PASTELARIA PAZ

NOVANET

Associação Euducacional e Cultural Canguçuense

Associação Euducacional e Cultural Canguçuense

Vida Plena

Gordices da KÁ

12 novembro 2008

Canguçuenses participam das Eleições Americanas

Os Advogados Canguçuenses Augusto Pegoraro e Alexandre Pegoraro estiveram nos Estados Unidos acompanhando todo processo eleitoral americano, que culminou com a eleição do Democrata Barack Obama. Ele foi a convite de uma empresa gaúcha, a qual o escritório dos advogados presta serviço.
Segundo Augusto eles chegaram dia 31 de Outubro e visitaram várias cidades americanas como Washington, Nova Iorque, Miami, entre outras. Nestas cidades tiveram oportunidade de acompanhar o processo eleitoral americano. Chamou muito a atenção do advogado a grande participação popular no pleito, mesmo não sendo obrigatório. Ele também lembrou que lá o voto é manual, não existindo urnas eletrônicas, e que é uma eleição onde se escolhem vários candidatos nos mais diferentes níveis, como um referendo e que não é necessário ser filiado a algum partido para concorrer:
" - Tu vota pra presidente, pra governador, pra chefe de polícia, juiz, promotor, chefe de obras. É uma eleição que se vota praticamente pra tudo. No estado do Texas umas das perguntas era a liberação ou não do uso da maconha para fins medicinais" - disse Augusto.
Segundo Augusto existe uma esperança muito grande no povo americano pelas mudanças que Obama prometeu. Nos jornais que vieram de lembrança, ele destaca o voto dos hispânicos, negros e outras minorias que depositam grande esperança no novo governo. Além dos jornais, vieram adesivos e materiais de campanha do fenômeno Obama na bagagem. Propagandas, aliás, lá todas compradas, diferente do Brasil onde tudo é distribuído gratuitamente.
" - Me chamou atenção lá quando há um comício é uma manifestação com milhares de pessoas. Começa no horário marcado ele fala e vai embora. Quanto à euforia, isso é igual aos Brasileiros. Quase não se vê propaganda nas ruas, aquela coisa ostensiva como aqui" - relatou.
Mas o melhor para o Advogado Augusto Pegoraro, como ele mesmo diz é "o voltar para casa".

Nenhum comentário: