um aviso a todos que são músicos ou que tem a pretenção de fazer música algum dia em NOSSO município: NUNCA DESISTAM E NUNCA OS DEIXEM ESMORECER! Um forte abraço!

Leonardo Vitienzo

Anônimo disse...

Sou tb músico e resido em Canguçu. Não se desconhece que o Secretário Andrio tem sido solícito no atendimento às questões que lhe são postas, mas as coisas não são bem como ele afirma. De fato, se é verdade que o Cineteatro pode ser cedido aos munícipes, isso deveria ser divulgado. Lógico que devem haver critérios e seriedade na forma dessa cessão, mas é inconcebível que um espaço em que se investiu tanto e que tenha tamanha estrutura fique fechado aos fins de semana, ao invés de ser utilizado para fins culturais e, até mesmo, beneficentes.
Quanto ao Jeferson Soares, tenho conhecimento de que tem se empenhado para obter espaço para bandas de rock na cidade, a fim de quebrar a hegemonia dos grupos tradicionalistas. Ainda assim, foi através de seu próprio esforço que obteve patrocínio e apoiadores para realizar o I Festival de Rock de Canguçu, no ano de 2007, sem qualquer auxílio da municipalidade e, ainda, com finalidade beneficente, pois o ingresso ao concerto era mediante a doação de alimentos, que foram repassados a entidades carentes. O festival também possuía o slogan "o Rock como instrumento de cidadania"! Não fosse isso, somente as participações no festival da canção e no evento de natal para conseguir mostrar seu trabalho. Acredito que não se trata de estrelismo receber cachê, mas sim uma mera contraprestação pela dedicação empregada nas composições e ensaios, além de valorização do talento local, que não merece ser tratado como se o Município estivesse fazendo um favor para os grupos. Portanto, fica aqui a súplica ao Poder Público para que promova a abertura do espaço que deve ser o antro da cultura desta Cidade, franqueando sua utilização de forma democrática e com a freqüência que o Município merece.
Força Sempre!
Fernando

Anônimo disse...

Olá Galera!
Gostaria de iniciar meu comentário dizendo que tenho o maior carinho e respeito pelo senhor secretário, que conheço desde que cheguei nesta cidade, faço questão de ressaltar isso, para evitar que tal comentário seja levado para o lado pessoal, até por não faltar gente pra distorcer o que é dito.
Bem, mas realmente acho que falta incentivo, em várias áreas, sou mãe do baterista e do guitarrista e vocalista da única banda de crianças em Canguçu, sem contar que somos a única “Família de Mágicos” do Brasil, meus filhos representaram o nosso país em um recente festival de Mágicas em Montevideo Uruguai, logo depois participamos de outro em Porto Alegre, onde nos apresentamos do inicio ao fim de um programa da TV RECORD.
Aí me perguntam: Qual o motivo de não haver apresentações em Canguçu? Acho que não é interessante, pois meu marido tem um histórico com mais de quatorze anos organizando Festivais de Mágica, meus filhos já são atrações convidadas para três festivais para o ano seguinte, a Banda que eles fazem parte estão tocando praticamente todos os fins de semana em festas de amigos ( onde não se cobra nada).
Meus filhos se apresentaram em uma atividade na UCPEL, na semana seguinte meu marido foi procurado por pessoas do município para que as crianças participassem de uma atividade, da qual não participaram em função dos estudos.
Mas...os de fora têm que valorizar? Para que depois haja interesse... fica difícil...

Eu como MÃE... meus filhos são recebidos com “tapete vermelho” as despesas por conta do evento das cidades que os convidam, são admirados por profissionais de vários países, não vejo razão para sair oferecendo o trabalho deles ou até mesmo o nosso!
E não estou falando de ajuda financeira, falo de interesse na pessoa dos que se dispõe a fazer qualquer tipo de arte.
Acho que falta é o “correr atrás”... Pois o Festival do Rock, do qual eu participei da organização, só saiu por ter particulares envolvidos, e deu um baita prejuízo, e quem segurou as pontas foi a Antídoto...
Muito mais que grana, a galera precisa é de espaço adequado, e quando possível uma ajuda de custo, por quê não? Afinal faz bem, e todos sabem o quanto é caro tudo relacionado à música.

Grande abraço a todos!
Salete

Anônimo disse...

Olha só parece que o debate esquentou por aqui e os reclamantes aumentaram, não entendi o porque da tentativa de agredir o Jeferson, o cara falou mais uma verdade e também o pessoal da banda pois eles são conhecidos até na região, além disso pelo comentários do pessoal da banda eles tocam por amor ao que fazem e não por dinheiro, ainda bem que eles se manifestaram mostrando que é bem o contrário do que disse o Sr M.M que parece ter sentido a pressão na cabeça e falou bobagem parecendo conhecer bem o poder público que está sendo questionado, as pessoas postam as coisas e se mostram alienadas ao que realmente acontece, e o pior de tudo que até agora ninguém se manifestou dizendo que vai fazer alguma coisa pelos músicos, só aqui tem um músico anônimo, Vanusa Leal que a há pouco gravou Cd com o Vitor Mulling e o pessoal da Antídoto, só eles já podem fazer um show nesse fim de semana, eu vou e posso dar uma palhinha com meu violão...

Marcos

Jornalista Augusto Pinz - MTB/RS 16.152 disse...

Obrigado pela participação de Vocês, isso mostra que realmente estamos precisando sim de mais incentivo. Quem sabe parceriais público-privadas, afinal da desconto no imposto. Se cada firma da cidade contribuisse com um cache, com a contratação de um artísta ou até promovesse um evento as coisas estariam melhores.
Fica o alerta de que nem tudo está perfeito como se prega. Quanto ao Jeferson, a Vanusa, o Marcos e outros que comentaram e estão colocando "a cara a tapa" merecem de imediato toda nossa admiração.
Falei ontem com o Andrio que disse estar resolvendo as questões aqui apresentadas, irá se reunir com os músicos e com certeza teremos avançõs.