PASTELARIA PAZ

NOVANET

Associação Euducacional e Cultural Canguçuense

Associação Euducacional e Cultural Canguçuense

Vida Plena

Gordices da KÁ

14 novembro 2008

Mobilização por Segurança movimenta Canguçu

O Povo de Canguçu mostrou toda sua força e união na tarde desta sexta-feira (14). A Passeata para buscar mais segurança para nosso município mobilizou toda comunidade. Estudantes, aposentados, comerciantes, comerciários, funcionários públicos, moradores do interior, enfim, toda população Canguçuense se mobilizou e formou, sem medo de errar, a maior movimentação em busca de seus direitos da história desta cidade. Milhares de pessoas se juntaram a mobilização. Um número ainda não revelado de pessoas tomou o calçadão da Rua General Osório e as dependências da Câmara de Vereadores que colocou um monitor retransmitindo as imagens da Audiência Pública para as pessoas que não conseguiram entrar no plenário.
Com presença dos vereadores, representantes da Brigada Militar, deputados Estaduais e representantes de deputados Federais a audiência contou com momentos marcantes. Entre eles, o discurso do vereador Arion Braga que cobrou mais uma vez participação do Governo do Estado na segurança. O Deputado estadual Pedro Pereira (PSDB) demonstrou insatisfação com a demora nos resultados apresentados pelo governo, mas disse que não deixa de cobrar um dia se quer do Estado sua parte, mas acha que deve haver mais participação do município na segurança. Ele recebeu várias críticas dos vereadores Alex Silva (PP) e Arion Braga (PP). Sobre as críticas ele disse que "se fosse cagão não vinha para a audiência".
" - Se tem alguém do governo do estado aqui foi porque eu consegui. Já consegui viaturas, homens para Brigada estou trabalhando. O PP é parceiro do governo e eles so sabem criticar. auqi eles brigam mas la em cima são parceiros do Governo do Estado. É pura demagogia destes vereadores" - disse Pereira.
O Coronel Odiomar Teixeira de a Brigada Militar fez um discurso breve relatando as dificuldades da corporação em todo estado e se comprometendo em dar mais atenção ao policiamento local.
Várias faixas com pedidos de mais Segurança estavam na sacada da Câmara e com populares que lembravam o fato ocorrido com Rafael Becker. Seus amigos, colegas e parentes trajavam camisetas com foto sua atuando como goleiro do E.C. Pelotas e com a palavra “Justiça” escrita nas costas.
O Comércio local fechou as portas em solidariedade a mobilização.
Veja a seguir algumas fotos da manifestação:

































8 comentários:

Anônimo disse...

Boa Augusto Pinz!
Isso mostra que temos cidadania!
Gostaria que se fosse possivel, postar videos do manifesto.
Grato

Anônimo disse...

A mobilização foi muito boa!
Pena que os vereadores aproveitaram para fazer um joguinho de cena com os ataques ao membros do executivo estadual e ao deputado, presentes a dita seção de audiência pública, pois esqueceram que em POrto Alegre, o secretário de assuntos institucionais é do partido delles, então se a falta de segurança é culpa do governo estadual, e eu tenho certeza que é, então´também é culpa delles, pois fazem parte do mesmo governo.

Daniel Campos

Anônimo disse...

Esse manifesto foi otimo,demonstrou a população revoltada com a segurança de nossa cidade.
concordo com o que dizia em uma das faixas " quem é pago para nos cuidar hoje tenta nos matar".

Géder Luís Goulart Barbosa disse...

Queria registrar aqui o meu contentamento pelo sucesso da Manifestação....Demos uma aula de Cidadania e, tenho certeza, depois do que viram hoje, as autoridades vão olhar com outros olhos para "Canguçu"...Unidos somos fortes....A Semente foi jogada ao Vento....esperamos colher os frutos em breve !

Jornalista Augusto Pinz - MTB/RS 16.152 disse...

Isso ai meus amigos, foi algo nunca visto antes em Canguçu tamanha mobilização popular em torno da busca de seus direitos, neste caso a segurança. Foi emocionante.
Concordo com o Daniel, beira a imoralidade o discurso populista dos vereadores do PP e de outros partidos que apoiam o governo e vem queimar ele aqui, também é responsabilidade deles se esta assim.
Mas agora, é rezar para que nosso apelo seja ouvido.

Unknown disse...

Sou mais uma que concordo com Daniel, eu fiquei perplexa com que vi, acho que um vereadore do PP usou um fato triste que aconteceu em nosso município para colocar seu nome em evidência.Isso foi a única coisa que ficou clara na Audiência Pública.

Katia Hoffmann

Anônimo disse...

acho que a idéia foi boa, mais de concreto não tem nada, só nos enrolaram, vieram aqui e solução que era para ontem não aconteceu, eles vão continuar da mesma forma não olhando para canguçu, já estam assaltando de novo e vão continuar, não mudou nada e não vai mudar, vários zé ninguém quiseram se promover em cima desta reunião, mas é a vida, e o povo pagando impostos.

Anônimo disse...

ha realidade é que só ficaram as pessoas com o trauma e ferimentos, pois o poder público esquece logo ali, e a insegurança fica pior a cada dia, infelizmente ta no mesmo ou ainda pior, solucionar não vão mesmo, temos que torcer para que os bandidos não voltem.